Pronto para encarar uma fase importante da sua carreira? Com a chegada dos editais das instituições, é hora de direcionar o foco para o que importa: as etapas do processo seletivo. Além da prova teórica, a prova prática de residência médica da Unifesp é sempre desafiadora e vale a pena se preparar.
Para ajudar você nessa missão, vamos mostrar como a prova prática de residência médica da Unifesp funciona. Concorrida, a universidade conta com mais de 80 programas credenciados e 1.000 residentes em ação. Se você quer entrar para esse time, não perca mais tempo.
Continue a leitura para pegar algumas dicas importantes, entender os detalhes da prova e descobrir de vez o que fazer para chegar mais perto da vaga dos seus sonhos na Unifesp.
Primeiro, vamos falar um pouco mais sobre os primeiros passos que envolvem a fase prática do processo seletivo da Unifesp. Assim, você visualiza melhor algumas exigências e providências importantes para começar a se preparar.
Os candidatos são aprovados de acordo com a quantidade de vagas disponíveis para cada especialidade. É interessante ficar atento a esse número, assim como à quantidade de candidatos por vaga depois da inscrição para entender a concorrência.
Apesar de saber que você vai ter que passar por algumas pessoas para conquistar essa vaga, não desanime. Olhar esses números não deve ser motivo para ficar nervoso ou ansioso, mas continuar focado em ver o seu nome na lista de aprovados.
A lista com os aprovados costuma sair em até um mês após a realização da prova. Entretanto, vale a pena acessar o site com frequência no intervalo, pois ela pode ser divulgada antes. Com as mudanças da pandemia, isso aconteceu algumas vezes em outras instituições.
O edital inicial costuma fornecer uma previsão a respeito dessa data, de qualquer forma. Então, anote e faça um acompanhamento de perto porque pode ser até que, se a lista sair antes, a prova seja adiantada e comunicada por meio de retificação de edital.
A prova prática de residência médica tem peso 4. Isso significa que ela vale 40% da nota, enquanto a prova teórica vale 50% e a entrevista, 10%.
Muita gente acha que não é preciso se dedicar muito à prova prática por ter se saído bem na etapa teórica. Entretanto, é fundamental que você tenha uma nota tão boa quanto porque a proporção da soma fará com que alcance um bom resultado.
A avaliação é pontuada por meio de um checklist da prova de residência médica, no qual constam as habilidades observadas pelo avaliador e quanto cada uma vale.
A prova prática de residência médica da Unifesp muda de formato constantemente. Uma versão bem tradicional conta com cinco estações, uma para cada grande área da Medicina. Em alguns anos, apenas duas estações foram cobradas.
As estações são curtas, com tarefas simples, mas vale a pena estudar da mesma forma para cada uma delas porque não dá para saber de antemão o que será cobrado no dia.
A duração das estações da prova de residência médica da Unifesp é bem rápida: apenas cinco minutos para cada. Ao finalizar, uma campainha toca para você e seu grupo se dirigirem até a próxima estação.
Pelo processo ser tão rápido, é fundamental treinar o gerenciamento de tempo. Ler a instrução, apresentar a resposta, executar passos como lavar mãos e explicar a situação ao paciente também devem entrar na contagem.
Os examinadores estão no recinto única e exclusivamente para fazerem um trabalho. Você não deve em hipótese nenhuma tentar se comunicar com eles durante a realização da prova.
Eles estão concentrados em preencher o checklist ao longo da performance a cada estação. Em geral, há um auxiliar para guiar o grupo e passar orientações. Então, em caso de dúvidas, comunique-se com ele antes do início das atividades.
As estações da prova prática de residência médica da Unifesp não abrangem tarefas complexas. Você pode ter que lidar com bonecos ou um ator. Além disso, o edital especifica se você terá que usar um acessório ou um material próprio, ou se eles serão disponibilizados pela instituição.
No caso da prova multimídia, além das estações, talvez, você seja direcionado para uma sala com computadores separados por biombos. Nela, você acessa imagens ou vídeos e tem que responder às questões de múltipla escolha das cinco grandes áreas da Medicina.
Nesse caso, você terá 50 minutos para resolver 50 questões, que costumam ser bem diretas. A prova multimídia acontece antes ou depois das estações. Quando ela ocorre, o peso 4 da prova prática é dividido em 50% para a prática das estações e 50% para as questões multimídia.
A prova prática de residência valoriza as respostas precisas no pouco tempo disponibilizado, avalia a postura como profissional e tem peso grande para a prova multimídia. O ideal é que você encontre o equilíbrio entre prática e multimídia para se sair bem.
Se você chegou até o fim desta leitura, já tem uma bagagem poderosa para se dar bem na prova prática de residência médica da Unifesp. Agora, que tal começar a estudar para essa fase de um jeito mais completo e direcionado? Vem com a gente aproveitar os 7 dias de teste grátis do CRMedway, nosso curso preparatório para as avaliações práticas e multimídia. Faça sua inscrição para ter acesso a aulas, materiais na íntegra e simulações originais de provas multimídia na própria plataforma da Medway!
Nascido em 1991, médico desde 2015, formado pela Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA) e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) finalizada em 2018. "Nunca quis seguir o fluxo. Sempre acreditei que existe uma fórmula do sucesso para cada um de nós. Se puder conquistar sua mente, poderá conquistar o mundo." Siga no Instagram: @mica.medway