A preparação para a residência médica é um período repleto de desafios e responsabilidades. Muita gente concilia com o final da graduação, e mesmo quem se dedica depois do diploma também precisa se organizar em relação a tempo e, é claro, conteúdo.
Afinal, não é pouca coisa para estudar! Por isso, assimilar conteúdos de forma leve faz toda a diferença. Seja para absorver melhor quanto para equilibrar a rotina, é possível apostar em recursos diferentes para sair um pouco do excesso de informações de aulas tradicionais, vídeos, questões e apostilas.
Que tal conferir uma lista completa para descobrir outras formas de estudo que são eficientes, mas um pouco mais descontraídas? A lista com as sugestões está a seguir!
Quer coisa melhor do que estudar com filmes e séries durante a preparação? Acredite, é possível encontrar um conteúdo muito valioso no entretenimento.
O professor Rodrigo Cristiano Alves, em entrevista para o G1, explica que “filmes e séries permitem ao estudante ter acesso a temas diversos e de várias disciplinas de forma leve, divertida e que prenda a sua atenção. Claro que os recursos citados acima não substituem o professor, a leitura de livros e/ou outros meios de estudo, mas facilita a compreensão dos acontecimentos históricos e/ou sociais, favorecendo a lembrança na hora da prova.”
Palavra de especialista dada, vale lembrar que além de facilitar o aprendizado, filmes e séries também podem estimular a curiosidade dos estudantes e promover debates construtivos sobre questões médicas, éticas e sociais. Muitas produções cinematográficas e televisivas são baseadas em casos reais ou inspiradas em eventos da vida real.
Isso proporciona aos espectadores a oportunidade de aprender com casos clínicos autênticos, entender a complexidade das doenças e tratamentos, e explorar diferentes abordagens para resolver problemas médicos. Esses exemplos concretos podem complementar o estudo teórico e ajudar os estudantes a conectar conceitos acadêmicos com situações práticas.
Para completar, discussões em grupo após a exibição de uma produção podem enriquecer a compreensão dos temas abordados, oferecer diferentes perspectivas e insights, e incentivar a reflexão crítica sobre práticas e políticas de saúde.
A gente sabe que é difícil desgrudar do celular. No entanto, embora seja recomendado deixá-lo de lado durante os estudos, em alguns casos ele pode ser usado a seu favor.
Estudar por meio de aplicativos médicos é uma estratégia moderna e eficaz para os estudantes de medicina, pois permite a modernização da rotina de estudos e facilita a compreensão de conceitos complexos. O Medcalc, por exemplo, é uma ferramenta essencial para estudantes e profissionais da medicina, pois oferece uma ampla gama de cálculos médicos práticos e confiáveis.
Além de ser um ambiente propício para revisão e estudo, o aplicativo permite realizar cálculos complexos de forma rápida e precisa. Algo que é particularmente útil para estudantes de medicina que precisam lidar com uma variedade de equações e fórmulas em sua prática diária.
O E-Anatomy é outro exemplo de uma ferramenta inovadora que revoluciona o estudo da anatomia ao oferecer modelos 3D detalhados do corpo humano e suas estruturas anatômicas. Essa abordagem permite uma compreensão mais profunda e visual das relações anatômicas, facilitando a aprendizagem e a memorização.
Dicas anotadas? Agora é só explorar esses e outros aplicativos que complementam as explicações de aulas e apostilas para compreender ainda melhor o conteúdo.
Aprender com podcasts é uma excelente maneira de absorver conteúdos técnicos essenciais durante os estudos para a residência, além de oferecer insights valiosos sobre a rotina médica e dicas práticas para melhorar o desempenho nas provas. E é um conteúdo muito fácil de consumir: você pode ouvir enquanto lava a louça, pratica um exercício físico, caminha até o cursinho, entre outras atividades.
E um dos podcasts mais legais nesse sentido é o Projeto R1, produzido pela Medway, que oferece semanalmente conversas mega esclarecedoras sobre a residência médica, com relatos e dicas de quem já passou por essa fase. Ao longo das entrevistas, você conhece histórias inspiradoras de médicos que superaram desafios e conquistaram suas vagas na residência médica, oferecendo motivação e encorajamento para os ouvintes que estão passando por esse processo.
E, é claro, muito mais do que histórias pessoais, o Projeto R1 oferece dicas práticas e estratégias de estudo para enfrentar as provas de residência com mais confiança e eficácia. Como sugestões sobre como organizar o tempo de estudo, selecionar os materiais adequados e lidar com o estresse pré-exame.
Os flashcards são uma ferramenta muito interessante e popular para revisão e memorização de conteúdos, especialmente para estudantes na preparação para a residência, que frequentemente enfrentam uma grande quantidade de informações para assimilar.
Esse recurso consiste em cartões com informações breves, como perguntas, conceitos-chave ou definições, em um lado, e respostas ou explicações no outro. Eles são usados para revisão rápida e memorização de conceitos, e assim facilitam a retenção de informações.
No MedBrain, a plataforma de Inteligência Artificial da Medway, você inclusive consegue utilizar flashcards digitais e com conteúdo personalizado de acordo com seu perfil. Assim, você gasta ainda menos tempo para separar o conteúdo e consegue otimizar melhor seu tempo de revisão.
E melhor ainda: os flashcards ficam disponíveis para você acessar sempre que quiser. Portanto, se bater aquela dúvida, uma consulta rápida com certeza resolverá seu problema.
E então, está com todas as dicas anotadas para usar na preparação para a residência médica? Opções e recursos não faltam, e você pode apostar naqueles que mais te interessam ou que se encaixam melhor em seu cronograma de estudos. O importante é aproveitá-los ao máximo para trazer leveza nesse momento, melhorar a retenção de conteúdo e minimizar o estresse e a pressão.
No mais, não se esqueça de que a gente também pode te ajudar a se preparar de outras formas. Com nossos Extensivos, você direciona seu estudo, tem acesso a materiais impecáveis e assiste a aulas com o super time de professores da Medway. Faça sua inscrição!
Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração. Siga no Instagram: @alexandre.remor