Desde o terceiro ano da faculdade, eu já sonhava em prestar residência médica num grande centro. Para isso, teria que alcançar um ótimo desempenho na prova de residência. Tive o incentivo do meu padrinho, único médico da família, que me estimulava a seguir seus passos.
Meu objetivo, em decorrência da prova, era ter a melhor formação possível em São Paulo. Então, iniciei os estudos com dois anos de antecedência, ainda durante o 5º ano da graduação. Agora, você vai saber como foi a minha experiência!
Antes de continuar, sabemos que você está aqui porque está pensando na sua preparação para as provas de residência médica, então tenho uma sugestão:
Estou falando do Extensivo Medway, nosso curso que conta com mais de 2.950 questões autorais e 15 simulados ao longo do ano! Quer fazer parte da mesma preparação dos mais de 40% dos aprovados na USP-SP, Unifesp, Unicamp, USP-RP e Iamspe em 2023? Clique AQUI para conhecer mais!
E temos novidades para 2024: você pode adquirir o novo Extensivo São Paulo Presencial, que terá o bônus de uma aula presencial toda semana! Agora você tem diversas opções diferentes para se preparar para as provas de residência médica. Venha entender melhor AQUI!
Ainda não acabamos! Você vai poder ter acesso ao teste gratuito de 7 dias desse curso para descobrir! E de quebra poderá conhecer, na prática, os recursos como MedBrain, videoaulas completas e mais de 50 mil questões comentadas e simulados originais que fizeram parte da preparação de muitos candidatos aprovados. Tá esperando o que? Clique AQUI para começar agora!
Enfim, estudei com tranquilidade, sem a preocupação de sacrificar as horas de lazer e em família. Afinal, estava adiantado em relação à concorrência que, na maioria das vezes, estuda para a prova de residência por apenas um ano.
Infelizmente, percebi que o meu desempenho não estava como eu desejava. Com medo de falhar, parei de realizar simulados e estudava somente as matérias que gostava. Com essa decisão, o ano se passou e os resultados não foram positivos.
No ano seguinte, voltei a fazer os simulados e me esforcei para estudar todas as matérias, pois estava decidido a passar na prova de residência custasse o que custasse. A melhora no rendimento foi visível, mas ainda abaixo de 75% de aproveitamento.
Enquanto estava desiludido e desanimado, tive a ajuda que eu precisava para estar pronto e fazer as provas de residência médica. Uma amiga me apresentou técnicas de estudo utilizadas por concurseiros que mudariam o rumo dos meus estudos.
Inicialmente pensei que não seriam úteis para mim. Mas estava enganado e naquele ano, quando passei a utilizá-las, minha produtividade mudou positivamente e senti que seria uma vantagem para as provas. Confira a seguir as técnicas que vão impulsionar sua rotina de estudos!
Para ter um alto rendimento e um bom desempenho ao fazer a prova, você terá que parar de gastar horas olhando a linha do tempo do Facebook, o feed do Instagram e as conversas do WhatsApp.
Num piscar de olhos, a distração que inicialmente dura 15 minutos pode chegar a mais de uma hora. Nesse tempo, é possível estar estudando uma matéria importante, sendo produtivo para passar na prova e fazer residência médica.
Para isso, desliguei as notificações do celular e o mantive longe do ambiente de estudo. Em contrapartida, utilizei aplicativos que bloqueiam o acesso às redes durante determinado período.
Para colocar essa técnica em prática, é preciso de um cronômetro e da lista de tarefas do dia. Assim, dividi minha produtividade diária em blocos de 25 minutos, que são chamados de pomodoros devido ao formato de tomate do cronômetro que deu origem ao método.
Durante cada bloco de 25 minutos, é preciso estar com a atenção focada em apenas uma tarefa que foi designada. Após cada pomodoro, há uma pausa de cinco minutos para relaxar. Ao concluir quatro ciclos desses, o tempo de descanso aumenta para 15 e 30 minutos.
Se houver distração em um dos blocos, independente de qual seja, o pomodoro é anulado e o estudante começa a atividade do zero. Assim, percebi que era realmente importante manter o foco para não ter retrabalho no que estava fazendo.
De modo semelhante ao Pomodoro, os estudos são cronometrados sem rigidez no limite de tempo. Faça o estudo em ciclos e com pausas entre eles. A cada ciclo terminado, as pausas aumentam.
Neste método, utiliza-se uma tabela para organizar todas as horas líquidas de estudo e quais atividades foram finalizadas no período. Desse modo, é possível avaliar produtividade, eficiência e déficit.
Aproveite que está navegando em nosso blog e faça o download do Template de Horas Líquidas que preparei para você. Com essa ajuda, tudo está pronto para começar a aplicar essa técnica em sua rotina de estudos.
Por experiência própria, sei que o tempo do estudante de medicina é curto e precisa ser bem aproveitado. Muitas vezes assisti as aulas pensando que poderia finalizá-las com mais rapidez e desejei pular partes que não acrescentavam ao conteúdo.
Foi assim que encontrei o Video Speed Controller. Essa extensão do Google Chrome te ajuda a criar atalhos no teclado para acelerar ou reduzir a velocidade de qualquer vídeo que você assistir no navegador.
Imagine quanto tempo é possível economizar assistindo aulas em velocidades mais rápidas? Basta se manter focado e fazer anotações, que seu estudo estará ainda mais otimizado e você conseguirá fazer mais aulas.
Tenho certeza de que você vai conseguir ser ainda mais produtivo com essas técnicas e levar seu desempenho na prova de residência lá pro alto! Aliás, se quiser uma ajudinha nos estudos, conte com o nosso Extensivo, que inclui a nossa Mentoria e o MedBrain, que vai traçar uma jornada de estudos personalizada para você com base no seu desempenho e nas estatísticas das instituições que você quer prestar.
Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração. Siga no Instagram: @alexandre.remor