4 dicas para melhorar o seu atendimento em ambulatório

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O médico pode atuar de diferentes formas e em locais distintos: em um hospital, em uma clínica, em um ambulatório, etc. Em cada um desses lugares, as atividades podem variar, bem como as técnicas de trabalho.

O ambulatório é um dos principais ambientes de trabalho de um médico, mas geralmente não se fala muito sobre ele em faculdades.

Caso você deseje cursar Clínica Médica ou prestar atendimento na atenção básica, continue conosco, leia o post até o fim e veja 4 dicas para melhorar seu atendimento em ambulatório médico!

Como funciona o trabalho em ambulatório?

Primeiramente, vamos explicar o que é um ambulatório. Ambulatório é o ambiente de atendimento médico que não precisa, obrigatoriamente, funcionar de acordo com agendamentos. Ele oferece clínicos gerais ou especialistas, e seu espaço se assemelha ao do pronto-socorro, mas não tem a característica de fazer atendimentos de urgência.

O médico atuante em ambulatórios efetua consulta de rotina e de diagnóstico, seja de doenças crônicas ou agudas. Em geral, ele trabalha com casos semelhantes entre os pacientes. Resumindo, o trabalho no ambulatório envolve:

·         atendimento sob demanda;

·         tratamentos e ministração de remédios;

·         encaminhamento para exames.

Quais são os benefícios de trabalhar em ambulatório?

Trabalhar em ambulatório garante alguns benefícios para os profissionais de Medicina. Em primeiro lugar, o ambiente ambulatorial favorece atendimentos mais ágeis, o que facilita o diagnóstico precoce de doenças e o acompanhamento de pacientes com condições crônicas

Esse tipo de atendimento também ajuda, de forma relevante, a melhorar a saúde da população, já que os procedimentos são normalmente menos invasivos e não exigem internação hospitalar. Veja outros benefícios:

Cuidados personalizados

Um dos benefícios de maior destaque é a oportunidade de oferecer cuidados personalizados. A interação direta com os pacientes permite que os médicos desenvolvam uma abordagem direcionada às necessidades individuais de cada pessoa.

Empatia

O trabalho em ambulatórios requer, além de determinadas habilidades clínicas, a empatia do médico. Isso pode ser gratificante para profissionais que buscam um envolvimento mais pessoal no tratamento dos pacientes.

Redução da sobrecarga em hospitais

Outra vantagem significativa é a possibilidade de conduzir consultas de rotina e procedimentos preventivos que ajudam na desospitalização, reduzindo a sobrecarga dos hospitais.

Trabalho em equipe

Médicos que desempenham atividades em ambulatório também usufruem da oportunidade de trabalhar em equipes multidisciplinares. Essa é uma experiência que enriquece o ambiente de trabalho, favorecendo o constante aprendizado.

Menos estresse

Trabalhar em um ambulatório pode envolver menos estresse em comparação com ambientes de emergência ou UTIs. Dessa forma, os médicos e outros profissionais da área de saúde conseguem alcançar um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional, reduzindo os riscos de depressão e síndrome de burnout, entre outros problemas.

Oportunidades de empreendedorismo e inovação

Os conhecimentos e a experiência adquiridos nos ambulatórios podem ser úteis para o profissional que pretende abrir clínicas ou consultórios próprios.

No ambulatório, o médico ainda pode ter acesso a soluções tecnológicas e modelos de negócios inovadores. Ele ainda pode participar de projetos de pesquisa e desenvolvimento de novos tratamentos e protocolos, de forma a atuar com mais intensidade na área científica.

Como realizar o atendimento em ambulatório (dicas valiosas)?

Agora vamos passar algumas dicas valiosas para o médico prestar um bom atendimento em ambulatório. Confira:

Dica 1: Foco na anamnese

O paciente pode passar informações relevantes sobre a doença que o prejudica. Por isso, o médico deve prestar muita atenção no que ele fala durante a consulta no ambulatório.

Essa atenção garante que nenhum detalhe clínico seja deixado de lado, e que o diagnóstico seja mais preciso a partir das informações passadas pelo paciente.

É preciso, contudo, filtrar as informações, já que nem tudo que o paciente fala está associado ao seu problema de saúde. Entre as questões que devem ser propostas pelo médico durante a anamnese, destacamos as seguintes:

·         data e contexto do começo dos sintomas;

·         fatores de melhora e de piora;

·         uso de alguma medicação pelo paciente;

·         se existe algum sintoma, além das queixas principais;

·         hábitos de vida;

·         histórico médico pessoal e familiar.

Dica 2: Faça um atendimento humanizado

O médico deve estabelecer conexão empática com os pacientes, demonstrando compreensão diante das queixas e preocupações apresentadas.

A comunicação médico-paciente deve ser clara e acessível, evitando jargões médicos, pois boa parte dos pacientes não os compreende.

Finalmente, para garantir um atendimento humanizado, o médico deve tratar o paciente com respeito, empatia, dignidade e cortesia.

Dica 3. Busque melhoria contínua

Para que seu atendimento seja sempre de boa qualidade, o médico precisa se manter atualizado sobre os últimos avanços e protocolos na área médica.

Além disso, ele deve investir no aprimoramento de suas habilidades clínicas e comunicativas, e estar sempre aberto a feedbacks e sugestões dos pacientes para identificar oportunidades de melhoria.

E lembre-se que vale a pena participar de programas de educação continuada e treinamentos para melhorar sua prática continuamente.

Dica 4: Esteja preparado para desafios e atendimentos difíceis

O médico também precisa se lembrar de que, no ambulatório, também haverá casos difíceis. Por isso, ele precisa se preparar para os atendimentos complexos que podem aparecer.

Muitos pacientes, aparentemente não emergenciais, podem apresentar doenças graves não diagnosticadas. Em alguns casos, encaminhar para um médico especialista é a melhor opção.

Dissemos “em alguns casos”, porque o médico clínico ou generalista também pode diagnosticar certos problemas, como doenças hereditárias, câncer e outros.

Confira algumas atitudes que poderão ajudar o profissional a enfrentar desafios e situações mais complexas no ambulatório:

·         saiba lidar com pacientes ansiosos, irritados ou com condições clínicas complicadas;

·         mantenha a calma e a paciência mesmo em situações estressantes;

·         tenha protocolos e procedimentos bem definidos para atendimento de emergências;

·         conte com uma equipe de enfermagem capacitada para dar o suporte necessário.

Pronto para aplicar todas as nossas dicas nos seus atendimentos em ambulatório?

E agora, depois de conferir nossas dicas, já se sente pronto para prestar atendimento em ambulatório? Com o tempo, você vai aprendendo melhor, entendendo inclusive como atuar levando em conta as particularidades do local em que presta atendimento.

Analise com cuidado o que realmente deseja fazer, como deseja trabalhar. De qualquer modo, a experiência em ambulatório pode ser frutífera para sua carreira.Conte sempre com a gente: oferecemos cursos de alto nível para os médicos que desejam fazer residência médica nas melhores instituições do país. Além disso, oferecemos também o PSMedway, um curso completo para pronto-socorro que aborda as principais urgências, emergências e atendimentos de baixa complexidade. Que tal dar um pulinho lá na página e conferir?

DjonMachado

Djon Machado

Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina. Siga no Instagram: @djondamedway