Boletim epidemiológico: você sabe o que é isso?

Conteúdo / Medicina de Emergência / Boletim epidemiológico: você sabe o que é isso?

Tenho certeza de que, em tempos de pandemia, você já ouviu o termo boletim epidemiológico, não é mesmo? Mas o que é isso? Para que serve? Quem pode fazer um boletim? Consigo acessar os boletins do Ministério da Saúde? Depois deste texto, você saberá a resposta para todas essas perguntas!

O que é um boletim epidemiológico?

Os boletins são documentos elaborados pela Secretaria de Vigilância em Saúde com o objetivo de difundir de forma clara e objetiva o conhecimento epidemiológico das principais doenças e agravos relacionados à saúde pública. 

São instrumentos repletos de informações relevantes com potencial de contribuir para o aprimoramento das ações em Saúde Pública no país. 

Foram instituídos através da portaria SVS N. 15, de 26 de abril de 2018, que “regulamenta o Corpo Editorial e as condições para a manutenção e o aprimoramento da publicação”. Essa portaria define o que é um boletim epidemiológico:

“O Boletim Epidemiológico é o veículo institucional da SVS/MS, com publicação periódica, de caráter técnico-científico, de acesso livre, em formato eletrônico, responsável pela divulgação das análises da situação epidemiológica de doenças e agravos de interesse da Saúde Pública, de descrições de monitoramento de eventos com potencial para desencadear emergência de Saúde Pública, de relatos de investigação de surtos e de outros temas de interesse das ações de vigilância em saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).”

Na prática, é um documento que as secretarias de vigilância emitem para poder disponibilizar, para a população, as informações acerca de algum agravo. Esse agravo comumente é uma doença infecciosa, mas isso não é obrigatório! O boletim pode ser feito para uma doença crônica, como Diabetes

Pode ser feito, também, para algum agravo externo, como um boletim sobre violência. Enfim, as possibilidades são infinitas! Vai depender do que a secretaria de vigilância considera como pertinente para aquela população!

Ok, mas quem pode fazer esses boletins?

Falamos, acima, que é papel das Secretarias de vigilância em saúde, né? Mas então significa que os boletins são feitos apenas a nível municipal? 

Não!

Esse documento pode ser feito pela secretaria de vigilância municipal, pelas secretarias de vigilância em saúde estaduais e, também, pelo Ministério da Saúde, a nível nacional. Na realidade, qualquer setor de vigilância pode realizar um boletim epidemiológico. Independente do nível da instância. 

Olhe só exemplos de boletins da Covid-19 nas três instâncias (municipal, estadual e federal)

  • Municipal – Cidade de Campinas (SP)
  • Estadual – Boletim do estado de São Paulo
Boletim epidemiológico estadual
Boletim da Covid-19 do estado de SP (fonte: https://www.seade.gov.br/coronavirus/)
  • Federal – Ministério da Saúde

Ok, mas onde consigo acessar o boletim epidemiológico?

De modo geral, os boletins ficam disponíveis nas páginas oficiais do setor que criou o boletim. Por exemplo, na página da Vigilância em Saúde de um município, ou de um Estado. 

No caso do Ministério da Saúde, esse acesso é super fácil! Isso porque todos os boletins nacionais estão centralizados em uma página da internet específica

Página do Ministério da Saúde
Página do Ministério da Saúde para acesso dos boletins epidemiológicos oficiais (fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/boletins-epidemiologicos)

Ao clicar no ano de interesse, é possível ver a lista dos boletins. Olhe só:

Página do Ministério da Saúde
Página do Ministério da Saúde para acesso dos boletins epidemiológicos oficiais (fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/boletins-epidemiologicos/edicoes/2022)

Por hoje é só!

Esperamos ter esclarecido as dúvidas em torno do que é boletim epidemiológico e qual é o manejo correto dessa condição. Aqui, no nosso blog, disponibilizamos uma série de conteúdos sobre Medicina de Emergência e residência médica para contribuir com sua preparação.

Para quem quer acumular mais conhecimento ainda sobre a área, o PSMedway, nosso curso de Medicina de Emergência, pode ser uma boa opção. Lá, mostramos exatamente como é a atuação médica na Sala de Emergência.

Referências

BRASIL. Portaria nº 15, de 26 de abril de 2018. Institui o Boletim Epidemiológico como publicação periódica da Secretaria de Vigilância em Saúde e regulamenta o Corpo Editorial e as condições para a manutenção e o aprimoramento da publicação. 2018.

BRASIL. Boletins epidemiológicos. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/boletins-epidemiologicos. Acesso em 13 mar 2022. 2022.

BRASIL. Boletim Epidemiológico Nº 103 – Boletim COE Coronavírus. Disponível em:  https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/boletins-epidemiologicos/covid-19/2022/boletim-epidemiologico-no-103-boletim-coe-coronavirus.pdf/view. Acesso em 13 mar 2022. 2022.

ESTADO DE SÃO PAULO. Boletim epidemiológico do Coronavirus. Disponível em:  https://www.seade.gov.br/coronavirus/.  Acesso em 13 mar 2022. 2022.
CAMPINAS. Boletim epidemiológico semanal – Covid-19. Disponível em: https://covid-19.campinas.sp.gov.br/sites/covid-19.campinas.sp.gov.br/files/recomendacoes-tecnicas/42_29_12_21_BoletimSemanal_COVID19.pdf. Acesso em 13 mar 2022. 2022.

É médico e quer contribuir para o blog da Medway?

Cadastre-se
MatheusCarvalho Silva

Matheus Carvalho Silva

Matheus Carvalho Silva, nascido em 1993, em Coronel Fabriciano (MG), se formou em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Residência em Cirurgia Geral na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM).