Não é porque você se garantiu como residente que pode parar de se atualizar. Pelo contrário! Esse é um compromisso extremamente importante para seu desempenho ao longo do programa, até porque a prática depende da teoria. Mas, e então, como estudar durante a residência médica?
A gente sabe que esse é um período um pouco tumultuado. A carga horária no hospital é grande, e você também tem outras atividades para fazer, como a discussão de casos e até mesmo algumas aulas. Mas acredite, é possível deixar tudo em ordem e criar uma rotina satisfatória.
Quer ver só? A seguir, você confere algumas dicas para conciliar o trabalho com os estudos e tirar mais esse desafio de letra.
Como estudar durante a residência médica com tantas outras responsabilidades ao mesmo tempo? Relaxe, porque com a dedicação necessária, tudo se torna muito mais fácil do que você imagina. Veja nosso passo a passo!
Para começar, organize seu tempo. Você precisa ter horários pré-determinados para cada etapa de seu dia: residência, descanso, refeições, vida pessoal e, no meio tudo isso, os estudos.
Em dias mais cheios, faça períodos mais curtos de estudo, e compense naqueles que você tem mais tempo disponível. Crie um plano de estudos com os temas mais importantes de sua especialidade, aqueles exigidos pela prática todos os dias.
Se durante o horário em que você está no hospital sobra alguns minutos, comece a adiantar o conteúdo também. E antes de um procedimento importante, é interessante fazer uma revisão do assunto para ter mais segurança quando o momento chegar.
Mas não se esqueça de cumprir tudo dentro de seus limites. Tem dias que você chega em casa mais cansado, e tudo bem simplesmente ir dormir. Só não deixe de repor o que estava previsto em cronograma o quanto antes, para não acumular matéria.
Antes de partirmos para a próximo ponto sobre como estudar durante a residência médica, temos uma dica: o Extensivo R+ de Cirurgia, nosso curso que vai te guiar rumo à aprovação R+ de Cirurgia. Com ele, você terá acesso à aulas que cobrem todas as subespecialidades cirúrgicas que estarão na sua prova.
Além disso, você terá acesso ao Medbrain, nossa IA que personaliza toda a sua jornada de estudos, de acordo com o seu desempenho e as instituições que você quer passar. Está esperando o que? Faça já a sua inscrição!
Voltando ao assunto: o que é essencial para estudar durante a residência médica? A resposta para essa pergunta é o ponto de partida para definir suas prioridades de estudo.
Separe o conteúdo por ordem de importância e de acordo com seus objetivos. É interessante estabelecer, ainda, algumas metas específicas e alcançáveis para cumprir.
Na medida em que você atinge esses resultados e elimina um conteúdo, a sensação de missão finalizada serve como incentivo para você continuar com o mesmo gás no próximo tópico. Além disso, a linearidade nos assuntos ajuda a não misturar informações e a fixar melhor a matéria.
Se de repente um tema não previsto em cronograma surgir, não se preocupe. Tire alguns minutos e reorganize sua proposta. Jamais troque um assunto pelo outro, porque ele pode fazer falta lá na frente.
Impossível falar sobre como estudar durante a residência médica sem mencionar as técnicas de estudos. Elas são bem variadas e se adaptam a todos os tipos de estudantes, e você pode até mesmo usar mais de uma para variar a rotina ou compreender melhor diferentes assuntos.
Por exemplo, a revisão regular, feita por meio de leitura ou estudo, pode ser suficiente para recapitular pontos fundamentais de um conteúdo que você já domina. Enquanto a elaboração de mapas mentais ajuda a fixar tópicos com uma maior quantidade de detalhes que não podem passar em branco.
A técnica Pomodoro, por sua vez, é ideal para quando você tem muita matéria para cobrir. Ela garante períodos contínuos de concentração, com breves intervalos, que fazem o estudo não ficar tão pesado. E de quebra, ainda maximiza o aprendizado.
O mais importante é encontrar o que funciona de verdade para você. Experimente novas possibilidades para inovar, mas ao encontrar a estratégia com que mais se identifica, mande ver. Você verá como, em pouco tempo, seus estudos estarão mais otimizados.
De nada adianta mergulhar de cabeça nas atividades da residência e nos estudos e não se alimentar direito. Ou simplesmente deixar de dormir para estudar.
Fato é que a negligência com a sua qualidade de vida pode prejudicar a sua saúde, e, é claro, a sua performance nos estudos. Com o passar do tempo, você começará a se sentir exausto, distraído e indisposto, características que refletirão de forma muito negativa em sua prática médica também.
Portanto, foco na vida saudável! Tenha uma dieta equilibrada, pratique exercícios físicos regularmente e tenha uma rotina de sono adequada. Não deixe de reservar algumas horas para passar ao lado de sua família e amigos, e investir em seu hobby preferido.
E, por falar nisso, fique de olho em sua saúde mental: sem momentos de lazer, ela pode ser prejudicada. Estresse, fadiga e ansiedade abrem portas para a depressão, então é indispensável cuidar da mente da mesma forma que do corpo, combinado?
Quebrar a cabeça para entender um assunto é um desafio e tanto. Muitas vezes, o esforço funciona, mas existem temas que você simplesmente precisará de ajuda. E está tudo bem!
Converse com preceptores, supervisores, colegas e professores quando você perceber que precisa daquele empurrãozinho para estudar. Eles podem contribuir com um conhecimento que você ainda não tem, tirar suas dúvidas e compartilhar experiências para esclarecer o conteúdo.
Sem dizer que, em muitas dessas oportunidades, você pode até mesmo aprender mais do que esperava. Contar com esse auxílio nos estudos deixa tudo mais leve e pode até mesmo agilizar sua compreensão.
Não tenha vergonha, a essa altura do campeonato, de precisar dessa ajuda. Esse é exatamente o momento certo para receber apoio e respaldo, e no futuro, é você quem poderá estar presente dessa forma na vida de outros residentes.
E aí, curtiu saber mais sobre como estudar durante a residência médica? Como você viu, não tem segredo! Organização, foco e equilíbrio são as palavras-chave para seu sucesso. Se você consegue fazê-las caminhar juntas, pode ter certeza de que você terá um excelente desempenho nos estudos.
Caso seu objetivo seja ser o próximo R3 de Clínica Médica, inscreva-se no nosso Extensivo R3 CM. Nele, você será guiado por subespecialistas que conhecem o caminho da aprovação e vão te ajudar a chegar até lá!
Professora da Medway. Médica pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Cirurgiã Geral pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Cirurgiã de Cabeça e Pescoço pela Santa Casa de Limeira-SP (ISCML). Siga no Instagram: @laradamedway