CFM publica Demografia Médica 2024: confira!

Conteúdo / Residência Médica / CFM publica Demografia Médica 2024: confira!

O Conselho Federal de Medicina (CFM) lançou os dados da Demografia Médica 2024. Essa é a 7ª edição do estudo e trouxe o levantamento de informações sobre a atuação dos médicos no país a partir do último ano base (2023) até janeiro deste ano. 

Além da quantidade de médicos, outras informações como o número de escolas médicas, perfil dos profissionais e distribuição nas regiões do país também foram publicadas. Todos esses dados permitem entender o cenário atual da medicina brasileira. 

A nova edição mostrou que o Brasil atingiu a marca de 575.930 médicos ativos. Essa é a maior taxa já registrada, com uma proporção de 2,81 profissionais por mil habitantes. Em 2023, a proporção era de 2,69: confira na íntegra

Distribuição pelas regiões do Brasil 

Os dados mostram que apesar do aumento do número de médicos, a proporção desses profissionais não está bem distribuída pelo país. Enquanto o Sudeste possui uma taxa superior à média de 2,81 profissionais por mil habitantes, no Norte essa taxa é de 1,73 por mil habitantes. 

Região% de médicos no território% da população no territórioRazão dos médicos por habitante
Sudeste51%41%3,76 médicos por mil habitantes
Nordeste19,3%26,8%2,22 médicos por mil habitantes
Sul15,8%14,8%3,27 médicos por mil habitantes
Centro-Oeste 9%8,1%3,39 médicos por mil habitantes
Norte4,9%9,3%1,73 médicos por mil habitantes
Fonte:https://portal.cfm.org.br/noticias/aumento-recorde-no-total-de-medicos-no-pais-pode-ser-cenario-de-risco-para-a-assistencia-avalia-conselho-federal-de-medicina/

Aumento das mulheres na medicina 

A Demografia Médica 2024 ainda trouxe informações que mostram o aumento das mulheres na medicina. Apesar desse público ainda não ser maioria entre os médicos no Brasil, a taxa está aumentando cada vez mais.  

Em 2009, as mulheres representavam 40,5% dos médicos no Brasil. Em 2022, esse número passou a ser 48,6%. Na edição deste ano, o público feminino representou 49,92% do total de médicos no país. A Demografia Médica do CFM 2024 estima que ainda neste ano, esse percentual ultrapassará o do público masculino. 

Atualmente, entre os médicos com 39 anos ou menos, as médicas já são maioria, representando 58% em comparação a 42% dos médicos. 

Médicos Especialistas x Generalistas 

Outro dado importante é com relação a diferença entre os médicos especialistas e os médicos generalistas. O número total de especialistas é de 323.249, enquanto o de generalista é de 275.324. 

Isso mostra o quanto o mercado está se tornando cada vez mais competitivo, sendo necessário que os futuros médicos invistam em especialização e desenvolvimento profissional. 

Aumento no número de escolas médicas

O levantamento também mostra o aumento do número de escolas médicas no país. Os dados mais recentes apontam que atualmente, existem 389 escolas médicas distribuídas pelo país — em 1990, esse número era 78. Cabe ressaltar que essa é a segunda maior quantidade do mundo, ficando atrás somente da Índia. 

Em publicação oficial, o Conselho Federal de Medicina expôs a sua preocupação com a velocidade de abertura de novas escolas de medicina e o aumento das vagas já existentes: 

“O aumento no número de faculdades de medicina e a expansão das vagas nos cursos existentes contribuíram significativamente para o aumento do contingente de médicos disponíveis no mercado. Contudo, este cenário também suscitou questionamentos sobre a qualidade da formação médica oferecida. Sabemos que quantidade significativa de cursos estão em municípios que não atendem critérios mínimos para a boa formação de futuros médicos. De forma complementar, há ainda a carência de médicos capacitados ao ensino, ou seja, estamos tornando a medicina brasileira precária. Se antes nosso País era reconhecido mundialmente pela competência de seus médicos, agora essa convicção está sob ameaça”, destaca José Hiran Gallo, presidente do CFM. 

Dessa forma, com essa nova edição da Demografia Médica 2024 uma preocupação que surge é se o aumento das instituições pode afetar na formação de qualidade dos futuros médicos que vão atender a população brasileira. 

Aqui no blog da Medway você tem acesso as principais notícias e informações sobre residência médica e atualizações da área médica. Por isso, não deixe de ficar atento às novidades! 

AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração. Siga no Instagram: @alexandre.remor