ABORL-CCF: tudo o que você precisa saber sobre a associação

Conteúdo / Residência Médica / ABORL-CCF: tudo o que você precisa saber sobre a associação

Com a missão de trabalhar sempre em busca da excelência da Otorrinolaringologia no país, promovendo a atualização profissional e o conhecimento, nasceu a ABORL-CCF no final da década de 80. Além disso, ela valoriza e colabora com a melhoria das condições de saúde da população brasileira.

A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) é uma entidade que se propõe a melhorar o desenvolvimento da especialidade. Além disso, ela promove o intercâmbio científico, técnico, cultural e social entre os profissionais associados.

Para entender os principais objetivos da associação e o papel dela para a melhoria da qualidade de atuação dos médicos otorrinolaringologistas, continue a leitura. Também saiba os principais passos para a obtenção do título de especialista na área.

A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial

Hoje, a ABORL-CCF conta com quase 5 mil médicos associados. Eles estão distribuídos em 21 sociedades e conselhos regionais do Brasil. Todos buscam por difusão do conhecimento médico por meio da produção científica e do desenvolvimento de ações efetivas, que promovam a melhoria da saúde da população. 

Durante todo o ano, a diretoria executiva e as comissões da associação realizam diversas reuniões. Algumas delas são feitas na sede da Associação e em locais estratégicos no país, para buscar o fortalecimento dos otorrinolaringologistas brasileiros.

A entidade é vinculada à Associação Médica Brasileira (AMB), promovendo o ensino e a pesquisa em diversos setores da Otorrinolaringologia. Ela também defende os interesses de todos os profissionais e membros associados.

Como se associar à ABORL-CCF

Se você tem interesse em se associar à entidade, basta acessar o site da instituição. Lá, realize o preenchimento dos dados solicitados e o envio dos documentos. Após isso, é só aguardar por um período de aproximadamente 30 dias para receber a confirmação. 

Podem se associar os médicos otorrinolaringologistas portadores do Título de Especialista em Otorrinolaringologia (TEO). O documento é emitido pela AMB após a aprovação no exame promovido pela ABORL-CCF.

Eventos e publicações

Esta entidade busca tratar o paciente, não apenas a doença, visando uma instrução humanista e especializada no ensino da Medicina. Desde 1979, a associação protagoniza congressos e eventos relevantes para a sociedade.

Com o foco na valorização do especialista em Otorrinolaringologia, a entidade  promove dezenas de eventos, congressos, jornadas e cursos on-line para o médico desenvolver potencialidades.

Título de especialista na Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial

A entidade disponibiliza uma série de informações sobre a obtenção do título. Além disso, é possível verificar a lista de todos os pré-requisitos, procedimentos e formas de preenchimento da ficha de inscrição. Assim, você sabe detalhadamente como realizar o envio dos documentos exigidos para obtenção do TEO-CCF.

Vale frisar que, para obter o título, é preciso ter finalizado a residência médica em Otorrinolaringologia, com registro no Conselho Regional de Medicina, conforme define o Art. 4º da Resolução do CFM Nº 1634 de 2002.

Ao concluir a residência e pegar a certificação, visite o site da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Após isso, é possível fazer seu cadastro para conseguir a titulação de especialista na área, seguindo todas as orientações.

Caso você mude de endereço antes da entrega do título, precisa entrar em contato com a instituição em até 45 dias da solicitação para efetuar as alterações necessárias. O prazo da AMB para o recebimento do certificado é de 120 dias corridos, a contar da data do pagamento da taxa de confecção.

A residência em Otorrinolaringologia

Já está pronto para essa especialização? Já dá para botar a mão na massa mesmo durante a residência, viu? Então, bora lá saber como entrar na residência médica em Otorrinolaringologia. Se esse é o seu sonho, é claro que a gente está aqui para te ajudar nessa jornada!

A residência em Otorrinolaringologia é de acesso direto. Isso quer dizer que, assim que você sair da graduação, basta ser aprovado em um dos processos seletivos para estar lá dentro. É uma forma prática de obter todo o aprendizado na área com profissionais que já possuem experiência.

A residência dura três anos, nos quais os treinamentos em serviço, ambulatórios, hospitais e prontos-socorros serão uma constante. Há várias excelentes instituições em que você pode tentar uma vaga para dar o pontapé no seu sonho.

Conheça mais sobre a especialidade no nosso blog

Agora que você já compreendeu o papel da ABORL-CCF para a especialidade de Otorrinolaringologia, que tal conhecer as principais funções da área? No nosso blog, você confere os detalhes sobre a atuação de um otorrinolaringologista e o mercado de trabalho da função. Aproveite!

Ana Karoline Bittencourt Alves

Ana Karoline Bittencourt Alves

Professora da Medway. Formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com Residência em Clínica Médica (2019-2021) e Medicina Intensiva (2022-2025) pela Universidade de São Paulo (USP - SP). Siga no Instagram: @anakabittencourt