As instituições mais buscadas para fazer residência médica em Medicina do Trabalho em SP

Conteúdo / Residência Médica / As instituições mais buscadas para fazer residência médica em Medicina do Trabalho em SP

Já pensou em fazer residência em Medicina do Trabalho? Essa especialidade se preocupa com a prevenção de doenças no âmbito profissional e o controle de riscos à saúde na rotina do trabalhador.

O médico do trabalho e da segurança também cuida de normas e regras legais de promoção da saúde e da qualidade de vida dos colaboradores das empresas. Se o bem-estar dos colaboradores não vem em primeiro lugar, a produtividade e os resultados caem.

Ou seja, a Medicina do Trabalho promove e preserva a saúde dos trabalhadores. A demanda está maior a cada dia. Segundo a Demografia Médica de 2018, a Medicina do Trabalho é a 6ª especialidade em número de médicos no Brasil.

Med Escolha

Antes de continuar, galera, você precisa de ajuda para escolher sua especialidade médica para começar a residência? Se sim, temos uma sugestão perfeita para você! O Med Escolha é o teste que vai te auxiliar a entender qual é a especialidade que encaixa com o seu perfil. Sabemos que é angustiante esse momento, por isso vamos te ajudar. Não perca tempo e clique AQUI para começar logo!

Voltando para a Medicina do Trabalho, se você pensa em seguir essa carreira importante para a sociedade, que tal conhecer as instituições mais buscadas para fazer residência médica em Medicina do Trabalho em SP?

USP

Provavelmente, você já sabe que a USP é uma instituição muito renomada, mas como é a residência em Medicina do Trabalho no Hospital das Clínicas? Essa especialidade tem duração de dois anos e é de acesso direto, ou seja, sem pré-requisitos.

O médico residente que tem interesse nessa especialidade na USP deve conhecer o Instituto Oscar Freire (IOF), referido muitas vezes como Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da FMUSP.

Essas especialidades conversam entre si nesse departamento que é referência em ensino, pesquisa e extensão. No nosso Guia Definitivo da USP-SP, contamos tudo sobre essa estrutura e o que você precisa saber para ser um residente lá, desde a preparação à vida de quem já faz residência médica no HC.

Unicamp

Assim como a USP, a especialização em Medicina do Trabalho na Unicamp também é um programa de acesso direto, sem a exigência de outra especialidade como pré-requisito para ingressar. Ele tem a duração de 2 anos. Para 2023, 3 vagas foram ofertadas.

Esse é um programa relativamente novo na Unicamp, adotado em 2019. Para conferir os principais detalhes sobre o processo seletivo da instituição, é só dar uma olhada no nosso artigo sobre a prova da Unicamp.

As atividades da residência na Unicamp são desempenhadas no Hospital de Clínicas, que tem alto fluxo de pacientes e casos de alta complexidade. É evidente que, se você tem interesse em fazer Medicina do Trabalho nessa instituição, é melhor já ir se preparando.

Iamspe

Como na Unicamp, a residência em Medicina do Trabalho no Iamspe (Hospital do Servidor Público Estadual) também é de acesso direto e tem dois anos de duração. 

O processo seletivo do Iamspe é semelhante ao de outras instituições para fazer residência médica em SP (prova teórica, prova prática e entrevista). Porém, ela conta com um elemento diferente: assim como a Unifesp, o Iamspe tem uma prova multimídia na segunda fase.

Santa Casa (ISCMSP)

Na Santa Casa (ISCMSP), a formação como médico do trabalho funciona como nas outras especialidades já citadas: é uma residência médica de acesso direto, com duração de 2 anos. A oferta de vagas é grande: são 35 para a pós-graduação em Medicina do Trabalho.

Os critérios de seleção para essas vagas são entrevista e análise curricular. Quer saber mais sobre a prova de residência médica da Santa Casa? Clique aqui e confira como é a prova, direto ao ponto!

Um destaque da residência médica em Medicina do Trabalho nessa instituição é a visita às empresas, em que o aluno tem conhecimento de processos produtivos e avaliação de riscos ocupacionais.

Além disso, o programa conta com aulas práticas e atividades complementares de duas a três vezes por mês, como provas, atividade prática monitorada e orientação de monografia.

Prepare-se para entrar na instituição desejada com a nossa ajuda!

A residência em Medicina do Trabalho é muito procurada, visto a alta demanda de profissionais da área no mercado. Então, se é seu sonho ser um médico do trabalho, comece a procurar quais instituições podem fazer parte do seu futuro.

Quer se preparar para as principais avaliações do ano para residência adequando seu tempo de estudos ao período restante de preparação para a prova? Conheça os Extensivos Medway e otimize a sua preparação da melhor forma possível.

JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar. Siga no Instagram: @joaovitorsfernando