Análise curricular Enare: saiba como funciona e como enviar seu currículo

Conteúdo / Residência Médica / Análise curricular Enare: saiba como funciona e como enviar seu currículo

A análise curricular Enare é uma etapa importante do processo seletivo para residência médica, onde a trajetória acadêmica e profissional do candidato é avaliada.

Nessa fase, é preciso que o candidato envie corretamente todos os documentos comprobatórios, que são analisados com base em critérios que atribuem pontos a cada experiência.

Aproveite para saber mais detalhes sobre a avaliação curricular do Enare e não deixe passar essa oportunidade de começar o quanto antes seu programa de residência médica!

Quais são as fases do Enare 2024/2025?

O Enare (Exame Nacional de Residência) 2024/2025 consiste em duas fases: a prova objetiva e a análise curricular. Saiba mais sobre as características de cada uma delas:

  • a primeira fase é a prova objetiva, composta por 100 questões de múltipla escolha que cobram conhecimentos específicos de cada área médica; ela é a etapa mais significativa do processo, tendo maior peso na classificação final. O gabarito preliminar é divulgado rapidamente;
  •  a segunda fase é a análise curricular, onde a trajetória acadêmica e profissional dos candidatos é avaliada; para essa etapa, é preciso enviar corretamente os documentos, que comprovam experiências relevantes. A análise curricular tem um peso menor, mas pode ser decisiva em casos de candidatos com pontuações próximas.

Vale ressaltar que o envio do currículo ocorre de forma online, dentro do prazo estipulado no edital, e a pontuação dessa fase fica disponível em etapas posteriores ao resultado da prova objetiva.

Confira quais são os assuntos que mais caem na prova objetiva do Enare de acordo com a instituição. Assim, você direcionará melhor seu plano de estudos!

Cálculo da nota final

A nota final do Enare 2024/2025 é calculada conforme o desempenho nas duas fases do processo seletivo. O cálculo da nota final é feito somando a pontuação obtida na prova objetiva com a pontuação da análise curricular Enare. Se liga:

Nota final (NF) = (Nota da 1ª Etapa x 9) + (Nota da 2ª Etapa x 1) + (Pontuação Adicional do item 10). 

Para candidatos que alcançarem notas semelhantes na prova objetiva, a análise curricular pode ser o fator decisivo para a classificação final.

Portanto, é conveniente que os candidatos se preparem bem para a prova objetiva e fiquem atentos para a correta organização e envio de todos os documentos requeridos para a análise do currículo.

Qual é a importância do currículo no Enare?

A análise curricular Enare é relevante no processo seletivo para a residência médica no Exame Nacional de Residência, como dissemos acima, ela pode ser decisiva na classificação final.

Esse exame, organizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), visa padronizar e democratizar o acesso às vagas de residência médica em diferentes instituições de ensino e hospitais públicos do país.

Diferente da prova objetiva, que avalia o conhecimento teórico do candidato, a análise curricular Enare considera as experiências acadêmicas e profissionais acumuladas ao longo de sua graduação.

Dessa forma, ela valoriza a trajetória individual de cada candidato, reconhecendo as contribuições para a formação médica além da sala de aula.

A pontuação atribuída à análise curricular contempla diversas áreas da Medicina. São atividades que revelam o envolvimento do candidato com a prática médica e a pesquisa, aspectos que são bem cotados pelas instituições que oferecem programas de RM.

A relevância da análise curricular do Enare se reflete na diferenciação dos candidatos. Aqueles que apresentam uma jornada acadêmica rica em experiências e contribuições para o setor de saúde tendem a obter uma pontuação mais alta.

Mais que isso, a análise curricular permite que as instituições selecionem candidatos que já demonstraram compromisso sério com a carreira de médico e que contam com uma formação bem estruturada — algo de máxima importância quando falamos do desenvolvimento de habilidades clínicas avançadas durante a residência.

Qual é o prazo para envio do currículo?

O cronograma oficial divulgado pela EBSERH definiu o período de 7 de agosto a 5 de setembro de 2024. É preciso respeitar o prazo para assegurar a participação completa no processo seletivo.

