A Associação Médica do Paraná (AMP-PR) foi fundada em 1933 pela união de três entidades: a Sociedade de Medicina, a Sociedade Médica dos Hospitais e o Sindicato Médico do Paraná. O intuito era representar a classe médica do Estado.
A exigência do cumprimento dos princípios da ética profissional pelos médicos, o estudo e a propagação da Medicina em todos os segmentos fazem parte da incumbência da AMP-PR. Além disso, a intervenção em todas as questões de saúde pública, visando sempre a seriedade e compromisso com a saúde das pessoas, também é de responsabilidade da instituição.
Tem intenção de seguir na carreira médica? Então, vale a pena acompanhar este artigo até o final e ficar por dentro de tudo sobre a Associação Médica do Paraná, incluindo o programa de residência médica. Vem com a gente!
Primeiro, é notória a relevância que o profissional obtém ao fazer parte da Associação médica do Paraná. Ser um associado enfatiza o engajamento e o compromisso com as questões, não somente de ética, como também da qualidade da prestação do serviço, trazendo segurança e conforto para os pacientes.
Para se associar à AMP-PR, basta acessar o site da associação e preencher os campos com as informações solicitadas. Também é preciso realizar o cadastro e acompanhar o andamento da inscrição. Estudantes de Medicina, médicos formados e outros profissionais da área da saúde são admitidos como associados.
Ao tornar-se um membro da Associação Médica do Paraná (AMP-PR), você tem direito a inúmeros benefícios, além de toda a gama de informações para se manter mais informado e aprimorado no exercício da profissão.
Alguns dos benefícios da AMP-Paraná são: convênios com empresas de viagens, descontos nos aluguéis de carros de passeios, descontos em farmácias em todo o Brasil, desconto em vinícolas, hotéis, seguros, academias, credenciais em eventos, palestras e materiais especializados.
A AMP-PR também possui programa de residência médica. Ele é realizado pela Universidade Corporativa, responsável pela organização e pela aplicação do concurso. Este ano, a instituição vai promover o 22º concurso.
O edital da AMP-PR é desenvolvido para médicos residentes com intenção de disputar uma vaga em hospitais do Paraná, já que é um processo seletivo unificado, abrangendo 31 instituições da região.
A Associação Médica do Paraná é inteiramente responsável pela aplicação da primeira fase do concurso. As outras etapas, como análise do currículo e prova prática, ficam a critério de cada instituição. Confira os hospitais que fazem parte:
O programa de Medicina no Paraná da Universidade Corporativa é realizado na UCAMP. A universidade virtual é desenvolvida nos parâmetros mais altos de qualidade e efetividade, de acordo com os padrões do Ministério da Educação.
Se você quer ficar por dentro de como se preparar melhor, acompanhe as informações do último edital aberto em 2021, referente ao preenchimento de vagas e ao início do programa de residência.
As inscrições foram abertas no dia 08/09/2021 e ficaram disponíveis por quase um mês, finalizando no dia 07/10/2021. Foi necessário o pagamento da taxa no valor de R$ 470,00 + COREMES. A primeira fase foi aplicada no dia 15/11/2021. O resultado saiu no dia 03/12/2021.
A primeira etapa do concurso foi composta por uma prova objetiva, contendo 100 questões de múltipla-escolha, incluindo 5 áreas de grande relevância.
As questões abordaram áreas de Cirurgia, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina Preventiva. A prova teve duração de 4h30, incluindo o tempo de preencher o cartão de respostas.
Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina. Siga no Instagram: @jodamedway