Estudar para a residência médica não é uma tarefa fácil, né? Além de todas as obrigações, você ainda precisa encontrar espaço na agenda para se preparar. Apesar de a missão parecer impossível, ela não é — basta saber como otimizar o tempo de estudo.
Pequenas mudanças no cotidiano e a criação de alguns hábitos já fazem a diferença. Assim, surge a chance de ficar pronto para encarar (e vencer!) esse desafio.
Além disso, é preciso vencer os bloqueios mentais que atrapalham seus estudos, como o bloqueio da leitura, da boiada, da firula… Se você não tem ideia do que estou falando, antes de seguir para as dicas de otimização de estudo, sugiro baixar o nosso e-book gratuito Os 15 bloqueios que te impedem de ser aprovado na residência. Assim você fica ciente de todos eles e aprende a combatê-los no seu dia a dia!
Na sequência, veja 5 dicas indispensáveis para otimizar o tempo de estudo.
Tem gente que sabe que não poderá estudar mais que 1 ou 2 horas por dia e, por isso, já se convence de que não será aprovado. Só que temos que lembrá-lo de algo que parece ser uma frase-feita, mas é verdadeira: quantidade não é qualidade.
O tempo bruto estudando pode ser bem diferente do tempo líquido. Ou seja, não adianta poder dedicar 3 horas se apenas 45 minutos foram focados na matéria.
Então, é essencial buscar formas de aumentar o seu tempo efetivamente dedicado aos estudos. É isso que vai fazê-lo chegar ao sucesso — e não, simplesmente, poder dedicar muitas horas ao dia.
Já que estamos falando sobre não perder tempo fora dos estudos, de fato, é indispensável contar um plano de estudos completo. Você deve saber o que e quando estudar, quando revisar e como encaixar isso em seus horários.
Trata-se de algo que vai deixar tudo mais prático. Em vez de ter que se preocupar em selecionar a próxima especialidade ou área, já consegue há como ir direto ao que realmente interessa.
Novamente, caímos na ideia de tempo bruto x tempo líquido de estudo. Ter que montar um programa completo gasta minutos ou horas que poderiam ser usados na sua preparação, certo? É por isso que o melhor é contar com a ajuda certa.
Um bom curso intensivo vai apresentar materiais diversificados e relevantes e um cronograma muito funcional. Assim, é possível focar nas aulas, nas questões resolvidas e na revisão. Essa é a forma ideal de aproveitar o tempo que você tem para aumentar seus conhecimentos.
Conhece aquela história que “o que não pode ser medido, não pode ser melhorado”? É hora de adotar isso na sua preparação. O jeito certo de fazer é definindo e acompanhando métricas de desempenho.
Estabeleça indicadores que demonstrem que está na direção certa, como o número de questões certas que você respondeu ou o volume estudado na semana. Crie objetivos e compare com as métricas. Desse modo, vai saber onde está falhando e o que precisa de um reforço extra.
Você sabia que temos que aprender a estudar, antes mesmo de iniciar a preparação? Já que a ideia é otimizar o tempo de estudo, é essencial conhecer as melhores técnicas e metodologias. Por isso, vale a pena fazer uma mentoria.
Em um programa do tipo, você vai explorar estratégias de aprendizado, como ter auto responsabilidade e quais são os segredos para conquistar a aprovação. Assim, terá mais confiança para aprender e aproveitar ao máximo o período que tem disponível.
Otimizar o tempo de estudo é indispensável para mandar bem na residência médica. Mesmo parecendo difícil, é possível alcançar esse resultado e aumentar as suas chances de aprovação!
Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração. Siga no Instagram: @alexandre.remor