A importância de falar sobre o Novembro Azul para pacientes

Conteúdo / Residência Médica / A importância de falar sobre o Novembro Azul para pacientes

Sabia que o mês de Novembro é dedicado aos cuidados com a saúde dos homens? Isso mesmo! A campanha do Novembro Azul é realizada todos os anos para conscientizar a sociedade e, em especial, o público do sexo masculino, sobre prevenção e diagnósticos de doenças como o câncer de próstata.

Imagem ilustrativa com símbolo do Novembro Azul
Novembro Azul: importância para prevenção de doenças como câncer de próstata

Um levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostrou que o câncer de próstata é o segundo mais comum nos homens do Brasil; o primeiro é o câncer de pele. Já percebeu o quanto falar da próstata ainda é um tabu entre os homens, principalmente entre os mais velhos?

Muitos ainda se sentem desconfortáveis ao tratar do assunto. E deixam de fazer um acompanhamento médico preventivo por motivos que vão de vergonha a medo de descobrir alguma doença. 

Por esse motivo é sempre tão importante falar sobre a saúde do homem nas consultas médicas, desmistificando o preconceito com responsabilidade e informação. Então, segue aqui com a gente nessa leitura, para saber como colocar isso em prática. 

Os homens e o cuidado com a saúde

Como já falamos acima, os homens, em grande maioria, ainda não têm o hábito de buscar o serviço de saúde para consultas de rotina ou realização de exames de checagem anual. A falta de cuidados constantes tem um preço: buscar um médico apenas quando algum sintoma grave aparece pode custar a própria vida.

O médico urologista é o profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças do trato urinário de toda a população e do sistema genital masculino. Na maioria das vezes é o urologista que assume o importante papel na prescrição e realização de exames preventivos e check-up para os homens. Se você quer conhecer a rotina do urologista, clique aqui.

A importância de conscientizar os pacientes 

O diagnóstico precoce é uma forma de possibilitar a cura de doenças como o câncer de próstata, por exemplo. Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde mostraram que a doença matou mais de 16 mil homens, no Brasil, no ano de 2021. Um número alto, não é? 

E poderia ser menor, caso exames como o dosagem de PSA (antígeno prostático específico) e do toque retal fossem realizados, quando necessário, nos casos de rastreio do problema. Em caso de suspeita, o paciente deve ser submetido a uma biópsia de próstata

Mas muitos homens deixam de fazer esses e outros exames que poderiam detectar doenças a tempo de curá-las. Quer ver como os números chamam a atenção?

Em 2021, um levantamento realizado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida mostrou que 6 a cada 10 homens no Brasil só procuram um médico quando os sintomas são insuportáveis. A pesquisa entrevistou homens do Brasil, México, Colômbia e Argentina e, considerando todos esses países, o número é ainda maior: 7 a cada 10 só buscam atendimento médico quando os sintomas ficam insuportáveis.  

Esse é mais um motivo para sempre alertá-los da necessidade de realizar exames preventivos e acompanhamento anual. Afinal, quando detectado de forma precoce, o câncer de próstata tem 90% de chances de cura.

Como surgiu o Novembro Azul?

O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é dia 17 de novembro. A data deu origem ao Novembro Azul, que começou na Austrália, em 2003. No Brasil, o Instituto Lado a Lado pela Vida deu a largada na campanha em 2011 para chamar a atenção sobre o diagnóstico precoce do câncer da doença. Mais recentemente o objetivo foi ampliado e passou a ser o de alertar para os cuidados com a saúde masculina em geral. 

O câncer de próstata não causa sintomas no início e cerca de 20% dos pacientes com a doença são diagnosticados somente por alterações percebidas pelo toque retal, o que reforça o quanto é importante fazer esse exame.

Em 2015, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (Inca) editaram uma nota técnica com sugestão de capacitação dos profissionais da atenção básica e a promoção da qualificação dos agentes comunitários e das equipes de saúde da família, para que possam orientar a população a respeito da implementação de estratégias educacionais de divulgação das medidas preventivas e de atenção à saúde masculina. Para acessar, clique aqui.

O segundo tipo de câncer que mais ocorre entre os homens

O câncer de próstata é o segundo tipo da doença que mais leva homens à morte. O primeiro deles é o câncer de pulmão. As estimativas divulgadas pelo Inca mostram que são esperados 65.840 novos casos de câncer de próstata só no ano de 2022.

Vamos repetir, pois nunca é demais falar: é necessário reforçar a importância de prevenir a doença e tratar precocemente, em caso de diagnóstico positivo. As alterações na região da próstata são mais comuns após os 50 anos, fase da vida em que as avaliações devem ser feitas anualmente

Com uma boa relação médico-paciente, é possível despertar nos pacientes o senso de responsabilidade com a saúde, para que eles mantenham o hábito de praticar os cuidados e realizar os exames preventivos.

O combate à desinformação é capaz de orientar o público masculino e reduzir, de vez, as estatísticas. 

Como médicos podem aderir à campanha

Para começar, se você chegou até aqui, já deu um passo importante: encontrar informações sobre o Novembro Azul. Busque mais notícias e assuntos correlatos. Divulgue a campanha no seu ambiente de trabalho, seja hospital ou clínica. 

Ajudar os pacientes a desmistificar a doença e as medidas preventivas é outro passo importante nessa caminhada. Promover ações de autocuidado e intensificar as orientações sobre atividades físicas e boa alimentação também são indispensáveis, pois o cuidado com a saúde também está ligado à qualidade de vida da população.

Realizar palestras sobre o assunto, oferecer informações relevantes nas redes sociais e distribuir panfletos na recepção do consultório também pode ser uma ótima forma de compartilhar conteúdo para prevenir e combater doenças. 

Novembro também é o mês da Diabetes

Em 14 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Diabetes. Essa é a data de aniversário de Sir Frederick Banting, que descobriu a insulina, juntamente com Charles Best. 

Atualmente, um em cada 10 adultos em todo o mundo vive com diabetes, um número muito alto. São cerca de 537 milhões de pessoas com a doença e quase metade delas não sabe que tem. O dado foi publicado na 10a edição do Atlas de Diabetes.

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) orienta os médicos e profissionais de saúde a detectar e diagnosticar o diabetes de forma precoce, para aproveitar ao máximo o tempo limitado que possuem e fornecer o melhor aconselhamento e atendimento possível aos pacientes.

Com o tratamento correto, o paciente consegue manter a qualidade de vida e evitar as complicações decorrentes do mau controle da glicemia

O cuidado com a saúde deve acontecer durante o ano todo

É importante ter um mês para alertar a população masculina sobre a prevenção de doenças. Mas é necessário destacar que o cuidado com a saúde não deve acontecer apenas em novembro, mas durante o ano todo. 

Só a partir de uma mudança de comportamento e conscientização é que os pacientes vão estabelecer uma rotina de cuidados e entender que a manutenção da saúde em geral é fundamental. E o papel do médico nessa orientação é indispensável.

Bom, agora que você já sabe mais sobre o Novembro Azul e a importância de orientar os homens com os cuidados que vão prevenir a ocorrência de doenças, temos uma dica para você.

Confira mais conteúdos na Academia Medway. Por lá, disponibilizamos diversos e-books, minicursos, questões comentadas e muitos outros conteúdos gratuitos para você se destacar na jornada da residência médica. Bora nessa? 

Pra cima!

DjonMachado

Djon Machado

Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina. Siga no Instagram: @djondamedway