Ainda dá tempo de passar na residência este ano? Essa é a pergunta que muita gente tem feito a essa altura do campeonato, com um monte de provas de diversas instituições se aproximando.
A boa notícia é: não é impossível conquistar a aprovação! Se você tiver concentração nos estudos e realmente focar em seu objetivo, as chances de ter um bom resultado mesmo em cima da hora são altas. Entretanto, como não poderia ser diferente, um bom planejamento é importante.
Não sabe por onde começar? Com essa parte, a gente pode ajudar! Confira as dicas a seguir e depois é com você, combinado?
Bom, para começar, uma coisa é fato: não vai rolar tentar cobrir todo o conteúdo das 5 grandes áreas da Medicina de uma só vez. Na verdade, nem se você tivesse começado a estudar com antecedência conseguiria.
A melhor escolha é sempre direcionar seus estudos para os conteúdos mais cobrados na prova de residência. Para isso, não tem segredo! É preciso usar a internet a seu favor para conseguir as provas de edições passadas e fazer um levantamento do tema.
Ou então, consultar guias estatísticos de instituições que mostram essa análise de um jeito bem simples de entender, com gráficos e projeções para que você tenha certeza do que esperar da sua prova. Pode parecer um pouco trabalhoso reunir todas essas informações, mas acredite, vale muito a pena.
Afinal, focar nos temas recorrentes e relevantes de cada especialidade é o que aumenta as suas chances de aprovação. Então, dedique-se a essa missão, estude por questões, faça resumos e, quem sabe, invista em um curso preparatório de residência médica para afunilar ainda mais seus conhecimentos.
Outro ponto importante para quem quer passar na residência ainda este ano é concentrar todos os esforços para a instituição desejada. Escolha aquela que mais tem a ver com você e seus propósitos de formação e carreira, e estude com exclusividade para o que ela exige.
Mais uma vez, as provas de edições passadas e o estudo por questões são estratégias poderosas para se dar bem. É por meio desses materiais que você consegue entender a estrutura dos enunciados, os estilos de questões, os temas queridinhos da banca e as pegadinhas que porventura aparecem.
Essa é uma ótima maneira de calcular também, quantos minutos você leva para responder a cada questão, com base no nível de dificuldade de cada uma delas. Além de descobrir como extrair os dados principais de cada enunciado e também fazer a análise de gráficos e imagens caso apareçam.
A partir disso, você pode adaptar seus estudos de acordo com as características e preferências da instituição. E assim, consegue fazer a prova com mais segurança e dentro do tempo previsto, sem ser pego de surpresa na hora da prova.
Se você pretende passar na residência este ano e vai estudar em cima da hora não pode perder tempo com assuntos que não aparecem na prova. Por mais que em um primeiro momento eles pareçam relevantes, se não são recorrentes em questões passadas é sinal de que podem ficar de lado.
Um assunto que caiu em uma prova há 5 anos e nunca mais apareceu certamente não é tão importante mais. As chances de que ele te surpreenda são poucas, e você pode repassá-lo somente se sobrar tempo.
Sem dizer que assuntos e tendências na Medicina se atualizam a todo momento. E sim, algo mais recente ou um tema inovador pode, de repente, aparecer na prova deste ano justamente para testar se você realmente está antenado no que surgiu na área.
Você também pode usar materiais de estudos e fontes confiáveis que estejam alinhadas com a prova para filtrar os temas menos importantes e estabelecer uma ordem de prioridade. Inclusive, mesmo com assuntos recorrentes, traçar um cronograma com prioridades ajuda, e muito, seu desempenho durante a preparação e o controle do tempo disponível para estudar.
Acha que precisa de algo a mais para conseguir passar na residência este ano? A Medway pode ajudar! Caso a sua intenção seja focar em instituições do estado de São Paulo, o Intensivo SP é o curso preparatório certo para você.
Mas, afinal, o que ele tem de tão especial? Se liga em tudo o que você pode aproveitar se fizer sua inscrição agora mesmo:
Ufa! Um monte de coisa bacana, não é mesmo? Ideal para dar aquele gás nos estudos e fazer com que você corra atrás do tempo perdido e se recupere a tempo de começar o ano que vem matriculado na instituição dos seus sonhos.
Como você pode ver, não tem milagre e nem receita mágica. O segredo é mesmo se concentrar e estudar de verdade, sem maiores distrações e perdas de tempo, como provavelmente quem começou a estudar há mais tempo já está fazendo.
E então, acha que ainda dá tempo de passar na residência este ano? Se você colocar essas dicas em prática, a gente confia que sim! Em especial, se você contar com a Medway para dar um empurrãozinho a mais na sua preparação.
Agora que você sabe um pouco mais sobre o Intensivo SP 2023, é hora de dar o primeiro passo para tirar de letra esse desafio. Faça sua inscrição e ganhe 7 dias gratuitos para testar nosso curso! Venha estudar com materiais de qualidade, professores experientes e aulas direcionadas para impulsionar sua performance. Esperamos por você!
Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina. Siga no Instagram: @jodamedway