Nós sabemos muito bem como é complicada a vida do médico no caminho da residência. Estudos, graduação, plantões, vida social… Tudo isso pode entrar em conflito em algum momento. Mas é sempre importante também dar espaço para o tempo de lazer. Por isso, conhecer 5 filmes médicos para você assistir pode ser uma excelente ideia.
Ok, apesar de muitos acharem, filmes e séries de medicina não ensinam nada. Infelizmente, o meme “aprendi no Grey’s Anatomy” não é realidade.
No entanto, assistir a um produto audiovisual sobre medicina pode ser empolgante e até mesmo inspirador. Exemplos de bons médicos e narrativas sobre o espaço do hospital sempre podem tocar um lugar e reascender a animação.
É por isso mesmo que essa lista está aqui. Conseguiu encontrar um tempo e deseja apenas descansar, mas sem sair completamente do mundinho da Medicina? Bom, talvez uma das opções abaixo ajude na infinidade de filmes nos catálogos de streaming. Confira!
Ficções, documentários, clássicos, dramas, comédias. Filmes médicos podem estar em cada uma dessas categorias, ou em muitas delas. Afinal, trata-se de uma profissão presente na vida de quase todos os humanos desde o seu nascimento. Além disso, também é tema de debates éticos e filosóficos importantes.
Não à toa o cinema busca reproduzir algumas situações da vida de médicos e outros profissionais da saúde. E há ainda a curiosidade. Por se tratar de uma profissão tão especializada, muitos leigos têm curiosidade em compreender quais são os bastidores e o dia a dia da vida de um médico.
Então, sem mais delongas, vamos conhecer esses exemplos!
Esse sensível documentário mostra histórias reais de decisões de vida ou morte tomadas por médicos. Mas o foco não é apenas no profissional. Familiares e pacientes são igualmente retratados, e a complexidade desse tipo de decisão ganha um aspecto mais complexo.
“Extremis” foi indicado ao Oscar no ano de 2017, pela categoria de melhor documentário em curta-metragem. Dan Krauss, que dirige o filme, também é o responsável pela produção The “Kill Team”, de 2019.
Essa pode ser uma ótima opção para quem deseja ter algo a refletir dentro da ética e da moral médica. Além disso, é uma excelente forma para aqueles que ainda estão na graduação de ter contato com as difíceis situações que enfrentarão durante suas carreiras como profissionais.
O filme está disponível na Netflix.
Aqui, a relação entre uma paciente e um médico fora da caixinha é o plano de fundo sobre um sério problema: a anorexia.
Ellen, uma jovem de 20 anos, sofre do distúrbio alimentar e tem sua vida transformada ao entrar em um grupo liderado pelo médico William Beckham. O extravagante profissional coloca Ellen em contato com uma nova forma de observar o mundo.
O elenco não é nada mal. Além de Lilly Collins, da série Emily em Paris, representando a protagonista, o filme também conta com Keanu Reeves, de Matrix, no papel do médico não convencional. A película é dirigida pela diretora Marti Noxon, criadora e escritora da série “Objetos Cortantes”.
Esse também é um filme disponibilizado pela Netflix.
Mais um documentário que coloca a temática filosófica da medicina nas telas. Mais que isso, “A Partida Final” aborda um dos temas fundamentais da experiência humana: a vida e a morte.
O filme relata a história de pacientes que estão em estágio terminal em um hospital na cidade americana de São Francisco. Lá, pacientes que estão à beira da morte entram em contato com profissionais da saúde com o objetivo de mudar suas perspectivas sobre esse momento final.
Rob Epstein e Jeffrey Friedman dirigem o filme. Ambos já haviam dirigido, também conjuntamente, o documentário “Lovelace”. Esse é outro filme que pode ser encontrado no catálogo da Netflix.
Este é, certamente, o maior clássico da lista. Com um elenco recheado de grandes atores e vencedores do Oscar, Patch Adams é uma história que, inclusive, influenciou a perspectiva de diversos profissionais da saúde. O filme é inspirado em fatos reais, baseado na história de Hunter Doherty “Patch” Adams.
“Patch Adams – O Amor é Contagioso” mostra a história de um homem que, após uma tentativa de suicídio, entra na faculdade de Medicina. Lá, ele vive sob olhares desconfiados de colegas e pares, devido ao seu método. Por meio do humor, do carinho e da humanidade, Patch tenta afagar e melhorar a qualidade de vida de seus pacientes.
Apesar da sinopse, o filme não deixa de ser bem-humorado. Patch Adams é uma boa mistura de drama e comédia e, certamente, vai servir de inspiração para todos que pensam na prática médica.
No elenco, estão os dois vencedores do Oscar Robin Williams e Philip Seymour Hoffman. Patch Adam foi indicado ao prêmio de melhor trilha sonora. Além disso, foi também indicado por Melhor Filme em Comédia/Musical e Melhor Ator em Comédia/Musical (Robin Williams) no Globo de Ouro.
Patch Adams está disponível gratuitamente para assinantes do Now. Também pode ser alugado por meio da Amazon, Claro Vídeo e Apple TV.
Mais uma vez, Robin Williams. Tempo de despertar conta a história de um médico, interpretado pelo ator, em um hospital no bairro do Bronx, em Nova York, nos anos 1960. Lá, um médico busca tratar um grupo de pacientes que estão em estado catatônico. No entanto, ele percebe que certos estímulos para cada paciente tinham efeitos positivos.
Quando um paciente, interpretado por Jack Nicholson, parece demonstrar menos resposta, o médico descobre que é possível se comunicar com ele por meio de um tabuleiro Ouija. O médico tenta um tratamento com a droga L-Dopa, e o paciente responde ao tratamento. Então, o médico segue uma busca pelo tratamento de todos os demais.
Se você gostou dessa lista de filmes e conseguiu alguma inspiração para seguir nos estudos, então é melhor ter a ajuda de quem realmente sabe de aprovações. Conheça os cursos Extensivos da Medway e tenha uma preparação em um a dois anos para as principais instituições do estado de São Paulo.
Não perca tempo e tenha acesso a mais de 40 mil questões comentadas, aulas ao vivo e gravadas, simulados e, é claro, um método comprovadamente eficiente em aprovações!
Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar. Siga no Instagram: @joaovitorsfernando