Como é a faculdade de Medicina? Saiba mais!

Conteúdo / Residência Médica / Como é a faculdade de Medicina? Saiba mais!

Quando se pensa em saúde, logo associamos a Medicina a esse conceito. A Medicina é uma das áreas de estudo que se encarrega de fazer a manutenção e restauração da saúde. De forma ampla, podemos dizer que os médicos previnem, diagnosticam e curam patologias das mais diversas.

Ao falar da Medicina como curso universitário, muitas pessoas optam pela área por ser uma faculdade de prestígio. Outras, por conta da ótima remuneração, de uma forma geral. Já outras pessoas, por sua vez, se atraem pela função social importante que tem um médico.

Se você está na iminência de prestar o vestibular, entrar em uma faculdade, e não sabe se a carreira da Medicina é para você, a Medway está aqui para ajudar. Quer saber como é a faculdade de Medicina? Fique ligado e siga com a leitura.

Como é a faculdade de Medicina?

Se você está considerando entrar em um curso superior de Medicina, parabéns e boa sorte. Nesse sentido, é importante falar um pouco sobre como é a faculdade de Medicina, já que muitas pessoas estão neste momento de fazer essa difícil decisão.

Para começar, vamos falar um pouco sobre a faculdade em si. No início do curso de Medicina, você já vai perceber que a Medicina é um bacharelado.

O curso em questão costuma ter a duração de 6 anos. É uma das formações com a maior carga horária, uma média de 7.200 horas de aula e atividades complementares.

Ao fim da grade curricular e das etapas (que vamos discutir mais adiante), o bacharel se forma um médico generalista. Ao contrário do que muitos pensam o diploma não faz do recém-formado um Clínico Geral, visto que essa é uma especialização.

Por fim, vale ressaltar que o curso é bastante difundido em todo o Brasil, estando disponível em várias instituições públicas e privadas de todos os estados.

Como é dividida a faculdade de Medicina?

Cada instituição de ensino organiza a grade de matérias de acordo com critérios internos e pedagógicos próprios. No entanto, existem algumas similaridades e disciplinas comuns. Tanto a cursos da área da saúde como a faculdades de Medicina.

Em geral, ao fazer Medicina, o aluno vai demorar 6 anos para se formar, como falamos. O mais comum é que esse tempo de curso seja dividido em 3 ciclos:

·         Ciclo Básico de Medicina;

·         Ciclo Clínico de Medicina;

·         Internato.

Sabemos que você está curioso. Por isso, a seguir, veja detalhes sobre cada uma dessas fases.

Ciclo Básico de Medicina

O Ciclo Básico de Medicina é o primeiro momento do curso, e corresponde aos primeiros 2 anos da graduação. Ao longo do Ciclo Básico, o aluno vai aprender, principalmente, os assuntos mais teóricos relacionados à Medicina.

Tais assuntos são muito importantes, apesar de serem bastante teóricos. Pois é eles que vão dar a base ao profissional, de modo a entender como funciona exatamente o corpo humano.

Neste primeiro momento, em geral, o estudante vai se deparar com matérias como Anatomia, Fisiologia, Farmacologia, Bioquímica, entre outras. Quer uma dica? Aproveite enquanto você ainda não está trabalhando ou estagiando para aprender bem a base, visto que isso vai te ajudar muito no futuro!

Entretanto, a parte prática não fica de fora. Apesar de estarmos lidando primariamente com a teoria, no ciclo básico, os alunos costumam ter a sua primeira experiência com cadáveres. Mas o contato com pacientes não é tão comum, já que os alunos ainda estão sendo preparados.

Isso não quer dizer que não existam instituições de ensino que proporcionam esse contato ainda no Ciclo Básico. Porém, espere apenas a prática laboratorial nesse início, e se prepare para atender pacientes no futuro.

Ciclo Clínico de Medicina

Seguindo, chegamos à segunda fase do curso de Medicina, que é chamado de Ciclo Clínico de Medicina. Nesta etapa, o estudante vai começar, de fato, a cuidar de pacientes. Depois de tanto estudar e adquirir base teórica, este é o momento de aplicar na prática tudo aquilo que você aprendeu, dando as suas primeiras consultas, por exemplo.

Exatamente por isto que este ciclo se chama “Clínico”. Na maioria das vezes, o seu primeiro contato com paciente vai ser em Unidades Básicas de Saúde, nas quais as intercorrências que chegam são menos complexas.

Apesar disso, ainda há muita teoria a ser vista, por isso não se engane. Você ainda vai ter que estudar para adquirir diversos conhecimentos. A diferença é que agora, você vai poder ver como a sua base teórica é aplicada de modo prático.

