Como se preparar financeiramente para as provas de residência médica

Conteúdo / Residência Médica / Como se preparar financeiramente para as provas de residência médica

Será que você sabe como se preparar financeiramente para as provas de residência médica? Todo mundo sabe que as taxas de inscrição são um tanto quanto salgadas, e para quem pretende prestar mais de uma instituição, os custos doem no bolso.

Ah, e sem contar que a inscrição não é o único gasto envolvido nos processos seletivos. Ainda é preciso pagar passagem, caso precise se deslocar de cidade, transporte público, particular ou gasolina para chegar e deixar o local da prova, guardar um dinheirinho para se alimentar e para emergências, entre outras despesas.

Ou seja, é fundamental se planejar muitíssimo bem para não se assustar com a conta no final. Não sabe por onde começar? Se liga em nossas dicas, que são tão importantes quanto aquelas sobre estudar para a residência ou otimizar seu tempo de estudos, e comece a se organizar o quanto antes!

Como se preparar financeiramente para as provas?

Como se preparar financeiramente para as provas de residência? Não existe fórmula mágica. Colocando algumas orientações em prática, você não só se organiza para esse momento em especial, como também para outros compromissos que exijam gastos. Veja só!

Corte gastos desnecessários

Sabe aquele pão de queijo que você compra na faculdade quando nem está com tanta fome? Deixe ele pra lá. Assim como aquela roupa que você curtiu, mas que não tem nenhuma necessidade imediata.

O primeiro passo para economizar e pagar as taxas das provas é mesmo cortar gastos menos importantes. Não custa nada esperar para comprar a roupa depois ou levar um lanche mais gostoso e saudável de casa mesmo.

Não quer dizer que você precisa deixar de fazer ou comer o que gosta. Pelo contrário, é apenas uma questão de prioridade: poupar agora para relaxar e comemorar depois.

Pode ser um pouco complicado no começo, mas você verá que rapidinho esses cortes se tornarão um hábito. E você aprenderá a se virar de outras maneiras, o que normalmente costuma ser muito mais vantajoso.

Poupe o que conseguir

Por falar em poupar, tente juntar cada moeda que receber. É isso mesmo! Aquele troco do mercado pode fazer a diferença lá na frente. Assim como a devolução de uma grana, que estava emprestada para algum amigo e que foi paga antes do esperado.

Se conseguir, deposite os valores em uma poupança para que renda aos poucos. Se não, guarde em algum lugar com acesso mais complicado. Pode acreditar, aquele velho e simples cofrinho cai como uma luva nessas horas.

Tente também registrar todos os valores que entram na conta, para saber o quanto você tem em mãos. Esse é um dado importante, para que você junte a quantia adequada até as datas das inscrições.

Registre todos os seus gastos

Outro registro importante para entender como se preparar financeiramente para as provas de residência são seus gastos do dia a dia. Surgiu uma emergência e você precisou gastar na farmácia?

Teve que almoçar fora de última hora? Tem contas fixas para pagar, como água, energia e aluguel? Coloque na ponta do lápis, com rigor, para acompanhar suas despesas todo mês.

Essa ação é superimportante para você acompanhar se recebe mais ou menos do que gasta. E saber exatamente a quantia que sobra, para que esse valor seja direcionado à caixinha de inscrições e gastos com as provas que você quer fazer.

Para completar, caso você tenha outros objetivos financeiros a longo prazo, pode começar a se acostumar com essa tática para continuar fazendo as suas economias. Por exemplo, se você morar sozinho ao longo do período de residência, pode ter a certeza de que precisará dessa visão geral para dar conta de administrar tudo.

Negocie preços

Quando um gasto for inevitável, vale a pena tentar ao máximo negociar os valores. Converse com os vendedores, veja se existe alguma condição especial e tente ganhar alguns descontos ou aproveitar promoções.

Cuidado, porém, ao parcelar compras de valores grandes. Elas podem se estender por mais tempo do que você pode lidar, e geram um prejuízo maior lá na frente. Além de comprometer a sua renda.

Já pensou na possibilidade de perder uma prova simplesmente porque gastou além da conta? Não dá, concorda?

Se os preços dos produtos e serviços dos quais você precisa não forem negociáveis, vale a pena pesquisar por outros estabelecimentos ou itens mais baratos. Abra mão de algumas preferências por algum tempo, até se estabilizar financeiramente após as provas.

No fim, você verá que todo esse esforço valeu a pena. Principalmente se estiver com a aprovação em mãos e a matrícula realizada!

Faça listas de compras

Por último, mas não menos importante: lembre-se de fazer listas de compras para qualquer necessidade que tiver. Mercado, feira, farmácia e qualquer outro estabelecimento com itens primordiais fazem parte desse plano.

Tente sempre priorizar o que realmente é indispensável e o que pode esperar mais um pouco para ser adquirido. Experimente marcas novas, que sejam mais em conta, evite passear por locais onde possa ficar de olho em algo que não tenha sido anotado.

As listas também deixam o senso de organização falar mais alto. Você passa a ter uma consciência maior a respeito dos seus gastos e consegue realizar escolhas mais assertivas na hora de comprar. Elas são uma ótima forma de evitar que falte algo em casa ou que surja aquele imprevisto com gastos repentinos.

Uma outra lista que você pode fazer – ainda dentro deste tópico de organização e economia – é com as datas e valores para os processos seletivos das residências que quer prestar. Assim, você sabe os valores exatos, quando e quanto precisa arcar com eles, além de evitar muita dor de cabeça depois.

Pronto, agora você já sabe como se planejar financeiramente para as provas de residência médica

É isso aí! Agora você já sabe como se preparar financeiramente para as provas de residência médica. Grandes conquistas pedem alguns sacrifícios, e mesmo que você aperte o orçamento até que esse período de prova passe, com certeza colherá ótimos frutos quando se tornar um residente.

Quer continuar a se dedicar para realizar esse sonho tão importante para sua carreira? Embarque com a gente em mais de 40 mil questões comentadas, apostilas, dois simulados e 20 videoaulas completas, tudo na faixa! Teste grátis o Extensivo Medway por 7 dias e conheça, na prática, os recursos que fizeram parte da preparação de quase metade dos aprovados na USP e Unifesp em 2022. 

Pra cima!

DjonMachado

Djon Machado

Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina. Siga no Instagram: @djondamedway