Residência em Cardiologia: conheça as instituições mais buscadas em SP

Conteúdo / Residência Médica / Residência em Cardiologia: conheça as instituições mais buscadas em SP

A residência em Cardiologia é o principal caminho para o profissional que deseja cuidar de condições relacionadas ao coração e ao sistema circulatório. Essa é uma das áreas que mais possui possibilidades de atuação na rede pública e privada, o que favorece o desenvolvimento da carreira.

Esse programa não é de acesso direto. Para se tornar um cardiologista, é necessário concluir dois anos de residência em Clínica Médica. Na sequência, são mais dois anos em Cardiologia, sem contar as subespecialidades, que podem ser seguidas.

O tempo de formação em Cardiologia não é prolongado por acaso. O especialista dessa área é requisitado e deve estar preparado para lidar com um grande número de doenças ligadas ao coração.

Para entender a relevância da área, tenha em mente que as doenças cardiovasculares são responsáveis por cerca de um terço de todas as mortes no mundo, segundo pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS). Por isso, a especialidade é treinada em diversas instituições renomadas, como as citadas a seguir!

Quer ter uma preparação voltada para o seu R+ de especialidades clínicas? Conheça o Extensivo R3 de Clínica Médica da Medway, o curso que vai te preparar para o processo seletivo das principais instituições de São Paulo! Você terá tudo por 7 dias gratuitos para testar tudo que o curso tem a oferecer!

Para sua preparação ser prática e eficaz, temos tudo para você brilhar nas provas, como banco de questões comentadas, guias estatísticos sobre o que é cobrado nas avaliações, apostilas digitais, mapas de estudos e simulados exclusivos com questões complexas e específicas para a fase de R3. Além do MedBrain, nossa inteligência artificial que prepara o melhor caminho para aprovação.

É possível tirar as principais dúvidas com nossos professores especialistas. As dúvidas são tratadas individualmente por um time que fizeram a subespecialidade que você quer prestar e já passaram pela mesma fase que você está passando. Tá esperando o que? Venha testar o Extensivo R3 de Clínica Médica clicando AQUI!

USP

A Cardiologia é uma das especialidades clínicas mais disputadas na Universidade de São Paulo. Um dos motivos da concorrência é o Instituto do Coração (INCOR) do HCFMUSP, o hospital público que faz parte do programa de residência, especializado em Cardiologia, Pneumologia, Cirurgia Cardíaca e Torácica.

Não são apenas pacientes do Brasil que procuram atendimento nesse hospital. Ele é conhecido internacionalmente como um dos três maiores centros de Cardiologia do mundo em volume de atendimento e número de especialidades reunidas.

Durante as 2.880 horas de estudo da residência médica em Cardiologia, de 80% a 90% do período é preenchido por estágios práticos, enquanto o restante é dedicado para atividades acadêmicas. Se esse é o seu sonho, é preciso estar ciente do nível de dificuldade para a aprovação. Lembre-se de que é difícil, mas não é impossível!

Segundo o edital de 2023, foram disponibilizadas 52 vagas para a residência em Cardiologia. A relação candidato/vaga foi de 5,33, em um total de 277 candidatos, o que indica a importância da preparação intensa para as provas.

Unicamp

A Unicamp também é uma importante instituição para quem procura se especializar como médico cardiologista. Assim como na USP, o programa é composto por 60 horas semanais, com estudo no Hospital de Clínicas (HC), um dos maiores hospitais universitários do Brasil.

O renomado corpo clínico docente do hospital realiza cerca de 300 cirurgias cardiovasculares, 200 implantes de marcapasso e 1.200 cateterismos por ano. Há estrutura e treinamentos práticos que favorecem o programa.

Por esses motivos, a concorrência cresce cada vez mais, e os candidatos devem estar com foco total. Com um planejamento de estudos, direcionado por um guia estatístico com as temáticas recorrentes nas provas dos últimos anos, o rendimento pode ser maior e melhorar as chances de aprovação.

Unifesp

Estudar na Unifesp é o sonho de muitos futuros residentes. Os médicos graduados por lá são famosos por conquistarem diversos prêmios de pesquisa e na Academia Nacional de Medicina, o que atrai o olhar dos alunos. A residência médica em Cardiologia é realizada no Hospital São Paulo, referência nacional.

O hospital foi reconhecido pelos trabalhos desenvolvidos na área de Qualidade Assistencial em Cardiologia e congratulado no 74º Congresso Brasileiro de Cardiologia.

A Cardiologia da Unifesp ainda foi a única, entre as pertencentes ao Sistema Único de Saúde (SUS), a receber a Certificação de Reconhecimento de Qualidade Assistencial em Boas Práticas Clínicas em Cardiologia nos três eixos:

  • Síndrome Coronariana Aguda (SCA);
  • Insuficiência Cardíaca (IC);
  • Fibrilação Atrial (FA), destacada como único centro brasileiro a receber o certificado.

SUS-SP

A residência em Cardiologia pelo SUS-SP é uma experiência diferente das demais, pois reúne programas em variadas instituições. Porém, cabe destacar o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC) e o Hospital Beneficência Portuguesa.

O IDPC foi o primeiro a oferecer a residência nessa área no Brasil, quando ainda era chamado de Instituto de Cardiologia do Estado de São Paulo. Ele não se sobressai apenas pela brilhante história, visto que o corpo docente possui grande nome no mercado da saúde e conta com uma estrutura tecnológica avançada.

Já o Hospital Beneficência Portuguesa possui atendimento especializado em Cardiologia 24 horas. Além disso, há uma unidade cardiológica intensiva com leitos de cuidado intensivo e o maior parque hemodinâmico da América Latina.

Iamspe

Os residentes de Cardiologia do Sistema Iamspe de Saúde atuam no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), renomado e pioneiro em diversos setores da Medicina.

O programa tem a qualidade certificada ao ser reconhecido pelas Comissões Estadual e Nacional de Residência Médica como curso de especialização com treinamento em serviço.

Se você se interessou em se formar como especialista em Cardiologia nessa instituição, é importante estar preparado para a concorrência. De acordo com o edital de 2023, foram disponibilizadas apenas 2 vagas com uma concorrência de 6 pessoas para cada bolsa.

Ana KarolineBittencourt Alves

Ana Karoline Bittencourt Alves

Catarinense nascida em 1995, criada em Imbituba e apaixonada por uma praia. Formada pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2018, com residência em Clínica Médica pela Universidade de São Paulo (USP-SP 2019-2021) e professora de Clínica na Medway. "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender" - Paulo Freire. Siga no Instagram: @anakabittencourt