Fala, galera! Quem chegou até aqui provavelmente passou no Enare 2023 e agora está em outra etapa mega importante deste processo seletivo: a seleção da instituição na qual você vai ingressar para fazer o seu programa de residência médica.
Uma responsa e tanto, não é mesmo? Nesse exame unificado, conhecido como o “ENEM dos médicos”, o sistema de classificação vai de acordo com a sua nota e seu desempenho. Mas é preciso se atentar a alguns detalhes e é exatamente sobre isso que a gente quer dar algumas dicas.
Antes de seguirmos, tenho uma dica para você que quer ser R1 em alguma das principais instituições de SP em 2025: teste o Intensivo R1 por 7 dias totalmente gratuitos e venha para a era do ultradirecionamento!
Conte com aulas direto ao ponto e ultradirecionadas para a instituição desejada, tecnologia de estudo personalizado pela nossa inteligência artificial, o MedBrain, um banco com mais de 70 mil questões comentadas por professores especialistas e simulados originais com gabarito inteligente!
Quer ser R1 em 2025? Clique aqui e comece já sua jornada ultradirecionada rumo à aprovação!
Então, bora lá? A seguir, a gente te conta tudo sobre instituição e vagas do Enare 2023 para que você faça a melhor escolha para a sua carreira.
Na escolha de vagas do Enare, o candidato escolhe sua especialidade em um sistema muito parecido com o do ENEM e do Sisu. A principal diferença, entretanto, é que a sua escolha permanece desde o momento da inscrição.
Só é possível alterá-la na terceira chance de escolha e para um possível cadastro reserva e lista de espera. Por isso é tão importante fazer uma seleção cuidadosa daquilo que você quer.
Depois desse processo de escolha, a divulgação da 1ª, 2ª e 3ª classificação por instituição é feita pela Ebserh em datas diferentes. Em todas as ocasiões são os candidatos com maiores notas os privilegiados, ou seja, é mesmo o desempenho que determina quem conquista cada vaga.
A intenção do Enare é realmente democratizar o acesso aos programas, o que justifica esse critério de classificação e sistema de vagas.
Todos os candidatos podem escolher tanto instituição quanto especialidade, de acordo com seus interesses, sem que precisem priorizar critérios como falta de recursos financeiros para inscrição, conflito na agenda, entre outros.
Mas e então, como funciona o processo de escolha da instituição para o Enare 2023? Veja o passo a passo completo agora mesmo!
Para começar, você escolhe sua especialidade no momento da inscrição. Se por acaso um candidato se inscreve mais de uma vez em diferentes especialidades, o sistema confirma apenas a última inscrição, para que seja justo para todos.
A sua nota final é calculada pela soma da prova objetiva (90%) e análise curricular (10%). Os candidatos com atividades no PRAVB ou no PRMGFC ganharam 10% de adicional em cima da nota final.
A 1ª oportunidade de escolha da instituição rola entre os dias 23 a 26 de janeiro de 2023. O candidato busca e sinaliza sua opção, que deve estar de acordo com a nota de corte igual ou inferior à nota final do Enare 2022/2023.
Só é possível escolher uma instituição, mas você pode fazer a troca várias vezes por dia no sistema. A 1ª classificação por instituição sai no dia 27 de janeiro de 2023, e os candidatos aprovados podem fazer a inscrição conforme os prazos das instituições.
A escolha de vagas abre novamente entre 28 e 30 de janeiro de 2023, para preencher vagas ociosas. Então, candidatos que ficaram de fora da primeira chance podem repetir o mesmo processo. O resultado será divulgado no dia 31 de janeiro de 2023 e os aprovados poderão fazer matrícula.
Por fim, a 3ª oportunidade acontece de 1º a 2 de fevereiro de 2023, com resultado divulgado em 3 de fevereiro de 2023. Nessa opção você pode alterar especialidades, participar do cadastro reserva ou entrar para a lista de espera nacional.
O cadastro reserva serve para preencher possíveis desistências nas instituições participantes; enquanto a lista de espera preenche vagas ociosas e trancamentos.
Em todos os casos, o critério é sempre a maior nota, portanto, foque em estudar muito para conseguir a maior pontuação possível e passar logo de primeira, sem ter que se preocupar com essas oportunidades seguintes que só geram mais ansiedade e nervosismo e nem mesmo garantem a aprovação.
E se você quiser mandar bem na hora dos vamos ver, não se esqueça de que a Medway pode te ajudar nessa missão!
Confira nossos Extensivos e faça a sua inscrição naquele que mais atende às suas necessidades. De qualquer forma, você vai estudar com os melhores, com resultados garantidos. É pra tirar de letra e conquistar o sonho de ser R1 em uma instituição renomada!
A nota de corte do Enare é indispensável para a escolha da instituição. Todos os dias, à meia-noite, há uma atualização no sistema, que mostra as notas de corte de cada especialidade e instituição. Deu pra notar a semelhança com o Sisu? Não é à toa que o Enare também é conhecido como “ENEM dos médicos”.
A nota de corte nada mais é do que a nota final do último candidato que fez essa pré-inscrição, conforme a quantidade de vagas disponíveis pela instituição em cada especialidade. Então, esse último candidato estaria automaticamente aprovado para a 1ª oportunidade.
Verificar essa atualização é uma forma de assegurar que a sua nota de corte realmente está dentro das vagas previstas. Assim, fica mais fácil escolher se a escolha por aquela instituição será mantida ou alterada, sempre prezando a aprovação.
Confira a nota de corte pelo menos uma vez por dia. Os resultados mudam o tempo todo, então não dá para dormir no ponto e perder sua grande chance de conquistar a vaga na especialidade dos sonhos.
Ao todo 77 instituições participarão do Enare 2023. Algumas delas, inclusive, com vagas em vários hospitais. Muitas delas são bastante renomadas: Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, Hospital das Forças Armadas, Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, e muito mais. A lista completa você encontra na página inicial do site do Enare.
Em relação às vagas, as listas por programas e instituições já foram divulgados. Você pode conferir as listas para acesso direto, pré-requisito, anos adicionais e áreas de atuação. Assim, pode se preparar melhor para enfrentar a concorrência e consegue saber exatamente o que esperar da instituição na qual você quer tanto entrar.
Gostou do conteúdo? Então, continue acompanhando todos os posts do blog, porque todo dia saem conteúdos pensados especialmente em você, que sonha em ser aprovado na residência médica. Também dê uma olhadinha no nosso canal do YouTube! Tenho certeza de que você vai gostar.
Pra cima!
Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina. Siga no Instagram: @jodamedway