As instituições mais buscadas para fazer residência em Pneumologia em SP

Conteúdo / Residência Médica / As instituições mais buscadas para fazer residência em Pneumologia em SP

A residência em Pneumologia é cada vez mais importante e procurada, principalmente, porque mais pacientes surgem com doenças respiratórias hoje em dia. O resultado é que a carga de trabalho e as oportunidades para essa especialidade aumentam.

Cuidar de um órgão tão importante obviamente exige a atuação de bons médicos. Por conseguinte, a melhor maneira de se tornar um bom médico pneumologista é investindo em uma boa especialização. 

Diversas instituições oferecem programas de residência na área, o que pode gerar muitas dúvidas na hora do candidato escolher qual é a mais adequada. Abaixo, confira as cinco instituições mais buscadas para fazer Pneumologia em SP.

Quer ter uma preparação voltada para o seu R+ de especialidades clínicas? Conheça o Extensivo R3 de Clínica Médica da Medway, o curso que vai te preparar para o processo seletivo das principais instituições de São Paulo! Você terá tudo por 10 dias gratuitos para testar tudo que o curso tem a oferecer!

Para sua preparação ser prática e eficaz, temos tudo para você brilhar nas provas, como banco de questões comentadas, guias estatísticos sobre o que é cobrado nas avaliações, apostilas digitais, mapas de estudos e simulados exclusivos com questões complexas e específicas para a fase de R3. Além do MedBrain, nossa inteligência artificial que prepara o melhor caminho para aprovação.

É possível tirar as principais dúvidas com nossos professores especialistas. As dúvidas são tratadas individualmente por um time que fizeram a subespecialidade que você quer prestar e já passaram pela mesma fase que você está passando. Tá esperando o que? Venha testar o Extensivo R3 de Clínica Médica clicando AQUI!

USP

Provavelmente, você já sabe que a USP é uma instituição muito renomada, mas conhece como é a residência em Pneumologia no HC? Essa especialidade na USP é denominada programa de pós-graduação. A Pneumologia não é uma especialidade de acesso direto, ou seja, geralmente, exige pré-requisitos.

Ela dura dois anos e requer uma especialização prévia em Clínica Médica, que também dura dois anos. A carga horária anual é de 2.880 horas, ou seja, 60 horas semanais, que já incluem 24 horas semanais de plantão.

Os residentes que têm interesse nessa especialidade na USP passarão muito tempo no InCor, Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP. A concorrência aumenta a cada ano para ingressar em Pneumologia na USP.

Unicamp

A residência de Pneumologia na Unicamp também tem duração de 2 anos, com pré-requisito em Clínica Médica. As atividades são desempenhadas no Hospital de Clínicas da Unicamp, que tem alto fluxo de pacientes e casos de alta complexidade.

Para o acesso em 2023, a Unicamp ofereceu 2 vagas para essa especialidade, disputadas por 15 candidatos. Para saber mais, confira nosso artigo sobre a prova de residência médica na Unicamp.

Unifesp

A residência médica em Pneumologia na Unifesp tem como pré-requisito a graduação em Medicina e 2 anos de residência em Clínica Médica, como as outras instituições. 

Grande parte das atividades práticas da residência na Universidade Federal de São Paulo são desempenhadas no Hospital São Paulo, reconhecido como o maior hospital universitário do país.

A vivência da residência em Pneumologia na Unifesp passa por diversos setores ao longo do primeiro e do segundo ano, como ambulatório, enfermaria de Pneumologia, UTI em doenças respiratórias, laboratório de função pulmonar e broncoscopia.

SUS-SP

A residência em Pneumologia no SUS-SP segue o padrão das outras instituições: dois anos de residência com a especialização em Clínica Médica como pré-requisito, que também tem a duração de dois anos, além da graduação em Medicina, com duração de seis anos.

No processo seletivo de 2022, o SUS-SP ofereceu 1 vaga para a residência em Pneumologia. O processo seletivo é realizado em uma fase única, com uma prova composta de 100 questões de múltipla escolha. Mais de 50 instituições fazem parte da instituição. Por isso, é importante fazer a escolha com cuidado.

IAMSPE

A residência em Pneumologia no IAMSPE (Hospital do Servidor Público Estadual) tem a mesma duração e os mesmos pré-requisitos das outras instituições citadas acima: dois anos e uma especialização prévia em Clínica Médica, além da graduação em Medicina.

O processo seletivo do IAMSPE é semelhante ao de outras instituições para residência médica em SP (prova teórica, prova prática e entrevista). Porém, conta com um elemento diferente: assim como a Unifesp, o IAMSPE tem uma prova multimídia na segunda fase.

Já sabe onde vai cursar a residência em Pneumologia?

Então, agora que você já sabe um pouco sobre as cinco instituições mais buscadas para fazer residência em Pneumologia, temos mais uma dica para ajudar nessa escolha tão difícil. Na Academia Medway, temos diversos e-books e minicursos 100% gratuitos!

Podemos destacar alguns e-books que vão facilitar muito seu processo de escolha e de preparação para as provas, como o Novo Guia Estatístico da USP-SP, que indica quais assuntos priorizar nos estudos para a residência.

JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar. Siga no Instagram: @joaovitorsfernando