Conheça o Hospital das Clínicas de BH: história e estrutura

Conteúdo / Residência Médica / Conheça o Hospital das Clínicas de BH: história e estrutura

O momento de fazer residência é um importante passo rumo à vida profissional. São diversas universidades com cronogramas extensos que exigem atenção total. Por isso, vamos mostrar que o Hospital das Clínicas de BH é uma ótima escolha.

Para conseguir vaga em qualquer programa de residência, você precisa ter foco e cumprir com a jornada de estudos.  Vem com a gente para saber tudo sobre o HC-BH.

A história da UFMG

O Hospital das Clínicas de BH faz parte da Universidade Federal de Minas Gerais, a mais antiga instituição do estado, fundada em setembro de 1927. Anteriormente, ela se chamava Universidade de Minas Gerais (UMG) e era privada. 

Com a ampliação na jornada acadêmica, ao longo de sua história, a Universidade de Minas Gerais incorporou vários campos de atuação no sistema e foi federalizada em 1949. Porém, a mudança de nome para UFMG só aconteceu em 1965 por determinação do Governo Federal.

Ficando por dentro do HC-BH

O Hospital das Clínicas de BH é público e universitário, ligado aos programas de graduação, pós-graduação e extensão da Universidade Federal de Minas Gerais. 

O Hospital das Clínicas de BH é administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e atende quase todas as especialidades, com exceção apenas da radioterapia. 

Além de ser amplamente reconhecido por tratamentos de altas complexidades, o HC-BH é referência em todo o território nacional por transplantes, maternidade e berçário de alto risco, oncologia e quimioterapia, cirurgia cardíaca, entre outras atividades médicas.

O hospital universitário da UFMG fica na Avenida Professor Alfredo Balena, nº 110, campus da Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais, no centro de Belo Horizonte. 

Residência médica na UFMG

Agora que você já entendeu toda a história do Hospital das Clínicas de BH, para cursar sua residência médica na UFMG, é importante saber que a inserção em um dos programas é feita pelo Exame Nacional de Residência Médica (ENARE).

O último edital para residência na Universidade Federal de Minas Gerais, publicado em 2021, serve como principal base para a preparação. Veja o cronograma, os prazos e todas as informações necessárias para o concorrido concurso. 

Cronograma do último ENARE para UFMG

  • Publicação do edital: 06/10/2021;
  • Período de inscrição para os candidatos: de 20/10/2021 a 08/11/2021;
  • Envio da documentação para análise curricular: de 18/10 a 12/11/2021;
  • Solicitação de isenção da taxa: de 20/10 a 22/10/2021;
  • Divulgação dos locais e dos horários de prova: 01/12/2021;
  • 1ª etapa (prova objetiva): 12/12/2021;
  • Divulgação do gabarito preliminar: 12/12/2021;
  • Período de recursos ao gabarito: 13 e 14/12/2021;
  • Resultado da 1ª etapa e do gabarito definitivo: 24/01/2022;
  • Resultado preliminar da análise curricular (2ª etapa): 24/01/2022;
  • Recurso ao resultado da 2ª etapa: 25 e 26/01/2022;
  • Resultado final: 02/02/2022;
  • 1ª oportunidade para escolha de instituição: de 03/02 a 07/02/2022;
  • Resultado da 1ª oportunidade: 08/02/2022;
  • 2ª oportunidade para escolha de instituição: de 09/02 a 11/02/2022;
  • Resultado da 2ª oportunidade: 14/02/2022;
  • Registro e matrícula: 02/2022;

Tipos de programas de residência

Para residência médica no HC ou em qualquer outro hospital integrado às instituições do ENARE 2022, foram disponibilizadas três formas de acesso conforme verificado no edital.

  • Programas de residência médica (PRM) com acesso direto: candidatos sem nenhuma especialidade prévia;
  • Programas de residência médica (PRM) com pré-requisito: candidatos com alguma especialização prévia;
  • Programas de residência médica (PRM) por ano adicional/área de atuação: candidatos com alguma especialização prévia. 

Etapas do ENARE

O concurso foi realizado em duas etapas. A primeira foi composta por uma prova objetiva de caráter classificatório e eliminatório. A segunda foi realizada a partir da análise curricular, também de caráter classificatório e eliminatório.

Como três modalidades de programas de residência médica  foram oferecidas, com especialidades distintas entre elas, o conhecimento das matérias específicas para realização da prova objetiva fica totalmente sob responsabilidade do candidato.

Primeira e segunda fase

A primeira fase constituiu o valor total de 90% da nota final. A prova objetiva foi composta por 100 questões de múltipla-escolha sobre as áreas de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia e Medicina Preventiva e Social, com 20 questões direcionadas à especialidade de cada área escolhida. 

A segunda fase foi composta pela análise curricular. Essa etapa constituiu 10% da nota final e se caracterizou por envio de documentos que comprovem atividades acadêmicas. A pontuação obtida foi somada à nota final.

Informações gerais

Para concorrer a uma das vagas oferecidas pelo Hospital das Clínicas de BH, o candidato precisa realizar o pagamento da taxa de R$270,00 e escolher em qual cidade realizar a prova. Ao todo, foram disponibilizadas 50 cidades no Brasil para a realização do exame. 

Conquiste sua vaga no Hospital das Clínicas de BH com a gente!

Agora, é o momento de realizar seu sonho e ser o próximo residente do Hospital das Clínicas de BH. Para isso, você pode contar com nossa ajuda. Preparamos um intensivo R1 que vai aumentar o seu desempenho em 100% rumo à aprovação. Vem com a gente!

JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina. Siga no Instagram: @jodamedway