Como os médicos podem movimentar a campanha do Outubro Rosa?

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O Outubro Rosa é uma importante época para conscientizar as mulheres sobre a importância de fazer o diagnóstico precoce do câncer de mama.

É um dos tipos de câncer mais comuns em nosso país. E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, pode atingir mulheres e homens.

Há maneiras diferentes de aderir à campanha do Outubro Rosa. Leia nosso artigo e veja mais detalhes sobre esse tema tão relevante para todos os brasileiros!

Afinal, como aderir à campanha do Outubro Rosa?

Como os médicos podem movimentar a campanha do Outubro Rosa, conseguindo a adesão do maior número possível de pessoas, incluindo funcionários e pacientes? É isso que vamos mostrar agora. Veja as dicas:

Pesquisar sobre o assunto

Um primeiro passo é pesquisar bem sobre o assunto. Coletar o máximo de informações sobre o Outubro Rosa, quando surgiu, sobre o que é câncer de mama e assuntos correlatos.

Surgimento do Outubro Rosa

A campanha do Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos em 1990. O Congresso já havia decidido que outubro se tornaria o mês de referência no combate ao câncer de mama.

Durante um evento denominado “Corrida pela Cura”, em Nova Iorque, criado para arrecadar dinheiro para uma pesquisa efetivada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation, o famoso laço cor-de-rosa foi oferecido aos participantes, tornando-se um símbolo usado em todo o mundo. Foi aí que, pela primeira vez, usaram o nome “Outubro Rosa”.

Informar os pacientes sobre a importância do diagnóstico precoce

O diagnóstico precoce é da máxima importância como medida preventiva. Por isso, é um ponto fundamental na campanha do Outubro Rosa.

A estratégia de diagnóstico precoce ajuda a diminuir o estágio de apresentação da doença. É importante que os profissionais de saúde e as próprias mulheres consigam identificar os sinais e sintomas suspeitos.

Existem Diretrizes para Detecção Precoce do Câncer de Mama no Brasil, que oferecem orientações, não somente para diagnóstico precoce, mas também para rastreamento. 

Este último consiste na aplicação de exames/testes em uma população que não apresenta sinais da doença com a finalidade de detectar mudanças anômalas, encaminhando as portadoras dessas anomalias para investigação médica.

Confira, a seguir, os sintomas e sinais que despertam suspeitas do câncer de mama, indicando necessidade urgente de diagnóstico para confirmar:

  • qualquer nódulo nas mamas das mulheres com mais de 50 anos;
  • nódulo nas mamas das mulheres com mais de 30 anos e que permanece durante mais de um ciclo menstrual;
  • nódulo endurecido e fixo ou que vem crescendo em mulheres com mais de 18 anos;
  • descarga papilar unilateral e sanguinolenta;
  • lesão eczematosa na pele que resiste a tratamentos;
  • homens com mais de 50 anos com tumor unilateral e palpável;
  • existência de linfadenopatia axilar (presença de linfonodos nas axilas);
  • crescimento progressivo da mama com sinais de edema (por exemplo, pele semelhante à casca de laranja);
  • retração da pele da mama;
  • alteração no formato do mamilo.

Já o rastreamento é realizado por meio da mamografia. A frequência depende do histórico da paciente e de sua idade.

Publicar sobre a campanha do Outubro Rosa nas redes sociais

As redes sociais são excelentes canais para disseminar a informação. Portanto, podem ser usadas estrategicamente para promover a campanha do Outubro Rosa.

Devem ser oferecidas informações sobre a relevância da prevenção (principalmente, a respeito do diagnóstico precoce). Faça postagens no feed, convide pessoas que atuam na área da saúde e representantes de Organizações Não-Governamentais (ONGs) para lives e mantenha interação com os seguidores (aproveite os Stories, por exemplo, para fazer perguntas).

Outra estratégia é desenvolver vídeos de conscientização, falando sobre os pontos mais importantes relacionados ao problema. Se for possível, utilize depoimentos. Depois, é só postar nas redes sociais, principalmente no Youtube. Use todos os recursos possíveis para divulgar informações a respeito do Outubro Rosa.

Colocar informações em seu ambiente de trabalho

Também é possível divulgar a campanha do Outubro Rosa no próprio ambiente de trabalho, seja um hospital ou uma clínica.

Uma dica é apostar na impressão e distribuição de flyers na recepção. Os flyers devem ensinar como realizar o autoexame corretamente.

Material digital com as mesmas informações deve ser enviado pelo WhatsApp e por e-mail diretamente para pacientes que têm cadastro. Outra técnica é colar informações em murais e passar vídeos nas telas com o mesmo conteúdo.  

Vale a pena, ainda, decorar o ambiente de forma que o tema Outubro Rosa fique em evidência. Por exemplo, pintar algumas paredes de rosa ou colocar elementos dessa cor no cenário.

Promover doações para campanhas de combate à doença

Mais uma boa sugestão é ajudar uma ONG ou um grupo que trabalha no combate ao câncer de mama. Você pode fazer doações e motivar o engajamento dos funcionários. Por exemplo, a cada R$ 1,00 doado pelo funcionário, a clínica doa mais R$ 1,00.

Toda contribuição financeira é relevante porque esses grupos necessitam de recursos para elaborar os materiais de divulgação e compartilhar entre as pessoas de forma gratuitas.

Criar um banco de lenços e mechas

Você pode incorporar à campanha do Outubro Rosa a doação de lenços novos ou usados. Eles devem ser doados a pessoas que estão se tratando, podendo ser destinadas a ONGs associadas ao Banco de Lenços ou ao Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), que repassam os lenços a quem necessita.

O banco de mechas, por sua vez, armazena o cabelo cortado de pessoas para a confecção de perucas destinadas às mulheres que perderam o cabelo por causa da quimioterapia ou alopecia.

Dar palestras sobre o tema

O médico pode, ainda, se oferecer para dar palestras sobre o tema. É uma forma de compartilhar seus conhecimentos, ajudando a população.

Não é preciso falar sobre a doença em si, mas ressaltar a importância do diagnóstico precoce e do rastreamento. Forneça dados que comprovam que o autoexame é realmente eficaz. Fale sobre a necessidade de realizar, periodicamente, os exames preventivos, principalmente a mamografia.

Pronto, agora você já sabe como movimentar a campanha do Outubro Rosa

Depois de tudo que explicamos, você já sabe como impulsionar a Campanha do Outubro Rosa. Seguindo essas dicas, você vai conseguir desenvolver um bom programa de conscientização.

É importante contar com a participação dos colaboradores para que a campanha seja efetiva. Não esqueça nenhum de seus pacientes, enviando mensagens a todos.

Nas redes sociais, procure alcançar o maior público possível, pois o assunto é do interesse de todos. A prevenção sempre é o melhor caminho para evitar danos maiores. A saúde é prioridade na vida de todas as pessoas e entre as pautas políticas do governo.

O câncer de mama deve ser combatido por meio de medidas preventivas. Conhecer os sinais anômalos presentes no corpo vai ajudar a tomar ações cabíveis em tempo, de forma a evitar que a doença se desenvolva para um estágio mais difícil de ser tratado.

Enfim, quanto antes você identificar o problema, mais fácil será o tratamento dele. A campanha do Outubro Rosa é uma valiosa ferramenta de auxílio na luta contra essa doença que ainda faz vítimas fatais em todo o mundo.

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JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina. Siga no Instagram: @jodamedway