As principais cidades para fazer residência médica no Brasil

Conteúdo / Residência Médica / As principais cidades para fazer residência médica no Brasil

Fala, pessoal! Hoje vamos falar sobre as principais cidades para fazer residência médica. No Brasil, há muitas opções para quem vai fazer residência médica. São diferentes instituições de saúde e de ensino superior distribuídas em diversos estados e municípios.

Para fazer uma boa escolha, vale a pena conhecer quais são as possibilidades. Pode ter uma opção perto de você e você ainda não sabe.

Afinal, quais são as principais cidades para fazer residência médica no Brasil?

Na Região Sudeste, na Região Nordeste, na Região Sul, na Região Centro-Oeste e na Região Norte: em todas elas, existem opções para o médico que pretende se aperfeiçoar. Vamos considerar as principais cidades para fazer residência médica no Brasil:

São Paulo

Situada na Região Sudeste, São Paulo é a maior cidade do Brasil e da América Latina. É a capital do estado de São Paulo.

A cidade conta com um alto número de hospitais renomados que disponibilizam programas de residência médica (RM) em diferentes especialidades. Prepare-se para o processo fazendo nosso Intensivo R1.

Algumas vantagens que podemos citar são as tecnologias avançadas, as parcerias com instituições de ensino superior de outros países, acesso às inovações no campo das pesquisas.

Vale falar ainda da alta complexidade dos pacientes e da qualidade de organização dos serviços. É um ponto a favor do médico que almeja crescer em sua carreira. Confira algumas instituições de destaque na cidade:

USP

Antes de continuarmos, tenho uma dica para você que quer ser R1 em alguma das principais instituições de SP em 2025: teste o Intensivo R1 por 7 dias totalmente gratuitos e venha para a era do ultradirecionamento!

Conte com aulas direto ao ponto e ultradirecionadas para a instituição desejada, tecnologia de estudo personalizado pela nossa inteligência artificial, o MedBrain, um banco com mais de 70 mil questões comentadas por professores especialistas e simulados originais com gabarito inteligente!

Quer ser R1 em 2025? Clique aqui e comece já sua jornada ultradirecionada rumo à aprovação!

Voltando ao nosso tema, a USP é uma das mais celebradas universidades do país. A Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) tem, atualmente, 54 programas de especialidades de RM, que se dividem naquelas de acesso direto, com pré-requisitos, áreas de atuação e anos adicionais.

Aproximadamente, 60% dos médicos formados pela FMUSP participam dos programas de residência médica da Universidade de São Paulo. Os 40% restantes são ocupados por candidatos de outras universidades e de outros estados.

Unicamp

A RM da Unicamp é uma das mais disputadas no estado. E não é para menos, já que a universidade é uma das mais famosas do mundo. São 47 especialidades, 7 programas de anos adicionais, 36 áreas de atuação.

A Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp apresenta uma concorrência muito alta. Na RM de Neurocirurgia, já aconteceu de 49 concorrentes disputarem a oferta de 3 vagas.

Unifesp

A Escola Municipal de Medicina da Unifesp apresenta um programa de residência bastante concorrido. São mais de 1.060 médicos residentes que trabalham, principalmente, no Hospital de São Paulo.

Existem 84 especialidades de acesso direto e vagas com pré-requisito. A mais procurada é Neurocirurgia. O Hospital de São Paulo é um dos mais importantes centros de formação de médicos. Destaca-se por sua ampla produção científica há mais de 50 anos.

SUS-SP

A residência médica do SUS-SP é uma das maiores de São Paulo e do Brasil, tanto em quantidade de participantes como no número de instituições (são 50 instituições do estado, entre as quais o Hospital Santa Marcelina).

IAMSPE

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE) foi pioneiro em RM de Patologia Clínica no país.

Atualmente, são mais de 4 mil funcionários. Entre eles, estão 866 médicos que oferecem atendimento em 42 especialidades.

