As instituições mais buscadas para fazer residência em Pediatria em SP

Conteúdo / Residência Médica / As instituições mais buscadas para fazer residência em Pediatria em SP

A residência em Pediatria foi feita para quem deseja se especializar no atendimento infantil e na resolução de casos complexos. Essa área é bastante desafiadora devido à alta concorrência.

Apesar disso, a Pediatria é um sonho para muita gente, não só pela especialidade fazer parte das cinco grandes áreas da Medicina e pelas possibilidades de subespecialização, mas também pelo gosto de trabalhar com o acompanhamento de crianças e jovens.

Além disso, o salário de um pediatra é um ponto levado em consideração por quem se interessa pela área. Não é à toa que são 39 mil médicos pediatras no país e mais de 1.800 programas de residência, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria.

Med Escolha

Antes de continuar, galera, você precisa de ajuda para escolher sua especialidade médica para começar a residência? Se sim, temos uma sugestão perfeita para você! O Med Escolha é o teste que vai te auxiliar a entender qual é a especialidade que encaixa com o seu perfil. Sabemos que é angustiante esse momento, por isso vamos te ajudar. Não perca tempo e clique AQUI para começar logo!

USP

Durante os três anos do programa de especialização em Pediatria na USP, você terá a oportunidade de atuar como residente no complexo hospitalar da instituição, composto pelo Hospital Universitário (HU) e pelo Hospital das Clínicas da FMUSP, principalmente no Instituto da Criança (ICr).

A trajetória é muito diversificada. Entramos em detalhes sobre ela na entrevista que fizemos com a Juliana, residente da USP, que contou em primeira mão como é a residência médica em Pediatria ali.

No R1 de Pediatria, o médico residente passa pela UBS, por estágios no HU, hospital secundário (enfermaria, pronto-socorro, alojamento conjunto e sala de parto e semi-intensiva neonatal) e alguns estágios no HC (enfermaria e pronto-socorro).

Já no R2, o residente passa por duas UTIs pediátricas, duas UTIs neonatais, pronto-socorro do ICr e estágio em uma enfermaria de alta complexidade. No R3, há contato com ambulatórios de diversas especialidades: Cardiologia, Reumatologia, Endocrinologia, Pneumologia, Nefrologia, Radiologia, entre outras.

Unesp

Antes de continuarmos, tenho uma dica para você que quer ser R1 em alguma das principais instituições de SP em 2025: teste o Intensivo R1 por 7 dias totalmente gratuitos e venha para a era do ultradirecionamento!

Conte com aulas direto ao ponto e ultradirecionadas para a instituição desejada, tecnologia de estudo personalizado pela nossa inteligência artificial, o MedBrain, um banco com mais de 70 mil questões comentadas por professores especialistas e simulados originais com gabarito inteligente!

Quer ser R1 em 2025? Clique aqui e comece já sua jornada ultradirecionada rumo à aprovação!

Voltando ao nosso tema, a Unesp é sempre uma instituição a considerar para se especializar como médico pediatra. O complexo hospitalar da universidade, que fica na cidade de Botucatu, proporciona uma vivência muito rica, ao mesmo tempo em que garante assistência a cerca de dois milhões de pessoas.

Apesar de ser o componente mais conhecido do complexo da Unesp, o Hospital das Clínicas de Botucatu é apenas um deles. Também há o Hospital Estadual Botucatu, o Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas (SARAD) e dois prontos-socorros, um adulto e um infantil.

O Hospital Estadual de Botucatu faz mais de 50 mil atendimentos por ano, proporcionando muita experiência para os residentes. Entre as instituições mais procuradas para a residência em Pediatria, a Unesp tem uma das menores concorrências.

Unifesp

Em termos de complexo hospitalar, a Unifesp não fica para trás: quem opta por fazer a residência de Pediatria por lá atua no Hospital São Paulo, reconhecido como o maior hospital universitário do país, onde os médicos também podem realizar o treinamento em serviço.

A trajetória é bastante rica: estágios de ambulatório, que incluem especialidades e Pediatria geral, UTI, neo, pronto-socorro e enfermaria. Conversamos com dois residentes de Pediatria da Unifesp para você saber como é o dia a dia na instituição.

Unicamp

A Unicamp é uma instituição de renome muito procurada por quem sonha em fazer residência em Pediatria em SP. No programa, você tem a oportunidade de ganhar experiência no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp e no Hospital Estadual Sumaré (HES).

SUS-SP

A prova de residência médica do SUS-SP é a maior do Brasil, contando com mais vagas: foram oferecidas 107 vagas no processo seletivo com acesso em 2023. No entanto, isso não significa menos concorrência entre os candidatos.

Uma das maiores diferenças entre o processo seletivo do SUS-SP e os de outras instituições é a prova, composta por somente uma fase: um exame de múltipla escolha, com 100 questões.

Os aprovados no processo seletivo podem escolher o hospital em que vão realizar a residência. São cerca de 50 instituições, algumas são bem concorridas, como o Hospital Santa Marcelina, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas, o Hospital do Coração (Hcor) e o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

IAMSPE

Apesar de contar com um processo seletivo dividido em três etapas (teórica, prática e entrevista), a prova “prática” do IAMSPE apresenta uma diferença: na verdade, é uma prova multimídia.

O número de vagas não foge do comum: no processo seletivo com acesso em 2023, foram oferecidas 8 vagas. A relação candidato-vaga seguiu o padrão das instituições anteriores: 20,13.

O treinamento em serviço na residência médica em Pediatria do IAMSPE é desenvolvido no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), sob a orientação de diversos profissionais.

Conte com a gente para escolher a instituição dos sonhos

Com o Intensivo R1 você tem aulas direto ao ponto, ultradirecionamento para 16 instituições de São Paulo e banco com mais de 70 mil questões!  Comece já seu teste grátis do Intensivo R1 e se prepare de forma ultradirecionada para as melhores instituições de São Paulo!

JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar. Siga no Instagram: @joaovitorsfernando