Você já começou a se preparar para as imagens radiológicas para a prova de residência médica? Se não, agora é a hora! Elas fazem parte do exame das principais instituições do país e não dá para escapar.
A gente entende que muita gente pensa que elas complicam ainda mais uma questão. Mas acredite, elas podem dizer muito sobre a resposta se você puder realizar uma análise completa, que somada ao enunciado, permitirá que você tenha mais um acerto rumo à aprovação.
Então, vamos lá! Para saber por onde começar a estudar e o que observar na hora dos estudos, continue a leitura e veja as dicas preciosas que temos para você.
Será que estudar as imagens radiológicas para a prova é tão importante assim? Pois saiba que sim, tanto que existem muitos materiais direcionados exclusivamente para esse tipo de conteúdo.
Um deles é nosso e-book ABC da Radiologia, que, se você ainda não acessou, pode aproveitar para baixar nesse momento. Mas não pare por aí: a seguir, você vê dois bons motivos para não deixar o estudo das imagens de lado.
As provas multimídias, apesar de existirem antes, ganharam ainda mais força na época da pandemia, quando ficava um pouco complicado aplicar provas práticas. Hoje, elas estão presentes nos processos seletivos de várias instituições para corresponder à segunda fase do processo seletivo, ou a uma segunda parte da primeira fase, composta antes pela prova objetiva.
Normalmente, você responde as questões pelo computador, que fica alocado em uma baia para isolar cada candidato. É preciso respeitar um tempo, que é marcado na tela, para responder corretamente e passar para outra questão.
Dessa maneira, é fundamental que você esteja afiado na interpretação das imagens, para conseguir relacioná-las com o que é pedido no enunciado, que pode ser extenso. Sem dizer que a prova multimídia traz muitas questões nesse formato, então não é somente por uma ou duas que você terá que passar.
Seu foco está nas instituições do estado de São Paulo? Ótima escolha! Por lá estão mesmo excelentes programas de residência, alguns inclusive entre os melhores do Brasil.
Só por aí, você já sabe que a prova é bastante puxada e a concorrência é grande, não é mesmo? E sim, ela inclui várias imagens radiológicas nas questões objetivas, que são conhecidas por terem um nível maior de complexidade.
Ou seja, logo na primeira fase você precisa enfrentar esse desafio, porque ele está entre as prioridades das instituições paulistas e a tendência é que as imagens estejam cada vez mais presentes durante as próximas provas. Se preparar o quanto antes fará toda a diferença em seu desempenho.
Além de sair na frente dos concorrentes, você terá mais segurança e confiança na hora de fazer a questão. Só por aí as chances de acerto são muito maiores, porque não adianta apenas saber o conteúdo, é preciso conseguir lidar com o formato da questão e deixar o nervosismo de lado.
Mas, afinal, como se preparar para imagens radiológicas para a prova de residência médica? Fique tranquilo, porque é mais fácil do que parece e você pode adaptar o conteúdo dentro do seu cronograma de estudos sem maiores problemas, já que os primeiros passos são parecidos com iniciativas que talvez você já tenha tomado. Veja só!
Para começar, estude as provas de edições antigas da instituição na qual você quer se candidatar. Você com certeza deve ter algumas delas em mãos para estudar para o restante do conteúdo, certo?
Sendo assim, basta focar na procura por questões com imagens radiológicas. Observe a estrutura do enunciado, o tipo de imagem cobrada e, é claro, responda as questões e confira suas respostas depois.
Assim, você consegue treinar de forma precisa e direcionada para essa parte da prova. Outra dica é observar, ao longo dos anos passados, quais foram os assuntos mais cobrados com imagem radiológica nesses exames.
É claro que as coisas podem mudar de um ano para outro. Mas a tendência é que boa parte dos temas se mantenham, porque a banca tem seu próprio estilo e preferências, e isso fica bastante nítido mesmo com o passar do tempo.
Você também pode procurar por cursos que te auxiliam especificamente para se preparar para imagens radiológicas para a prova de residência. Você terá aulas com professores que não somente têm um amplo conhecimento sobre esse tipo de questão, mas também que já passaram por elas e podem compartilhar a experiência.
Esses cursos não são tão extensos e podem servir como um bom complemento para preparatórios mais tradicionais. Até porque, não é todo cursinho que dedica uma atenção especial para as imagens, então vale a pena focar um pouco mais nisso se você tiver tempo disponível.
Inclusive, você já se inscreveu para o Intensivo SP? Se ainda não, que tal considerar a sua matrícula? Esse é um curso especial da Medway, dedicado às instituições do estado de São Paulo, como Unicamp, USP, Unifesp, SUS-SP, entre outras.
Aqueles alunos que entram para esse curso ganham o Curso Avançado de Imagens Radiológicas. É claro que durante o intensivo a gente aborda esse tipo de questão, mas por ser algo superimportante para seus resultados, desenvolvemos esse avançadão especial para quem quer se dedicar ainda mais ao assunto. Se é seu caso, não perca a oportunidade!
E então, curtiu nossas dicas? Agora você já sabe como se preparar para as imagens radiológicas para a prova e pode começar sem mais demora. Com essas dicas em prática, você com certeza conseguirá ter bom resultado e estará um passo mais parto da vaga com a qual sempre sonhou.
Se precisar de um empurrãozinho a mais na preparação para além desse conteúdo, não se esqueça de que pode contar com a gente. Acesse a Academia Medway e veja muitos outros materiais exclusivos que temos por lá!
Paulista, nascido em Americana em 1995. Formado pela Universidade de Brasília em 2019. Residência em Ginecologia e Obstetrícia no HC-FMUSP. Sucesso é o acúmulo de pequenos esforços repetidos dia a dia. Siga no Instagram: @danielgodamedway