Internato

Chegamos ao Internato. Se você conhece pouco da área de Medicina, pode acabar confundindo o Internato com a residência médica. O primeiro ponto que é necessário é esclarecer que a residência médica ocorre apenas após a graduação, então não a confunda com o Internato. Este também não é remunerado, enquanto as residências pagam.

O Internato na Medicina, por sua vez, ocorre em um período de 2 anos da graduação, em geral os anos finais, nos quais se realiza o chamado treinamento em serviço. Na maioria dos outros cursos de graduação, esse conceito é chamado de estágio prático.

Ou seja, chegamos à parte mais emocionante e interessante da Medicina: o momento de exercê-la. O estudante vai estar imerso em clínicas, serviços de saúde, hospitais e diversas outras instituições que precisem do profissional para ajudar a acompanhar o paciente.

No entanto, como o Internato é uma fase basicamente prática, isso pode causar muita insegurança no estudante. Afinal, o aluno deve cumprir hora nas cinco grandes áreas da Medicina (Clínica Médica, Cirurgia, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Medicina Preventiva).

Por isso, a Medway tem um Curso de Internato gratuito, para que o aluno se sinta mais seguro ao chegar nessa fase. São 16 aulas, nas quais é possível aprofundar os conhecimentos necessários e se tornar um profissional mais resiliente, de modo a enfrentar quaisquer desafios.

Terminei a graduação: e agora?

Você já sabe como é a faculdade de Medicina em detalhes. Ocorre que, ao final do curso, o que acontece? É preciso procurar emprego como na maioria dos outros cursos? Como é feita a especialização em determinada área da saúde?

Vamos falar sobre isso agora. Confira!

Possibilidade de trabalhar como médico generalista

A primeira possibilidade é trabalhar como médico generalista. Como mencionamos, após concluir a terceira fase (o Internato) e pegar o seu diploma, você pode ser um médico generalista, cuja atuação é, primariamente, em Prontos Socorros, Unidades de Saúde da Família e Postos de Saúde.

Esse profissional ainda pode dar plantões em unidades que tratam casos mais complexos, a depender da demanda e das oportunidades oferecidas em tais unidades.

Possibilidade de se especializar

A Medicina é uma área bem ampla, e de fato, existem diversas possibilidades para o médico recém-formado. Especialmente se você decidir seguir por uma residência médica. Essa é uma espécie de “pós-graduação”, que serve para especializar o médico em alguma área específica.

Existem residências em Neurologia, Pediatria, Clínica Médica, entre muitas e muitas outras. Algumas residências são de acesso direto, o que significa que o médico recém-formado pode fazer a prova e entrar, se obtiver o resultado necessário.

Outras, por sua vez, possuem pré-requisitos. Isso significa que é preciso fazer uma residência antes da outra.

Por ampliar tanto assim a atuação dos profissionais, há diversos que optam pela especialização, por meio de uma residência médica. Aqui na Medway, temos diversos cursos preparatórios que ajudam tais profissionais em todas as fases.

Curtiu saber mais sobre como é a faculdade de Medicina?

A área da Medicina é apaixonante. Aqui na Medway, temos diversos profissionais de especialidades diferentes que podem atestar isso. Nós temos certeza de que você vai se juntar a nós e ser mais um nessa nobre missão!

Nossos parabéns desde já. Ah, e boa sorte! Porque estudar Medicina não é fácil. A gente tem que aprender muita coisa nesses 6 anos. Por isso, para quem cursa Medicina, a Medway está aqui para ajudar.

Nós oferecemos diversos cursos preparatórios para várias fases da residência médica, assim como conteúdos gratuitos também. Nesse aspecto, gostaríamos de te apresentar a Academia Medway, onde você encontra todos os nossos materiais gratuitos.

O objetivo da Academia é que o estudante adquira conhecimentos de modo a se destacar na jornada até a residência, e também na correria dos prontos-socorros!

Temos, por exemplo, Guias Definitivos de residências em várias instituições, além de estatísticas exclusivas que apenas o time Medway pode trazer para você! Tudo isso de graça! Veja o que mais a Academia Medway oferece:

·         e-books;

·         minicursos;

·         diversos conteúdos para que você se destaque!

Neste texto, você aprendeu mais sobre como é a faculdade de Medicina. O curso é dividido em fases, e permite a atuação em diversas áreas do conhecimento após se tornar um médico recém-formado.

Você curtiu saber mais um pouco sobre o curso que você está interessado? Esperamos que você tenha gostado, se interessado ainda mais e opte por seguir no caminho da Medicina.

Com certeza, um mundo de oportunidades vai se abrir para você, para que você possa fazer a diferença no mundo, por meio da Medicina. Aproveite que terminou a leitura e acesse a Academia Medway para conferir o conteúdo que disponibilizamos para os estudantes da área!

JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina. Siga no Instagram: @jodamedway