Depois do dia 5 de setembro de 2024, o sistema não aceitará mais o envio de currículos. Dessa forma, os candidatos que perderem o prazo podem comprometer suas chances de classificação.

Nesse sentido, o melhor é que os candidatos iniciem a organização e a digitalização dos documentos antecipadamente para evitar problemas de última hora.

Como enviar currículo para o Enare? 

Agora, aprenda como fazer o envio de seus documentos da forma certa!  Veja o passo a passo para esse procedimento:

  • depois de realizar a inscrição no portal oficial do Enare, os candidatos devem preencher um formulário para a submissão do currículo (esse formulário estará disponível durante o período definido no cronograma);
  •  o preenchimento correto de todas as informações é fundamental, pois a pontuação será baseada nos dados e documentos enviados;
  •  o sistema solicitará o upload dos comprovantes de todas as atividades e experiências descritas.

Os documentos devem ser enviados em um arquivo único ou separados?

A orientação do Enare é que os documentos sejam enviados separadamente, ou seja, cada certificado, declaração ou comprovante deve ser anexado individualmente no campo correspondente dentro do formulário.

Esse cuidado facilita o processo de verificação e análise por parte da comissão avaliadora, garantindo que cada atividade seja pontuada corretamente.

Os candidatos devem prestar atenção à qualidade e à legibilidade dos arquivos enviados, confirmando que todos os documentos estão devidamente digitalizados e apresentam boa resolução.

Arquivos em formatos comuns, como PDF e JPEG, são aceitos, mas é necessário seguir as especificações do edital quanto ao tamanho máximo de cada arquivo.

Enviar os documentos em arquivos separados também ajuda a garantir que todos os comprovantes necessários sejam anexados corretamente e que nenhuma informação relevante seja deixada de lado.

Posso fazer minha inscrição e ir adicionando os documentos aos poucos?

Outra dúvida comum é se é possível fazer a inscrição e ir adicionando os documentos aos poucos, até o término do prazo.

A resposta é não! O sistema do Enare 2024 indica que todos os documentos comprobatórios sejam preenchidos uma única vez no formulário disponível no site, sendo considerados somente os documentos e títulos pertencentes ao candidato, com data de expedição e com assinatura – caso o caráter do documento a exija.

Ou seja, separe os documentos antecipadamente, pois você terá que enviá-los de uma vez só, combinado?

O que pontua na etapa e quanto?

Cada componente do currículo tem um determinado valor, e o maior investimento para melhorar a pontuação é em publicações científicas.

Segundo o edital, os candidatos podem atingir uma pontuação máxima de 100 pontos na análise curricular do Enare​.

Especialidades de acesso direto

Confira abaixo os itens pontuáveis e suas respectivas pontuações máximas para as especialidades de acesso direto:

Atividade/DocumentoPontuaçãoPontuação máxima
Histórico escolar da graduação em Medicina– 50 pontos: pelo menos 50% de menção “A” ou “SS”, ou nota de 9 a 10;
– 40 pontos: pelo menos 50% de menção “A” e “B”, ou nota de 7 a 10;
– 30 pontos: pelo menos 50% de menção “A”, “B” e “C”, ou nota de 5 a 10.