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro é a capital do estado de mesmo nome e está na Região Sudeste. Na cidade, está localizada uma das mais relevantes escolas de Medicina do Brasil. Conta com hospitais e instituições de saúde de excelência.

SES-RJ

A RM da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) será desempenhada em unidades hospitalares da SES e em unidades parceiras. Há diferentes especialidades, entre as quais:

  • Anestesiologia;
  • Cardiologia;
  • Cirurgia Geral;
  • Cirurgia Cardiovascular;
  • Clínica Médica;
  • Endoscopia Digestiva;
  • Medicina Intensiva;
  • Neurocirurgia;
  • Ortopedia e Traumatologia;
  • Pediatria;
  • Psiquiatria;
  • Hematologia e Hemoterapia.

SMS-RJ

Há somente prova objetiva no processo seletivo de residência médica da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ).

Belo Horizonte

Belo Horizonte é a capital de Minas Gerais, outro estado da Região Sudeste. A cidade é conhecida por seus hospitais de referência e programas de residência médica em diversas especialidades.

A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte oferece RM em Medicina de Família e Comunidade e Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família.

Os programas de RM têm entrada anual por processo seletivo. Os residentes têm direito a bolsa com valor definido pelo Ministério da Saúde.

Porto Alegre

Porto Alegre é a capital do Rio Grande do Sul, estado situado na Região Sul. Em Porto Alegre, está localizada uma das melhores universidades brasileiras. Os programas de residência médica são muito famosos nas áreas de Pediatria, Cirurgia e Oncologia.

Os editais da RM são divulgados todos os anos para mais de 70 instituições. A maioria dos processos seletivos acontece por processo seletivo unificado da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs).

Essa seleção também oferece vagas para residência médica em Santa Catarina (Região Sul), Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (Região Centro-Oeste) e Rondônia (Região Norte).

Mas só é unificada a primeira fase do processo, ou seja, a prova objetiva. Unidades que tiverem mais de uma etapa se responsabilizarão por elas.

Uma das vantagens do processo seletivo unificado é que a pessoa pode se candidatar a mais de uma vaga no mesmo concurso, em diferentes instituições, a partir de uma só prova. Vejamos algumas das mais importantes instituições de RM:

FURG

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) desenvolve diferentes programas de residência médica. Veja alguns deles abaixo:

  • Cirurgia Geral;
  • Anestesiologia;
  • Clínica Médica;
  • Medicina de Família e Comunidade;
  • Infectologia;
  • Pediatria;
  • Obstetrícia e Ginecologia;
  • Ortopedia e Traumatologia;
  • Pediatria – Neonatologia;
  • Programa de Pré-Requisito em Área de Cirurgia Básica.

ESP-RS

Os programas de RM da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (ESP-RS) acontecem em cidades diferentes. Além de Porto Alegre, a RM é oferecida em Esteio, Sapucaia do Sul, Canoas, Alegrete, Farroupilha, Santa Rosa, São Lourenço do Sul e Venâncio Aires. As seguintes especialidades são oferecidas:

Hospital de Clínicas

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre tem vínculo com a Faculdade de Medicina da UFRGS. São, ao todo, 44 especialidades de residência médica oferecidas pelo hospital. Algumas delas são:

  • Cancerologia;
  • Alergia e Imunologia;
  • Anestesiologia;
  • Medicina de Família e Comunidade;
  • Medicina do Trabalho;
  • Medicina Física e Reabilitação;
  • Cancerologia Pediátrica;
  • Medicina Intensiva Pediátrica;
  • Cardiologia;
  • Medicina Nuclear;
  • Nutrologia;
  • Coloproctologia;
  • Genética Médica;
  • Reumatologia;
  • Mastologia.

Recife

Recife é a capital de Pernambuco, estado da Região Nordeste. Recife é uma referência em Cardiologia e Neurologia, entre outras áreas.

