Se o seu sonho é ser um especialista em alguma área da Medicina, você pode estar muito próximo de transformá-lo em realidade! O edital do processo seletivo da prova prática de residência médica da USP-RP de 2023 já está disponível. Esse é o momento certo de entender tudo sobre o exame!
Para facilitar, esclarecemos todos os detalhes sobre a prova prática de residência, incluindo como a seleção de alta concorrência funciona. Médicos de todos os estados brasileiros podem se inscrever para esse processo seletivo, portanto, é essencial saber como se preparar e mandar bem.
Em 2022, a prova prática de residência médica da USP-RP no formato multimídia voltou a ser aplicada. Em 2021, seguindo os protocolos de segurança sanitária da OMS, devido à pandemia do coronavírus, a prova foi suspensa. Somente a análise curricular foi feita na 2ª fase.
A empresa organizadora responsável pela prova de residência da USP-RP foi a Tekyou Soluções. A inscrição custou cerca de R$ 620,00. A prova objetiva contou com 100 questões de múltipla escolha, divididas em quantidades iguais para as 5 grandes áreas da Medicina, com peso 5 na avaliação final do candidato.
Na parte prática da prova, foram cobradas 10 questões audiovisuais, respondidas de forma curta. As 5 principais áreas foram representadas por 2 questões cada. No final, a etapa teve peso 5 na avaliação, dividido da seguinte forma: 4 (multimídia) + 1 (avaliação curricular).
No último edital de residência na USP-RP, os candidatos que realizaram o processo seletivo puderam escolher entre vagas de acesso direto e pré-requisito. Ao total, foram disponibilizadas 22 áreas de acesso direto e 48 opções de especialidades com pré-requisito.
O processo seletivo da USP-RP para residência médica deste ano traz particularidades para algumas especialidades. Há áreas que exigem que o candidato seja aprovado em seleção de duas fases, enquanto outras pedem três fases. As especialidades com duas etapas são:
As áreas citadas acima são compostas pelo exame escrito, de caráter eliminatório, simultâneo para todos os candidatos, com peso 0,5 (meio), e pela prova prática, classificatória, com peso 0,5 (meio) para os candidatos aprovados e classificados no exame escrito.
Já as especialidades com três etapas são:
Para as áreas acima, há exame escrito para todos os candidatos (valendo 0,5), prova prática para os aprovados e os classificados na primeira etapa (valendo 0,4), assim como análise do currículo para os candidatos aprovados e classificados no exame escrito (com peso 0,1). Todas as etapas são classificatórias.
O edital explica que a prova prática de residência médica da USP-RP aborda situações sobre as cinco áreas básicas da Medicina (Clínica Médica, Cirurgia Geral, Medicina Preventiva e Social, Obstetrícia e Ginecologia e Pediatria).
Ela é realizada em ambientes sucessivos, montados no ambulatório geral do HCFMRP, no Campus Universitário. Além disso, é igualmente aplicada aos candidatos habilitados na primeira fase, independentemente da área em que eles se inscreveram. Os alunos são submetidos a cinco estações, pelo menos, uma de cada área básica.
As cinco estações são igualmente aplicadas a todos os candidatos e não divergem entre si na aplicação do exame. Cada candidato passa por somente uma estação por ambiente. Para entender melhor sobre as distribuições de vagas e especialidades médicas da residência médica na USP-RP, observe a tabela abaixo:
Para se preparar para a prova prática de residência médica da USP-RP, é necessário criar uma rotina de estudos, organizar as matérias e fazer uma boa gestão do tempo.
Essa etapa requer que o candidato seja dinâmico e pense muito rápido. Por isso, é importantíssimo treinar diariamente nos meses que antecedem a prova. Nos treinamentos, você pode simular as situações da segunda fase da prova de residência para tirar de letra no dia do exame.
Ser aprovado na prova prática de residência médica da USP-RP é um sonho para muitos estudantes. Além do CRMedway e dos conteúdos gratuitos do nosso blog, o Guia Definitivo da USP-RP pode ajudar você a conquistar uma vaga no processo seletivo. Não deixe essa oportunidade passar. Aproveite o material e tire suas dúvidas!
Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina. Siga no Instagram: @djondamedway
Você também pode gostar