Estudar Medicina, desde a faculdade até a residência é um desafio constante, né? Além de todas as obrigações, você ainda precisa encontrar espaço para se preparar. Apesar de a missão parecer impossível, ela não é — basta saber como otimizar o tempo de estudo.
Pequenas mudanças no cotidiano e a criação de alguns hábitos já fazem a diferença. Assim, surge a chance de ficar pronto para encarar (e vencer!) esse desafio.
Além disso, para você que está se preparando para a residência médica é preciso vencer os bloqueios mentais que atrapalham seus estudos, como o bloqueio da leitura, da boiada, da firula… Se você não tem ideia do que estou falando, antes de seguir para as dicas de otimização de estudo, sugiro baixar o nosso e-book gratuito Os 15 bloqueios que te impedem de ser aprovado na residência. Assim você fica ciente de todos eles e aprende a combatê-los no seu dia a dia!
Na sequência, veja 5 dicas indispensáveis para otimizar o tempo de estudo.
Muitos estudantes acreditam que precisam passar horas estudando para absorver o conteúdo, mas a qualidade do estudo é mais importante do que a quantidade, seja na faculdade, na residência ou na atuação profissional.
O tempo bruto estudando pode ser bem diferente do tempo líquido. Ou seja, não adianta poder dedicar 3 horas se apenas 45 minutos foram focados na matéria.
Então, é essencial buscar formas de aumentar o seu tempo efetivamente dedicado aos estudos. É isso que vai fazê-lo chegar ao sucesso — e não, simplesmente, poder dedicar muitas horas ao dia.
E você pode estudar um pouco todo dia, de forma leve e divertida, com o Medway Academy, o app que te acompanha no dia a dia com trilhas de estudo, questões certeiras, flashcards e vídeos explicativos curtos!
Participe do Early Access e aproveite todos os recursos exclusivos sem custo. Baixe agora e potencialize seu desempenho na faculdade de Medicina!
Já que estamos falando sobre não perder tempo fora dos estudos, de fato, é indispensável contar um plano de estudos completo. Você deve saber o que e quando estudar, quando revisar e como encaixar isso em seus horários.
Ter um plano de estudos bem estruturado ajuda a organizar melhor seu tempo, seja para acompanhar as disciplinas da faculdade, revisar conteúdos importantes ou se preparar para provas e desafios futuros.
Novamente, caímos na ideia de tempo bruto x tempo líquido de estudo. Ter que montar um programa completo gasta minutos ou horas que poderiam ser usados nos estudos, certo? É por isso que o melhor é contar com a ajuda certa.
No caso da preparação para a residência médica, um bom curso vai apresentar materiais diversificados e relevantes e um cronograma muito funcional. Assim, é possível focar nas aulas, nas questões resolvidas e na revisão. Essa é a forma ideal de aproveitar o tempo que você tem para aumentar seus conhecimentos.
Conhece aquela história que “o que não pode ser medido, não pode ser melhorado”? É hora de adotar isso nos seus estudos. O jeito certo de fazer é definindo e acompanhando métricas de desempenho.
Estabeleça indicadores que demonstrem que está na direção certa, como o número de questões certas que você respondeu ou o volume estudado na semana. Crie objetivos e compare com as métricas. Desse modo, vai saber onde está falhando e o que precisa de um reforço extra.
Aprender a estudar de maneira eficiente desde o início da faculdade faz toda a diferença. Uma mentoria pode ajudá-lo a entender as melhores estratégias de aprendizado para otimizar seu tempo e melhorar seu desempenho acadêmico.
Em um programa do tipo, você vai explorar estratégias de aprendizado. Assim, terá mais confiança para aprender e aproveitar ao máximo o período que tem disponível.
Otimizar o tempo de estudo é essencial para ter um bom desempenho em todas as fases da formação médica, desde a faculdade até a prática profissional!
Foi residente de Clínica Médica do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) de 2016 a 2018. É um dos cofundadores da Medway e hoje ocupa o cargo de Chief Executive Officer (CEO). Siga no Instagram: @alexandre.remor