Você tem vontade de fazer residência em Reumatologia para examinar patologias que atingem tendões, ossos, músculos, articulações e ligamentos, bem como investigar a causa, o tratamento e o diagnóstico para essas doenças? Essa é uma boa escolha, pois se trata de uma carreira com excelentes oportunidades.
Para ter chances de se tornar um bom médico reumatologista, é fundamental fazer a residência em uma instituição que tenha um programa expressivo. Afinal, isso não assegura apenas um currículo completo, mas também um aprendizado com todas as habilidades e conhecimentos necessários à especialidade.
Quer ter uma preparação voltada para o seu R+ de especialidades clínicas? Conheça o Extensivo R3 de Clínica Médica da Medway, o curso que vai te preparar para o processo seletivo das principais instituições de São Paulo! Você terá tudo por 10 dias gratuitos para testar tudo que o curso tem a oferecer!
Para sua preparação ser prática e eficaz, temos tudo para você brilhar nas provas, como banco de questões comentadas, guias estatísticos sobre o que é cobrado nas avaliações, apostilas digitais, mapas de estudos e simulados exclusivos com questões complexas e específicas para a fase de R3. Além do MedBrain, nossa inteligência artificial que prepara o melhor caminho para aprovação.
É possível tirar as principais dúvidas com nossos professores especialistas. As dúvidas são tratadas individualmente por um time que fizeram a subespecialidade que você quer prestar e já passaram pela mesma fase que você está passando. Tá esperando o que? Venha testar o Extensivo R3 de Clínica Médica clicando AQUI!
No estado de São Paulo, estão algumas das melhores opções para especialização em Reumatologia. Quer conhecer mais a respeito do programa de cada uma para decidir qual tem mais a ver com seu perfil? Então, veja as mais procuradas pelos candidatos!
Como não poderia ser diferente, a lista das instituições mais procuradas inicia com a Universidade de São Paulo! Ela possui o maior complexo hospitalar da América Latina e uma infraestrutura completa para o estudo prático ao longo do programa com duração de dois anos.
Além disso, anualmente, o complexo é responsável por milhares de atendimentos ambulatoriais, urgentes e cirúrgicos. São inúmeros casos diferentes que ajudam a ampliar a visão dos médicos residentes.
A residência em Reumatologia na USP, que possui pré-requisito em Clínica Médica, concentra as atividades no Instituto Central do Complexo do Hospital das Clínicas da FMUSP. Ele conta com uma enfermaria de 16 leitos e um Hospital Dia com 10 poltronas, para pacientes que necessitam de infusão não biológica.
A estrutura ainda conta com 32 ambulatórios especializados. Ao todo, essa especialidade recebe mais de 2 mil pacientes por mês. O espaço está totalmente renovado e reformado, com salas específicas para ultrassom, Medicina do Exercício e Esportiva aplicada a doenças reumatológicas, capilaroscopia, centros de infusão e áreas de pesquisa.
Para completar, existem laboratórios destinados para a ciência do sistema musculoesquelético. Com todos esses pontos positivos, o programa de residência em Reumatologia da USP é uma referência nacional e internacional.
A Universidade Estadual de Campinas é outra instituição muito buscada por quem sonha com a residência médica em Reumatologia. Como é de esperar para uma grande cidade, a concorrência é apertada: no último edital, foram 32 candidatos para apenas 4 vagas. Então, é preciso se dedicar para conquistar uma bolsa!
A universidade oferece um ensino de primeira linha, ministrado por especialistas renomados do país. Ela também conta com um complexo hospitalar estruturado com tudo o que é necessário para a evolução da prática médica. Inclusive, a Unicamp valoriza a pesquisa e oferece respaldo para trabalhos científicos.
Por isso, a carga horária da residência em Reumatologia é distribuída em atividades teóricas, ambulatoriais e unidades de internação/interconsulta. O residente ainda atua nos laboratórios e na Medicina Física e Reabilitação, realiza estágios complementares na Ortopedia e na Reumatologia Pediátrica.
