Você sabe quais assuntos mais caem na prova de residência médica da FAMERP? Vale a pena descobrir mais sobre eles se essa instituição faz parte da lista que você vai prestar em breve.
A gente desenvolveu uma pesquisa que avalia exames recentes para chegar aos tópicos mais cobrados pelas instituições, e vamos apresentá-los neste post. Por isso, pode se aprofundar neles sem medo de ser feliz, porque com certeza isso vai otimizar, e muito, sua preparação.
Portanto, vamos ao que interessa! Continue a leitura para ficar por dentro de temas e subtemas que podem te levar direto para a aprovação em mais essa universidade paulista concorrida!
Antes de mergulharmos nos assuntos que mais caem na prova de residência médica da FAMERP, é importante ressaltar que esses temas e outros de grandes instituições de São Paulo podem ser encontrados também no Medway Radar. Essa plataforma reúne ainda muitas informações valiosas sobre editais, concursos e muito mais! Mas sobre a FAMERP, adiantamos tudo dentro das 5 grandes áreas da Medicina a seguir.
Primeiro, vamos falar sobre a Clínica Médica. Nessa área, o que sai na frente com maior recorrência é a Cardiologia, sendo que os focos em destaque incluem:
· arritmias, síncope e PCR;
· insuficiência cardíaca;
· hipertensão arterial sistêmica.
O segundo lugar está com a Oncologia e Hematologia, e seus subtópicos mais populares, onco-hematologia e anemias e hemoglobinas. A Nefrologia é outro ponto importante na lista, e traz principalmente distúrbios hidroeletrolíticos e acidobásicos nas questões.
A Nutrologia fecha essa parte da prova, com destaque para distúrbios carenciais: parece pouco, mas se você não se dedicar, isso pode ser aquele detalhezinho que faz sua nota cair. E aí, se sente preparado para enfrentar a Clínica Médica na FAMERP?
A Cirurgia Geral é aquela área que intimida muita gente: uns amam, outros não curtem de jeito nenhum! Mas com o direcionamento certo e muita dedicação, não há o que temer, e se você tem facilidade, melhor ainda.
Na prova de residência médica da FAMERP, o que mais cai aqui é o Trauma, uma tendência que tem se repetido entre as instituições mais populares de São Paulo. Para se preparar para ele, foque em:
· trauma abdominal;
· abordagem inicial (ABCDE);
· trauma torácico.
A própria Cirurgia Geral surge no ranking, é claro. Seus destaques ficam com os seguintes subtemas, nesta ordem:
· cuidados e complicações pós-operatórias;
· cuidados pré-operatórios;
· hérnias.
A Gastroenterologia é mais um assunto que cai com frequência e que tem subtópicos bem detalhados. Nesse caso, você precisa se voltar em especial para afecções pancreáticas e síndrome disfágica.
Com um nível de complexidade a mais, é fundamental se dedicar à Cirurgia do Aparelho Digestivo. Principalmente, abdome agudo obstrutivo e hemorragia digestiva (cirurgia).
Acha que acabou? Nada disso! No fim da lista temos a Endocrinologia, com paratireoides, suprarrenal e outras síndromes endócrinas e tireoide. Agora sim, com tudo listado, é hora de começar a estudar porque sem dúvidas essa é uma das áreas com o conteúdo mais extenso.
Para inaugurar a área de Ginecologia e Obstetrícia na prova de residência médica da FAMERP, vem o parto no topo da lista de temas mais cobrados! Com apenas um foco de destaque, que não deixa de ser de suma importância: a assistência ao parto.
Estude ainda as doenças clínicas na gestação, se quiser se dar bem por aqui. Os tópicos mais frequentes entre elas são diabetes mellitus na gravidez e hepatites virais, HIV/AIDS e outras infecções na gestação.
A Ginecologia Endócrina também deve ser levada em alta conta. Nela, o subtópico que se destaca é a contracepção, portanto se atualize sobre o assunto.
Para encerrar, a prematuridade na obstetrícia surge com tudo. As questões abordam, em geral, a rotura prematura das membranas ovulares e infecção ovular.
E agora, a Pediatria entra em cena com muita coisa para estudar. Inicie pela Puericultura, que é o tema mais recorrente nessa área. Os dois principais focos são crescimento e desenvolvimento na infância e adolescência e distúrbios estaturais e puberais.
Depois, passe para a Nutrologia. Ela também apresenta dois subtópicos em destaque: distúrbios carenciais e nutrição na Pediatria.
Seu próximo ponto de atenção precisa ser a Neonatologia. Nesse caso, pode se debruçar sobre período neonatal: doenças infecciosas e alojamento conjunto e testes de triagem neonatal.
Por fim, o último assunto cobrado nessa área é bem diferente do que vemos por aí: a Terapia Intensiva! Quando fizer questões sobre o tema, lembre-se de focar bastante em pneumointensivismo.
Na Medicina Social e Preventiva, o tópico que mais cai na FAMERP é a vigilância em saúde. Priorize os estudos voltados para vigilância em saúde do trabalhador e epidemias, endemias e pandemias.
Em segundo lugar temos o Sistema Único de Saúde. Mas não é porque ele não apareceu primeiro que ele será dado de mão beijada. Pelo contrário, ele inclusive pede atenção para três temas principais:
· aspectos históricos do SUS;
· a evolução do SUS;
· atenção primária à saúde.
Dedique-se, ainda, à Atuação Médica. Seu foco de destaque é apenas um, mas ele envolve várias nuances: ética médica, bioética e documentação. Outros assuntos médicos aparecem nessa área, portanto é bom se atentar para a história da medicina e outras disciplinas específicas.
Para terminar, inclua Promoção e Prevenção da Saúde, especialmente níveis de prevenção. E aí, pronto para conseguir uma boa nota?
Pronto! Você agora sabe todos os temas mais cobrados na prova de residência da FAMERP em detalhes. Então, não tem mais desculpa! Nada de ficar navegando por assuntos sem rumo: é só focar nos que você viu por aqui para render mais na sua preparação e realmente dominar o que você terá que encarar no exame.E, é claro, se você quiser estudar com os melhores, a gente tem a solução! Que tal entrar para o nosso Semiextensivo? Conteúdo atualizado, com um excelente time de professores para te guiar e tudo o que você precisa para ir em busca de sua vaga. Esperamos por você!
Nascido em 1991, médico desde 2015, formado pela Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA) e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) finalizada em 2018. "Nunca quis seguir o fluxo. Sempre acreditei que existe uma fórmula do sucesso para cada um de nós. Se puder conquistar sua mente, poderá conquistar o mundo." Siga no Instagram: @mica.medway