Não dá para negar. Qualquer edital da prova de residência médica é extenso, com termos um pouco complicados e muitas informações. Por vezes, a gente apenas abre o documento e, em um passar de olhos, tenta encontrar um ou outro tópico para conferir.
Mas fazer isso, infelizmente, pode fazer com que vários detalhes sejam perdidos, já que o edital funciona como uma espécie de manual do candidato. E acredite, você pode perder, também, a sua grande chance de conquistar a tão sonhada vaga em programas de universidades renomadas no Brasil.
Então, bora lá se conscientizar sobre o assunto? Conheça, a seguir, a importância de ler todo o edital de uma prova de residência médica e pegue algumas dicas!
Todo mundo sabe que o edital de uma prova de residência médica é desenvolvido com muito cuidado pela instituição que oferece os programas. Todas as regras são muito bem pensadas para que o processo seletivo seja o mais justo e acessível possível. E é pelos seguintes motivos que fazer uma boa leitura do documento é tão importante!
Para começar, o edital reúne algo essencial para quem quer prestar a prova: datas e prazos. De inscrição, de pagamento de taxa, de prova, de gabaritos, recursos, resultados e matrícula. Ou seja, tudo o que, além do seu domínio de conteúdo, pode garantir a sua aprovação.
Afinal, se você não cumpre as datas determinadas, perde a sua vaga e a sua chance de prestar a prova. Portanto, fique de olho e marque na agenda ou no bloco de notas do celular cada uma delas, na ordem certa, como se fosse um cronograma.
Colocar lembretes anotados ou alarmes no celular também são boas estratégias para se lembrar do que fazer no dia marcado. O importante é não deixar nada passar e também conferir tudo bem certinho para evitar coincidências com outros processos que você queira fazer.
O edital de prova de residência também mostra o valor da taxa de inscrição, que não é exatamente baixo. Portanto, é fundamental ler o documento com atenção para conseguir se preparar com antecedência para ter o valor em mãos.
Até porque, quem vai fazer mais de um processo seletivo também deve se organizar para os pagamentos. Para completar, o edital fornece as instruções e justificativas para quem deseja solicitar a isenção da taxa.
Por lá, você encontra o que deve fazer para efetivar o pedido, em quais casos ele é permitido e a data em que sai o resultado que confirma o abono. Se você não se encaixa para isso, aproveite para ver até que data deve pagar e quais as formas de pagamento.
No edital de uma prova de residência médica, você também confere se está apto ou não para participar do processo seletivo. Mas, como assim, não basta ter graduação em Medicina e pronto?
Sim, de fato esse é o pré-requisito primordial para prestar residência. Ou, no mínimo, estar no último período da faculdade. No entanto, as instituições podem fazer outras exigências específicas e gerais para que os candidatos se inscrevam de fato.
Então, faça uma leitura atenta de todas as cláusulas para ter certeza de que você se encaixa no que é pedido. Às vezes, se faltar algo, ainda dá tempo de correr atrás e regularizar sua situação para não perder a oportunidade de competir pela vaga.
Algumas instituições não aceitam que o candidato use certas cores de caneta ou determinados materiais escolares na hora da prova. Outras, só permitem que um lanche seja feito se estiver em vasilha transparente.
Enquanto outras, ainda, só permitem que o candidato leve uma garrafa de água, e ainda proíbem peças de roupa como bonés, chapéus, bermudas, e acessórios, como brincos, relógios e piercings.
Não dá para chegar no dia da prova descumprindo todas essas regras, concorda? Você será eliminado antes mesmo de se sentar na carteira. Portanto, verifique o que é ou não permitido na sua instituição e não se esqueça de dar prioridade para os documentos que precisarão ser apresentados aos fiscais ali na hora para que você possa participar do processo seletivo.
Por último, mas não menos importante, você também aproveita para se certificar a respeito das cidades em que as provas serão realizadas. Em geral, as opções são maiores para processos seletivos unificados.
Com essa informação em mãos, você pode se planejar para uma possível viagem. Além das cidades, o edital costuma ser atualizado mais perto da data da prova com os locais e endereços exatos, caso ainda não tenham sido divulgados inicialmente.
Aproveite essas informações e, se possível, trace um trajeto mais favorável para evitar trânsito e sair na hora certa de casa, de modo a não perder a hora. Além disso, muita gente aproveita até mesmo para ir até o ponto de prova alguns dias antes e conhecer os arredores, assim não perde tempo procurando no dia e evita confusões.
E aí, deu para entender a importância de ler todo o edital de uma prova de residência médica? Sim, dá um certo trabalho e é meio chato, mas você só tem a ganhar ao prestar atenção em cada cláusula, grifar, fazer marcações e se assegurar de que não restam mais dúvidas.
Bom, mas não adianta estar por dentro somente do edital. Ele é mesmo uma das partes mais importantes no seu caminho para a aprovação, mas dominar o conteúdo da prova também faz a diferença. Ao saber exatamente o que vai cair, você foca no que importa e evita perder tempo com coisas que nem passam perto de aparecer na prova. Para saber sobre isso, não perca tempo: consulte os Guias Estatísticos Medway agora mesmo!
Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina. Siga no Instagram: @djondamedway