A leitura é uma fonte de prazer e de informação. Enquanto lê, o médico diverte-se e, ao mesmo tempo, assimila conhecimentos. Durante a RM, você pode fazer, assim, em horas livres. É uma boa forma de ocupar seu tempo com produtividade. Confira algumas dicas de livros sobre médicos, aproveite o tempo livre durante a residência médica e consolide seus conhecimentos enquanto relaxa!
Vamos ajudar você. A seguir, apresentamos uma pequena lista com cinco livros sobre médicos para você ler enquanto cursa o programa de RM:
Em “Estação Carandiru”, Drauzio Varella fala sobre os 10 anos em que passou atendendo, de forma voluntária, na Casa de Detenção de São Paulo, o maior presídio do país. O médico revela como os presidiários da Casa de Detenção seguem um código penal não-escrito.
Suas atividades começaram em 1989, como voluntário em trabalho de prevenção à AIDS. Conheceu, assim, detentos famosos da época, como Sem-Chance, seu Jeremias, Roberto Carlos, Filósofo e Mário Cachorro.
A população carcerária havia criado seu próprio código penal, que deveria ser seguido por todos. Ir de encontro a esse código não formalizado implicava morte para o infrator. A obra expressa a importância de tratar cada preso individualmente, mesmo diante da falta de condições para um atendimento mais personalizado.
O livro foi publicado em 1999 e transformou-se em filme em 2003. No ano 2000, recebeu o Prêmio Jabuti de Livro do Ano.
“Médicos de Homens e de Almas” é um dos livros sobre médicos mais citados entre os profissionais veteranos. A autora é Taylor Caldwell, escritora britânica famosa por escrever romances históricos. Nessa obra, ela conta a história de São Lucas, que se tornou patrono dos médicos em todo o mundo.
Lucas, de acordo com a tradição, foi um médico que se converteu ao Cristianismo e foi um dos grandes amigos do apóstolo Paulo. Atribui-se a ele a autoria de dois livros do Novo testamento: o Evangelho de Lucas e os Atos dos Apóstolos.
A autora fez uma profunda pesquisa para escrever a obra. A narrativa emociona e capricha nos pormenores históricos. São Lucas aparece como um médico preocupado com a saúde de seus pacientes, mas também bastante humano, passível de sofrimentos, doenças e, naturalmente, sujeito à morte.
O “Século dos Cirurgiões” também se destaca entre os livros sobre médicos. O autor trata das origens da Medicina moderna. Há relatos vividos pelo avô de Jurgen Thorwald, Henrique Estevão.
Aproveitando esses relatos, o autor fala sobre o surgimento da anestesia no século XIX, falando sobre os pioneiros na área e como ajudaram a melhorar os procedimentos cirúrgicos.
É um livro recomendado para leigos e para especialistas, pois assim todos os médicos ficam cientes das mais importantes questões envolvendo a cirurgia.
Mais uma obra do médico Drauzio Varella. Em “Por um Fio”, ele narra suas vivências em Oncologia Clínica, analisando aspectos interessantes que envolvem a doença: a convivência com a dor, a perspectiva da morte próxima, a reação dos familiares do paciente.
Drauzio Varella também faz uma análise histórico-cultural a respeito do câncer, uma doença muito temida pela população a ponto de ser conferida a ela uma natureza mágica e maligna. Havia um tabu em torno da doença, evitando-se mesmo pronunciar seu nome — as pessoas referiam-se ao câncer como “aquela doença”.
Por 30 anos, o médico atuou com pacientes cancerosos todos os dias. É essa experiência que ele transporta para as páginas do livro com sensibilidade e cuidado. A obra também passa mensagens de esperança, relatando curas para casos considerados irreversíveis.
Dario Vianna Birolini é o autor dessa obra informal, que desmistifica a imagem do médico, geralmente colocado sobre um pedestal.
São narrados diferentes casos, compondo assim um cenário abrangente e realista sobre a rotina do médico. O autor fala sobre a entrada do estudante na faculdade depois que é aprovado no vestibular, as primeiras aulas com pacientes de verdade, o período de internato e residência médica e, finalmente, a atuação como médico profissional.
Uma escrita leve e descontraída, bem humorada, que considera aspectos relevantes para que também os pacientes tenham conhecimento sobre as limitações e os problemas emocionais enfrentados pelo médico.
Como médico, Dario Vianna denuncia os erros da corporação médica, mostrando como as coisas realmente acontecem nos bastidores, fora das vistas da “plateia”.
Vamos dar duas dicas adicionais de livros sobre médicos para você. A primeira é o tratado “Da Doença Sagrada”, obra que faz parte do chamado “Corpus Hippocraticum”, coleção de textos sobre Medicina escritos por autores vinculados à Escola de Hipócrates.
“Da Doença Sagrada” está disponível em formato PDF na internet. Pela primeira vez, a epilepsia é considerada uma doença com causas naturais. O autor, na verdade, afirma que todas as doenças têm uma causa natural, em oposição à ideia vigente na época, que associava as enfermidades a espíritos malignos. O epiléptico era, muitas vezes, considerado uma pessoa endemoniada!
Para encerrar essa lista de livros sobre médicos, vamos sugerir uma obra recente, lançada no Brasil em 2021. Na verdade, é uma Graphic Novel (Novela Gráfica). A Graphic Novel é um romance em quadrinhos, ou seja, uma história mais complexa narrada em quadrinhos.
Para o residente médico, sugerimos a Graphic Novel “A Incrível História da Medicina”, escrita por Jean-Noel Fabiani e ilustrada por Philippe Bercovici. Desde a Pré-História até a atualidade, a obra conta a longa e importante trajetória da Medicina. Entre as curiosidades e histórias apresentadas, destacamos:
Agora que já conhece bons livros sobre médicos, você já tem um bom material para ler durante o tempo livre de sua residência médica. Seja em livro impresso, seja em e-book, providencie seu exemplar!
Trabalhe com disciplina, mas não deixe de aproveitar os dias e os momentos livres para fazer as coisas que gosta. E os livros sobre médicos que citamos são uma boa opção para quem aprecia a leitura.
Aproveite também para conhecer a Academia Medway e ter acesso a valiosos materiais gratuitos! Confira nossos e-books e minicursos. Trabalhamos sempre no intuito de ajudar você em sua jornada como médico residente!
Sou uma médica com muito interesse em pesquisa, extensão e ensino. Residência em Clínica Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP e formada em Medicina pela Universidade Federal do Paraná. Já fui bolsista CAPES pelo programa de intercâmbios Ciências Sem Fronteiras, de 2015-2016, e cursei Medicina na "Università Degli Studi di Roma La Sapienza", em Roma, Itália. Muito feliz em fazer parte da equipe Medway!