É uma vivência intensa, uma vez que a instituição recebe um grande número de pacientes por dia. Aliás, embora a maioria dos atendimentos aconteça no Hospital de Clínicas, é possível trabalhar no Hospital Estadual Sumaré (HES) e no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM).
Se o seu sonho é a residência em Reumatologia na Unifesp, também é necessário se preparar com muita dedicação. Isso porque a instituição disponibiliza apenas sete vagas por ano. A concorrência é bastante pesada, com a mesma quantidade de candidatos por bolsa, já que a instituição tem um dos programas mais renomados do país.
Os residentes dessa universidade têm atividades de ambulatório, enfermaria, plantões, aulas e discussões de caso, distribuídas em uma carga horária de mais de oito mil horas totais. A duração dessa residência em Reumatologia é de três anos, sendo mais extensa que nas outras instituições.
Ainda que a USP detenha o título de maior complexo hospitalar da América Latina, a Unifesp ocupa a segunda posição. As atividades do programa são todas aplicadas no maior hospital universitário do país, o Hospital São Paulo.
Ele se destaca pela estrutura dos laboratórios e dos ambulatórios, que possui leitos para a especialidade e UTIs para avaliação de pacientes internados, em casos de maior complexidade. Também há laboratórios completos e serviços de referência em ultrassonografia.
Vale ressaltar que as metodologias e o conteúdo do curso também possibilitam a atuação na indústria farmacêutica e na criação de novas drogas, uma área que tem bastante demanda na Reumatologia.
O IAMSPE é responsável por vários complexos hospitalares, mas o que mais se destaca é o Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE). Nele, são distribuídas todas as atividades de residência em Reumatologia, que possibilitam um treinamento de alto nível, tutorado por profissionais experientes, com equipamentos e laboratórios de última geração.
Os números do HSPE não ficam atrás dos outros hospitais citados anteriormente. São mais de 30 mil exames realizados por mês. Muitos deles são voltados para o diagnóstico de doenças reumatológicas.
Fazer o pré-requisito de Clínica Médica na instituição e continuar nessa especialização é a opção seguida por muitos alunos, que se sentem acolhidos e satisfeitos com a qualidade de ensino. O programa também permite que o residente faça um estágio opcional na Ortopedia para complementar os conhecimentos.
O IAMSPE tem uma concorrência bastante apertada. É importante acompanhar o edital e a divulgação das principais informações para não perder prazos. Também vale se atentar aos detalhes que colaboram com os estudos.
A Unesp é mais uma opção para especialização em Reumatologia em SP. No entanto, ela não está localizada na capital, mas em Botucatu. Atualmente, o complexo hospitalar da universidade atende a mais de 2 milhões de pessoas, o que intensifica a vivência durante o programa.
Além desse hospital, o residente tem atividades no Hospital Estadual Botucatu (HEBo), no Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas (SARAD) e em dois prontos-socorros, um adulto (PSA) e um pediátrico (PSP).
Ao longo dos dois anos, o estudante passa por atendimentos em ambulatório e consultório principal, em geral, para acompanhamento regular de pacientes. Há um tempo considerável em centros de infusão de imunobiológicos e laboratórios, para explorar técnicas que determinam anticorpos e antígenos.
Quando o médico residente adquire certa experiência, começa a participar de procedimentos invasivos sob a supervisão de orientadores e tutores. Eles podem ajudar caso haja interesse no desenvolvimento de pesquisas, incentivadas pela própria instituição.
Agora, você já sabe quais são as opções de residência em Reumatologia na capital e no interior paulista, então pode se preparar para os processos seletivos. Para isso, conte com a nossa ajuda!
O Intensivo São Paulo é o nosso curso preparatório que faz o jogo virar. Com videoaulas, materiais exclusivos, questões comentadas e professores de diversas áreas, você tem uma preparação completa e se sente mais seguro para responder às mais complexas questões das provas. Matricule-se e veja seu desempenho melhorar!
Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina. Siga no Instagram: @jodamedway