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) realiza, todos os anos, o mais importante processo seletivo do estado. Também é um dos mais destacados da Região Nordeste.

Há diferentes especialidades, algumas de acesso direto, outras que exigem pré-requisitos. O processo seletivo tem duas fases:

  • prova escrita com peso 90;
  • análise de currículo com peso 10.

A prova escrita tem 100 questões de múltipla escolha para as especialidades de acesso direto. No caso das especialidades com pré-requisito, a prova tem 50 questões.

Para a análise curricular, devem ser enviados alguns documentos: histórico escolar; monitoria (se houver); iniciação científica (se existir); artigos publicados (se existirem); projetos de extensão ou PET saúde; trabalhos apresentados em eventos científicos.

Salvador

Salvador está entre as principais cidades para fazer residência médica no Brasil. É a capital da Bahia, o maior estado da Região Nordeste.

A cidade conta com hospitais e instituições de saúde de excelência e oferece programas de residência médica em diversas especialidades. Existem especialidades de áreas básicas/acesso direto e especialidades com pré-requisito ou áreas de atuação.

O SUS-BA é um processo seletivo unificado que abrange mais de 30 instituições situadas em diferentes municípios, incluindo Salvador e Feira de Santana. O processo seletivo é feito de uma prova com questões objetivas e discursivas, com respostas curtas.

As instituições que participam da RM são o Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia, Clínica Senhor do Bonfim, Escola Estadual de Saúde Pública (Sesab), Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (UFBA), Fundação Bahiana de Cardiologia e muitos hospitais (Ana Nery, Hospital da Bahia, Hospital do Oeste, Ernesto Simões Filho e outros).

Brasília

Brasília é a capital do Brasil e fica no Distrito Federal, na Região Centro-Oeste. Na capital federal, existem programas de RM em diferentes áreas: Neurologia, Oncologia, Cirurgia, Pediatria, entre outras.

Os programas de Brasília estão entre os mais procurados do país. Isso ocorre porque existe uma oferta elevada de vagas e porque há um treinamento referencial em especialidades diversas.

O processo seletivo é unificado e promovido pela Secretaria do Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Abrange aproximadamente 14 instituições. Geralmente, é executado pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES). São duas etapas: prova objetiva (120 pontos) e análise curricular (12 pontos).

Curitiba

Curitiba é a capital do Paraná, estado da Região Sul. A cidade é conhecida por seus hospitais de referência e oferece programas de RM em diferentes especialidades: Ortopedia, Cardiologia, Cirurgia e outras.

O edital mais importante do estado é o Processo Seletivo Unificado de Residência Médica da AMP (Associação Médica do Paraná), por meio da UCAMP (Universidade Corporativa da Associação Médica do Paraná).

Muitas instituições fazem parte do processo unificado de seleção. O edital individual com mais vagas pertence ao Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.

Outro edital é o da PUC-PR, com vagas para o HUC (Hospital Universitário Cajuru) e o HMSB (Hospital e Maternidade Santa Brígida).

O processo avaliativo se divide em duas etapas: na primeira, é aplicada uma prova objetiva; na segunda, é realizada uma análise e defesa do currículo e/ou uma prova prática.

Pronto, agora você já sabe quais são as principais cidades para fazer residência médica no Brasil! 

Agora você conhece quais são as principais cidades para fazer residência médica em nosso país: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, Brasília e Curitiba.

Existem diferentes opções em cada cidade. São boas instituições. Você pode aproveitar a oportunidade de fazer residência em um lugar que vai garantir excelência de conhecimentos, o que vai ser muito bom para sua vida profissional!

Estamos aqui para ajudar você! Conheça o Intensivo R1, o curso com ultradirecionamento para 16 instituições de São Paulo, aulas direto ao ponto e banco com mais de 70 mil questões comentadas! Comece já seu teste grátis com o curso que vai te preparar de forma ultradirecionada para as melhores instituições paulistas!

JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina. Siga no Instagram: @jodamedway