Como é a residência em Dermatologia na Famerp?

Conteúdo / Residência Médica / Como é a residência em Dermatologia na Famerp?

Hoje, vamos contar tudo sobre a residência em Dermatologia na FAMERP. Atualmente, essa é uma das especialidades médicas mais conhecidas. Afinal de contas, quem nunca precisou de um médico para resolver problemas na pele, nas unhas ou nos cabelos? 

Nunca se fez tantos procedimentos estéticos quanto agora! Porém, o que nem todos sabem é que muitas técnicas necessitam da presença de um especialista. É aí que entra o médico dermatologista

A residência médica em Dermatologia dura três anos, tem acesso direto e está entre as mais disputadas entre os recém-formados em Medicina. Grande parte da prosperidade dessa especialidade está associada à área da Cosmiatria e Estética, mas não se limite a isso. 

O campo da Dermatologia também se amplia para a atuação em procedimentos cirúrgicos e oncológicos, além de cuidar de todas as doenças que acometem o tecido cutâneo e subcutâneo, assim como tratar de alguns aspectos das infecções sexualmente transmissíveis que atingem a pele ou os pelos. 

Se essa é uma opção de especialização para você, vamos contar como é a residência em Dermatologia na FAMERP (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto). Para isso, Marina, que está no terceiro ano do curso, vai dar detalhes a seguir! 

Conheça a FAMERP

A FAMERP é uma instituição de ensino pública completamente focada em ciências da saúde. Ela não oferece cursos de Medicina, Enfermagem e Psicologia. 

São José do Rio Preto é uma cidade de médio porte no interior, que fica a aproximadamente 440 km de São Paulo. De acordo com uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), publicada na revista Você S.A, São José do Rio Preto é a 18ª cidade brasileira mais promissora para construir uma carreira profissional. 

Segundo a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), é a 2ª mais desenvolvida do país, sendo uma excelente oportunidade para sair da residência, encarar o mercado de trabalho e, eventualmente, ficar por lá.

Como é a residência na FAMERP?

A residência médica na FAMERP proporciona treinamento em diversas áreas. No primeiro ano, chamado R1, há três meses dedicados à Clínica Médica, Clínica Geral, doenças infectoparasitárias, Alergologia e Reumatologia. Os demais meses ocorrem no ambulatório de Dermatologia. 

“Já no R2 e no R3, nossos estágios são apenas em Dermatologia. No R2, passamos por enfermaria (onde os pacientes internados com casos mais graves ficam, além de respondermos pareceres médicos de outras equipes), Cirurgia Dermatológica (onde fazemos procedimentos mais tranquilos e menos complexos), 15 dias em Micologia e 15 dias em Patologia”, diz Marina. 

Ela também explica que, na maior parte do tempo no segundo ano, os residentes ficam no ambulatório. No R3, eles se dedicam, em grande parte, ao estágio de Cirurgia Dermatológica, em que fazem cirurgias complexas, áreas de risco e procedimentos cosmiátricos. 

“Também passamos por ambulatório, 45 dias em Patologia e 15 dias em Micologia. Ainda temos a opção de fazer 1 mês de estágio optativo em outro serviço”, completa a residente.

Carga horária

A residência em Dermatologia na FAMERP respeita o limite de 60 horas semanais. No geral, os estudantes possuem plantões e pós-plantões, que garantem horas de descanso. 

“Temos uma média de 48 plantões no R1 atualmente. Quando temos plantões, ganhamos o pós-plantão no dia seguinte (período da tarde). No R2 e no R3, não temos mais plantões”, conta Marina.

Estágios obrigatórios e eletivos na residência

Durante a residência, os estudantes também passam por ambulatório, Cirurgia Dermatológica, Enfermaria, Patologia e Micologia. Para Marina, existem vários estágios obrigatórios que se destacam. 

“Acredito que, como a especialidade conta com diversos campos de atuação, considero que os melhores estágios são em ambulatório (onde vemos casos do dia a dia, mas também diversos casos raros, referenciados ao nosso serviço), e cirurgia dermatológica (em que aprendemos a realizar expresse de lesões benignas e malignas, eletrocauterização, procedimentos relacionados à Cosmiatria, entre outras coisas)”, diz. 

Além disso, durante o último ano, os residentes têm um mês para se dedicarem a estágios optativos. Eles podem ser realizados em outros países, caso a faculdade seja conveniada com a FAMERP.  

Atividades teóricas

Os treinamentos da residência de Dermatologia são intercalados com atividades teóricas em alguns dias da semana. De acordo com Marina, as aulas acontecem toda segunda e quarta-feira com temáticas de patologias clínicas. “Às terças, temos apresentações de revisões bibliográficas sobre temas relacionados à Cosmiatria e à cirurgia dermatológica”, completa.

A instituição também incentiva as publicações acadêmicas. Durante a pandemia, não houve foco nesse aspecto, devido ao cenário de casos urgentes, mas normalmente, os estudantes são estimulados a fazer relatos de casos e apresentar casos em congressos. 

Quais são os pontos fortes da residência?

A qualidade de ensino e o treinamento prático são pontos de destaque na residência em Dermatologia na FAMERP. Marina também reforça outros aspectos positivos relacionados ao dia a dia no programa.

“Alto fluxo de pacientes no ambulatório, permitindo que nos formemos com grande segurança para tratar as doenças mais comuns e até as mais raras da Dermatologia. Nossa cirurgia dermatológica é ótima, sendo que fazemos grandes e pequenas cirurgias, com alto fluxo, permitindo que tenhamos “mão” para operar caso queiramos”, conta a residente.

Durante o programa, os residentes também têm auxílio da instituição para alimentação. Segundo Marina, essa é a única comodidade oferecida, em que o refeitório disponibiliza café da manhã, almoço e jantar. “Na maior parte dos casos, a comida está muito boa”, conta.

Prepare-se para a residência na FAMERP

Se a residência em Dermatologia na FAMERP é a especialização dos seus sonhos, é importante se preparar para as provas! Estude com nosso curso preparatório e melhore seu desempenho. O Extensivo São Paulo possui foco nas principais instituições do estado e conta com material exclusivo, incluindo videoaulas com o nosso time e app com questões comentadas. Aproveite essas vantagens!

AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração. Siga no Instagram: @alexandre.remor