N/A
Extensão na área da saúde4 pontos por programa ou projeto registrado na Pró-Reitoria ou Coordenação de Extensão da IES, com no mínimo 30 horas (exceto liga acadêmica e cursos de extensão)8 pontos
Participação em eventos e vivências no SUS0,5 ponto por evento, como VER-SUS e SEVI SUS, com no mínimo 20 horas9 pontos
Monitoria em componente curricular3 pontos por semestre letivo registrado na Pró-Reitoria ou Coordenação de Graduação da IEs9 pontos
Atividades de pesquisa6 pontos por ano de participação em programas como PIBIC, PIBID ou atividades de pesquisa voluntária12 pontos
Trabalhos científicos apresentados em congressos locais0,3 ponto por trabalho apresentado em jornadas científicas regionais ou locais1,5 pontos
Trabalhos científicos apresentados em congressos nacionais ou internacionais0,5 ponto por trabalho apresentado em eventos nacionais ou internacionais1,5 pontos
Artigos científicos publicados1 ponto por artigo publicado em periódicos não indexados ou anais de eventos3 pontos
Artigos publicados com DOI1,5 pontos por artigo publicado em revistas indexadas com registro DOI4,5 pontos
Participação em congressos na área profissional0,1 ponto por evento0,5 pontos
Representação estudantil1 ponto por ano de atuação em órgãos colegiados2 pontos
Ligas acadêmicas0,5 ponto por ano de participação em ligas acadêmicas registradas na instituição1 ponto
Proficiência em língua estrangeira1 ponto por língua com certificado de curso de, pelo menos, três anos1 ponto
Participação no PET Saúde/MEC1,5 pontos por ano de atividade3 pontos

Especialidades com pré-requisito

Confira agora os principais componentes avaliados e suas respectivas pontuações para programas com pré-requisito:

Atividade/DocumentoPontuaçãoPontuação máxima
 Aproveitamento durante o Programa de Residência Médica (PRM) pré-requisito– 50 pontos: pelo menos 50% das avaliações trimestrais com menção “A” ou “SS”, ou nota 9 a 10;
– 40 pontos: pelo menos 50% das avaliações com menção “A e B” ou “SS e MS”, ou nota de 7 a 10;
– 30 pontos: pelo menos 50% das avaliações com menção “A, B ou C” ou “SS, MS e MM”, ou nota de 5 a 10.
N/A
Curso de extensão na área da saúde durante o PRM5 pontos por curso registrado na Pró-Reitoria ou Coordenação de Extensão da IES, com no mínimo 30 horas10 pontos
Participação em eventos de extensão1 ponto por evento4 pontos
Trabalhos científicos apresentados em congressos locais0,5 ponto por trabalho apresentado em jornadas científicas regionais ou locais2 pontos
Trabalhos científicos apresentados em congressos nacionais ou internacionaisponto por trabalho apresentado em eventos nacionais ou internacionais4 pontos
Artigos científicos publicados em periódicos não indexados3 pontos por artigo publicado em periódicos não indexados ou anais de eventos6 pontos
Artigos científicos com registro DOI5 pontos por artigo publicado em revistas com ISSN e registro DOI, indexadas em bases científicas como Latindex, Scopus, Medline, Scielo ou Lilacs;10 pontos
Participação em congressos, simpósios ou jornadas1 ponto por evento com carga horária igual ou superior a 8 horas4 pontos
 Representação em órgãos colegiados da instituição durante o PRM3 pontos por atividade, com duração mínima de 12 meses6 pontos
  Cursos de pós-graduação (lato sensu ou stricto sensu)4 pontos por curso concluído que não faça parte do programa de residência4 pontos

Quais são os documentos comprobatórios aceitos pelo Enare? 

Depois de apresentar quais são as atividades que pontuam na análise curricular Enare e qual é essa pontuação, vamos falar sobre os documentos que comprovam essas atividades:

Acesso direto 

Para participar da análise curricular ENARE nas especialidades de acesso direto, os candidatos precisam apresentar uma série de documentos que atestam suas qualificações:

DocumentoDescrição
Histórico escolar da graduação em Medicinacópia do histórico escolar completo e assinado por um representante da Instituição de Ensino Superior (IES), contendo o nome das disciplinas e suas respectivas notas
Programa ou projeto de extensão na área de saúdecertificado ou declaração emitida pela Pró-Reitoria de Extensão ou órgão equivalente da IES, especificando a atividade de extensão, com carga horária e nome do projeto
Participação em eventos de extensão e vivências no SUScertificado ou declaração emitida por representantes da IES, Escola de Saúde Pública ou outros órgãos relevantes, como Secretarias Estaduais ou Municipais de Saúde
Monitoria em componentes curricularescertificado ou declaração emitido pela Pró-Reitoria de Graduação ou órgão equivalente da IES, especificando a disciplina e o período de participação, com uma carga horária mínima de 12 horas semanais.
Atividade de pesquisa (PIBIC, PIBID, PIBITI, outros)certificado ou declaração emitida pela Pró-Reitoria de Pesquisa da IES ou Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), indicando o período de participação e o nome do projeto.
Trabalhos científicos apresentados em congressos locaiscertificado de apresentação emitido pelo congresso ou evento correspondente.
Trabalhos científicos apresentados em congressos nacionais ou internacionaiscertificado de apresentação emitido pelo congresso ou evento, aplicável a eventos de maior abrangência.
Artigos científicos publicados em periódicos não indexadoscópia da primeira página do artigo ou do resumo publicado nos anais do evento.
Artigos científicos publicados com registro DOIcópia da primeira página do artigo publicado em revistas indexadas com registro DOI.
Participação em congressos, simpósios e jornadascertificado de participação emitido pela comissão organizadora do evento.
Representação estudantil em órgãos colegiadosdeclaração emitida pelo coordenador do órgão colegiado da instituição de ensino, especificando o tipo de representação e o percentual de participação.
Participação em ligas acadêmicascertificado de participação em ligas acadêmicas registradas na instituição de ensino, com duração mínima de 12 meses.
Certificado de proficiência em língua estrangeiracertificado de proficiência, válido na data de envio, ou certificado de curso de idioma com duração mínima de três anos.
Participação no PET Saúde/MECcertificado de participação emitido pela instituição responsável.

Pré-requisito

No caso das especialidades com pré-requisito, os documentos comprobatórios aceitos para a análise curricular Enare são:

DocumentoDescrição
Aproveitamento durante o PRM pré-requisito histórico do PRM emitido pela coordenadoria da COREME, incluindo a média aritmética das notas trimestrais avaliadas em cada ano do programa de residência.
Curso de extensão na área de saúde durante o Programa de Residência Médicacertificado ou declaração emitida e assinada por um representante da IES (Instituição de Ensino Superior).
Participação em eventos de extensãocertificado ou declaração assinada por um representante da IES específica para atividades de extensão.
  Trabalhos científicos apresentados em congressos, seminários, simpósios, fóruns e jornadas científicascertificado de apresentação do trabalho emitido por esses eventos.
Artigos científicos publicados em periódicos ou anais de eventoscópia da primeira página do artigo ou dos anais do evento com a página do resumo.
Artigo científico na área da saúde publicado em revista com ISSNcópia da primeira página.
 Participação em congressos, simpósios ou jornadascertificado de participação com carga horária emitido pelo congresso médico ou afins.
 Representação em órgãos colegiados da instituição durante o PRMdeclaração assinada pelo coordenador do órgão colegiado, especificando o tipo de representação estudantil realizada.
Conclusão de curso de pós-graduação (lato sensu ou stricto sensu) fora do programa de residênciacertificado ou declaração de conclusão emitida e assinada por responsável de programa de pós-graduação reconhecido pelo MEC.

Agora você sabe como funciona a análise curricular Enare!

Depois dessas listas detalhadas, você finalmente está preparado para enviar toda a documentação correta para não ficar atrás na análise curricular Enare.

Lembre-se que a análise curricular é importante e pode fazer a diferença na pontuação final. Lembre-se de que pequenas diferenças podem deixar você na frente ou atrás dos concorrentes.

Aproveite agora e faça nosso teste grátis de 7 dias do Intensivo R1. Ainda dá tempo de se preparar para a prova, e nosso intensivo é a opção número 1 — é o único curso para RM ultradirecionado por instituição!

Ana CarolinaAlcântara

Ana Carolina Alcântara

Cearense, nascida em Fortaleza em 1994 e formada em Medicina em 2019. Residência em Clínica Médica no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara. Apaixonada pela oportunidade de contribuir para a educação médica a partir da melhoria dos métodos de ensino e do estímulo ao desenvolvimento de novas habilidades dentro e fora da medicina. Siga no Instagram: @acbalcantara