A importância da pesquisa científica na residência médica

Conteúdo / Residência Médica / A importância da pesquisa científica na residência médica

É importante que o médico que vai fazer especialização preocupe-se igualmente com a pesquisa científica. Ela é valiosa para o currículo do profissional. Leia nosso artigo e confira a relevância da pesquisa científica na residência médica. Analise pontos como benefícios da pesquisa científica e a contribuição que ela dá à carreira médica.

Na área de saúde, a pesquisa é desenvolvida com a finalidade de reunir dados confiáveis sobre problemas e necessidades referentes ao indivíduo e/ou à comunidade, focando, principalmente, em orientações para a prática dos profissionais.

Benefícios da pesquisa científica na residência médica

A pesquisa científica se desenvolve a partir de métodos organizados cuja finalidade é responder a questionamentos e identificar problemas, além de propor soluções. Vejamos os principais benefícios que a pesquisa científica na residência médica oferece:

Contribuição para o avanço científico e médico

A pesquisa científica é fundamental para o desenvolvimento da Medicina. Sem ela, a área de saúde ficaria estagnada, não se desenvolveriam novas vacinas, não seria possível descobrir formas de tratamento mais eficazes para as doenças.

Por causa das pesquisas científicas, a Medicina chegou ao patamar que ocupa hoje. A partir delas, será possível manter o avanço científico e descobrir formas de melhorar a qualidade de vida dos seres humanos.

Desenvolvimento de habilidades de pesquisa e metodologia científica

A pesquisa científica tem suas peculiaridades, sendo necessário conhecer os métodos científicos e aplicá-los no trabalho que estiver desenvolvendo.

O conhecimento da metodologia científica é fundamental para o profissional que deseja se dedicar à pesquisa ou simplesmente para ampliar sua bagagem de conhecimentos e de experiência.

Os métodos científicos apresentam um elevado nível de precisão. Por meio deles, o médico vai além de atuar como um profissional técnico, atuando como cientista em sua área.

Estímulo ao pensamento crítico e análise de evidências

A pesquisa científica na residência médica estimula o pensamento crítico do profissional. A pesquisa parte de algum questionamento bem fundamentado e busca encontrar respostas para ele.

Mesmo que não resulte em uma nova descoberta, a pesquisa científica estimula o raciocínio, a reflexão, a criticidade. A análise de evidências leva o pesquisador a trilhar um caminho de investigação que enriquecerá sua jornada de residência médica.

Atualmente, espera-se que os profissionais de saúde compreendam cada vez mais os métodos científicos e realizem pesquisas, baseando suas práticas em dados resultantes dessas pesquisas e adotando, consequentemente, a PBE, ou seja, a Prática Baseada em Evidências.

Aprofundamento do conhecimento em uma área específica

O médico que, durante a residência médica, realiza alguma pesquisa científica está se qualificando ainda mais. Afinal, ele se aprofundará na especialidade que está fazendo.

Certamente, o conhecimento decorrente de sua pesquisa será um diferencial em sua carreira. Além dos conhecimentos adquiridos no curso normal, que todos os outros também aprenderão, o médico que investe em pesquisa científica conclui sua especialidade com conhecimentos científicos adicionais, que poderão colocá-lo em uma posição de destaque no mercado em que vai atuar.

Melhoria da prática clínica e qualidade dos cuidados aos pacientes

Falamos acima sobre a PBE, Prática Baseada em Evidências. A Medicina baseada em evidências é definida como a aplicação da melhor evidência para tomar decisões a respeito dos cuidados individuais ao paciente, com criteriosidade e de forma consciente.

Exige habilidades que não são convencionais na prática clínica, pois é preciso identificar pontos fundamentais na tomada de decisões, demandando informações científicas relativas à pergunta e analisando a validade dessas informações.

Sabe-se que os médicos tomam decisões clínicas com base em um conjunto de conhecimentos. Como as evidências se encontram em evolução constante, consolida-se a aprendizagem sobre a prática mais adequada que deverá ser usada por toda a carreira.

Conforme esse entendimento, a pesquisa científica é considerada a melhor solução para a obtenção de conhecimento confiável.

Integração da pesquisa na residência médica

E como o médico pode se dedicar à pesquisa científica na residência médica? Vale lembrar que ele não será prejudicado, pois as pesquisas são incentivadas, não somente durante o curso normal de Medicina, mas também durante a especialização. A integração ocorre da seguinte forma:

  • carga horária dedicada à pesquisa durante o programa de residência: o médico terá um período específico para desenvolver sua pesquisa;
  • orientação de professores e pesquisadores experientes: ele contará com apoio qualificado de pesquisadores e orientadores, da mesma forma que recebe acompanhamento e orientação de profissionais qualificados em suas atividades de especialização;
  • participação em projetos de pesquisa em andamento: para realizar sua pesquisa, o residente pode aproveitar os projetos de pesquisa que já estão em desenvolvimento;
  • acesso a recursos e bibliotecas acadêmicas: para efetivar a pesquisa, aplicando metodologia científica, o residente acessará os recursos necessários com direito a consultar fontes em bibliotecas acadêmicas.

Contribuição da pesquisa para a carreira médica

Finalmente, depois de conferir os benefícios da pesquisa científica na residência médica, vamos encerrar o artigo elencando qual é a contribuição que ela oferece para a carreira do médico:

  • valorização do currículo acadêmico: quanto mais rico o currículo do médico, melhor para ele, e as pesquisas científicas são importantíssimas para montar um currículo diferenciado;
  • oportunidades de publicação em revistas científicas: o médico residente poderá se destacar ainda mais ao publicar artigos científicos em revistas renomadas de saúde (nacionais ou internacionais);
  • possibilidade de apresentação em congressos e eventos médicos: o trabalho científico vai facilitar a participação do médico em congressos e em outros eventos de Medicina, inclusive como um dos protagonistas;
  • abertura de portas para bolsas de estudo e programas de pós-graduação: a pesquisa científica geralmente recebe incentivo financeiro e poderá facilitar o acesso do residente a cursos de pós-graduação (mestrado, doutorado);
  • ampliação do networking e reconhecimento no meio acadêmico: a pesquisa científica também contribui para que o residente amplie sua rede de contatos, seja conhecendo outros médicos ou profissionais da área de saúde, seja conhecendo potenciais clientes, seja conhecendo pessoas que atuam em área relacionadas (Biologia, Química); vale ainda citar o reconhecimento das academias, que valorizam quem se dedica a ampliar o conhecimento científico.

Curtiu saber mais sobre o assunto? 

Percebe como compensa investir seu tempo em pesquisa científica na residência médica? Você pode se tornar mais que um profissional ativo da Medicina — pode se tornar um cientista e ajudar a ampliar as investigações e as descobertas na área de saúde, a qual, sem dúvida, é fundamental para garantir uma sociedade mais saudável e longeva.

A pesquisa científica na residência médica promove muitos benefícios ao médico residente e, consequentemente, aos pacientes que ele atende. E esses benefícios podem se estender a toda a população.

E saiba que nós, da Medway, estamos sempre a postos para ajudar você a passar nas provas de residência médica. Não importa qual será a instituição que você vai escolher, venha conhecer nossos extensivos e fique bem preparado!

LarissaMenezes

Larissa Menezes

Nascida em Franca/SP, em 92, formou-se em medicina pela PUC-Campinas, em 2018. Especialista em Clínica Médica pela UNICAMP e completamente apaixonada por essa área cheia de detalhes e interpretações. Filha de professora e de um ávido leitor, cresceu com muito amor pelo ensino também, unindo essa paixão à medicina.