Se você é estudante de Medicina ou tem planos de ingressar nesse curso desafiador, é natural se perguntar quais são os livros de Medicina essenciais para a formação dos profissionais da área.
Afinal, assim como em outras áreas do conhecimento, os livros desempenham um papel fundamental na construção do saber, sendo fontes de referência confiáveis que vão acompanhar o profissional ao longo de toda sua jornada, isto é, desde a graduação até a prática clínica diária.
Pensando nisso, preparamos uma seleção dos principais livros para cada grande área da Medicina — Cirurgia; Clínica Médica; Pediatria; Preventiva e Ginecologia e Obstetrícia. Vamos nessa?
A seguir, você vai encontrar os principais livros de cada grande área da Medicina que vale a pena conhecer. Além de fornecer uma base teórica, essas obras também proporcionam uma visão prática sobre a rotina de cada especialidade.
Isso pode ser útil, especialmente para quem está em fase de decisão sobre qual área seguir na residência médica ou para aqueles que desejam aprofundar seu conhecimento em uma área específica!
Lançado pela primeira vez em 1936, o Sabiston: Tratado de Cirurgia tem sido reconhecido a principal referência em todas as áreas da cirurgia geral. Recomendado para estudantes interessados em carreiras cirúrgicas, o livro abrange desde as primeiras matérias em cirurgia na faculdade, sendo útil durante toda a graduação.
Além disso, a obra é uma referência importante para profissionais já formados em cirurgia geral. Ela oferece um suporte tanto na execução correta dos procedimentos cirúrgicos quanto no processo de decisão sobre qual cirurgia é mais adequada para cada paciente.
O Zollinger: Atlas de Cirurgia, organizado por E. Christopher Ellison e Robert M. Zollinger é uma obra de referência para cirurgiões e estudantes de Medicina. Ela aborda diferentes procedimentos cirúrgicos, incluindo técnicas gastrointestinais, hepatobiliares, pancreáticas, vasculares, laparoscópicas e ginecológicas.
É um livro com uma abordagem detalhada e prática, com explicações dos procedimentos e ilustrações coloridas que demonstram detalhadamente as ações importantes que um cirurgião deve realizar.
Embora não seja um livro técnico, Cartas a um jovem cirurgião: perseverança, disciplina e alegria, oferece reflexões profundas sobre a vida e a carreira na área da cirurgia. O autor, Alfredo Guarischi, renomado cirurgião brasileiro, compartilha, por meio de cartas que escreveu a um jovem cirurgião, conselhos e lições valiosas.
O livro aborda temas como a importância da perseverança, da disciplina e da alegria no exercício da profissão, além de enfatizar a ética, a empatia e a dedicação ao paciente. Guarischi também compartilha suas experiências pessoais e profissionais, oferecendo uma visão inspiradora e realista dos desafios e recompensas da carreira cirúrgica.
O livro Medicina Interna de Harrison é um dos mais completos quando se trata da Clínica Médica. Ele reúne o estudo de vários especialistas renomados, e sua proposta é servir como uma obra de referência para consultas.
São mais de 400 capítulos escritos por especialistas, cobrindo uma vasta gama de condições clínicas. Essa sem dúvidas é uma das obras amplamente utilizadas por estudantes, residentes e médicos clínicos.
Na lista de livros de Medicina voltados para a Clínica Médica, Goldman-Cecil, organizado por Lee Goldman e Andrew I. Schafer, não pode ficar de fora. Assim como o título anterior, é referência mundial na área de medicina interna. Essa é uma obra amplamente utilizada para estudantes, residentes e médicos clínicos.
Sua adaptação para edição brasileira, traz uma abordagem da epidemiologia e do tratamento vinculada ao que se espera encontrar no Brasil.
O Manual do Residente de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) é uma obra interessante para os residentes de Clínica Médica. Este manual é elaborado pela Escola de Educação Permanente (EEP) do Hospital das Clínicas da FMUSP e abrange diversos tópicos relevantes para a formação do médico residente.
Os leitores terão acesso a um material de consulta que abrange desde os cuidados paliativos, até a promoção da saúde. Além disso, também verão conteúdos sobre assistência de pacientes em enfermarias, ambulatórios, unidades de medicina de emergência e terapia intensiva.
Já na Pediatria, o Tratado Brasileiro de Pediatria não pode deixar de ser mencionado. Isso porque, ele é o livro-texto de medicina da criança e do adolescente mais utilizado e disseminado pelos profissionais da área, instituições médicas e, claro, programas de residência médica.
Publicado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e pela Manole Editora, o livro é dividido em dois volumes e aborda uma ampla gama de tópicos, incluindo prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças que afetam crianças e adolescentes.
A quinta edição, por exemplo, contém 40 capítulos com conteúdos científicos atualizados, abrangendo áreas como bioética, emergências pediátricas, segurança da criança, odontopediatria e medicina do esporte. O objetivo do Tratado é fornecer informações úteis e atualizadas para os pediatras brasileiros, ajudando-os a se manterem informados sobre os avanços mais recentes na especialidade.
A Coleção de Pediatria do Instituto da Criança do HC-FMUSP é outra opção que não pode ficar de fora da lista de livros de Medicina. Essa é uma série de livros publicados pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) que traz conteúdos importantes para pediatras, estudantes e profissionais da saúde que trabalham com crianças e adolescentes.
A coleção, que é referência na área, aborda diversos tópicos, como doenças respiratórias, doenças infecciosas, emergências pediátricas, entre outros. Além disso, cada volume é elaborado por especialistas do ramo e contém informações atualizadas e práticas sobre o diagnóstico e tratamento de diversas condições pediátricas.
O Tratado de Saúde Coletiva, organizado por Gastão Wagner de Sousa Campos e outros autores, é uma obra fundamental no campo da saúde pública no Brasil. O livro aborda uma vasta gama de tópicos relacionados à saúde coletiva, com foco em aspectos teóricos, metodológicos e práticos.
Alguns dos temas discutidos envolvem: políticas de saúde, epidemiologia, planejamento e gestão em saúde, promoção da saúde, vigilância em saúde, saúde e sociedade, além de bioética e saúde coletiva.
Outro livro que não pode deixar de ser mencionado é Saúde Coletiva: Teoria e Prática, organizado por Jairnilson Paim e Naomar de Almeida Filho. Ele nada mais é do que uma coletânea de textos que aborda diversos aspectos da saúde pública.
A obra é dividida em sete seções e 45 capítulos, oferecendo uma visão abrangente sobre os princípios conceituais e metodológicos da saúde coletiva.
A última sugestão de leitura de livros de Medicina voltados para Preventiva é Rouquayrol – Epidemiologia e Saúde, organizado por Maria Zélia Rouquayrol e Marcelo Gurgel. Essa é uma obra de referência na área de saúde pública e epidemiologia no Brasil.
Atualmente, em sua oitava edição, o livro aborda uma gama de temas relacionados à saúde pública, como: determinantes sociais da saúde, ciências sociais e humanas em saúde coletiva, saúde da mulher, sistema de informações em saúde, entre outros.
O livro Obstetrícia de William, é considerado a “bíblia” da obstetrícia. Escrito pela equipe do University of Texas Southwestern Medical Center, ele oferece uma visão abrangente das questões relacionadas à gestação, parto e cuidados pós-parto.
A obra aborda desde aspectos fisiológicos da gravidez até as complicações mais complexas que podem surgir durante a gestação. Vale ressaltar que ela é atualizada periodicamente para refletir os avanços mais recentes no campo.
Berek e Novak – Tratado de Ginecologia é uma das principais obras de referência em ginecologia, abrangendo tópicos que vão desde as condições mais comuns até as doenças ginecológicas mais complexas.
O livro tem uma abordagem detalhada de patologias, tratamentos e intervenções ginecológicas, além de apresentar uma sólida base teórica sobre a saúde da mulher.
E aí, já conhecia algum desses livros de Medicina? Lembrando que esses são apenas alguns dos diversos títulos importantes presentes na carreira dos profissionais de cada grande área.
E temos mais uma dica: visite a Academia Medway para aprender mais com os nossos materiais gratuitos, como guias, e-books e minicursos.
Você pode começar pelo nosso Guia de Prescrições, que vai te ajudar a estar pronto para atuar em qualquer sala de emergência do Brasil!
Foi residente de Clínica Médica do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) de 2016 a 2018. É um dos cofundadores da Medway e hoje ocupa o cargo de Chief Executive Officer (CEO). Siga no Instagram: @alexandre.remor