Quem almeja se tornar urologista também quer saber quais são as principais cirurgias que competem a esse especialista. Por isso, hoje, vamos contar um pouco dos procedimentos de cirurgia urológica!
O médico urologista é responsável pelo tratamento dos problemas relacionados ao trato urinário tanto de homens quanto de mulheres, cuidando do aparelho genital dos homens.
Todo urologista deve obrigatoriamente cursar seis anos de graduação em Medicina, partir para especialização na residência médica em Cirurgia Geral como pré-requisito e fazer a residência médica em Urologia depois.
Uma coisa importante de lembrar é que a Urologia apresenta interface com praticamente todas as especialidades médicas. Na maioria dos casos, o especialista atende aos pacientes em consultório, acompanha os internados e realiza as cirurgias e os exames diagnósticos em clínicas especializadas.
Tradicionalmente, compete ao médico urologista o importante papel na realização de exames preventivos e check-up para os homens. Isso porque, hoje, existem campanhas de conscientização que levam os homens a buscarem cada vez mais por exames preventivos.
É claro que quem passa tanto tempo estudando durante a graduação e se especializando por meio de uma residência médica quer ver o retorno do esforço materializado em boa remuneração.
Quem embarca na área da cirurgia urológica encontra bons salários, um mercado de trabalho amplo, em franca expansão, e o mais interessante: liberdade de atuação nas mais diferentes frentes na especialidade médica.
Os dados de novembro de 2021 a outubro de 2022 colhidos segundo a pesquisa do site Salario.com.br mostram que o salário de um urologista pode chegar a R$ 11.607,23 por uma média de 29 horas de trabalho semanais, levando em conta profissionais em regime CLT de todo o Brasil.
Como nada na vida é estanque, além dos atendimentos do consultório, as cirurgias eletivas e de emergência aumentam consideravelmente os rendimentos desse profissional. Quer saber quanto os cirurgiões de cada especialidade ganham? Então, confira o artigo que preparamos.
Com os mais recentes e modernos avanços tecnológicos, essa especialidade necessita cada vez mais de profissionais habilitados e capacitados ao uso dos recursos e dos equipamentos para o tratamento dos pacientes.
A Urologia é uma área que envolve uma gama de subespecialidades clínicas e cirúrgicas que podem ser feitas após a residência e habilitam ainda mais o médico na atuação.
Os casos de infertilidade acometem muitos homens e levam grande parte desse público aos consultórios médicos para ajudar os casais inférteis, fazer reversão de vasectomias ou a realização delas.
O transplante renal é uma cirurgia realizada pelo urologista com o acompanhamento posterior do nefrologista, que analisa e dá sequência ao tratamento com diálise, se for necessário. É uma subespecialização muito buscada, assim como a Urologia Feminina, já que perdas urinárias pós-gravidez ou em idosas são bastante comuns.
A prevalência do câncer de próstata na população masculina brasileira faz com que a subespecialidade Uro-oncológica seja bastante procurada, assim como a Uropediatria, que trata de crianças que apresentam qualquer tipo doença urológica, muitas vezes diagnosticadas ainda no pré-natal.
O avanço da sociedade rumo a uma velhice cada vez mais ativa e comum eleva a Andrologia e a Neuro-urologia aos postos de subespecialidades com bastante procura dos recém-saídos da especialização em Urologia.
A gente já falou que o caminho a ser percorrido por quem deseja se tornar um médico especialista em Urologia é bastante longo porque a função é bem complexa: são três anos de duração na residência médica em Urologia, forma de se especializar na área.
No entanto, ela exige o pré-requisito de dois anos de residência médica em Cirurgia Geral. Logo, a especialidade cirúrgica da Urologia demanda pelo menos cinco anos de formação após a conclusão da graduação em Medicina.
Como citado anteriormente, são inúmeros os caminhos que podem ser seguidos na Urologia. Não se trata apenas de mais um curso. São dois ou mais anos de estudos para ter conhecimento e experiência em uma área ainda mais específica, atuando com segurança e eficiência no dia a dia.
Se quiser, você ainda pode cursar uma ou mais pós-graduações lato sensu na área da Urologia para aprimorar seus estudos, avançar rumo ao mestrado e ao doutorado e atuar na área acadêmica, ajudando a formar com qualidade outros profissionais da Cirurgia Urológica ou de outras áreas.
Agora que você conheceu mais detalhes sobre a cirurgia urológica, conheça o Extensivo SP, um curso preparatório com videoaulas, acervo de questões, simulados, estudos direcionados, etc. Assim, você se prepara com qualidade e encara o desafio de se tornar um urologista de sucesso.
Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina. Siga no Instagram: @djondamedway