O momento de escolher onde cursar a residência médica é sempre desafiador. A boa notícia é que vamos te ajudar nessa tarefa! Saiba tudo sobre o Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES) e tenha a certeza de que essa é a melhor residência a ser escolhida.
Para se preparar para a tão sonhada vaga, é preciso conhecer a residência escolhida, ficar por dentro da história da instituição e dos processos. Então, acompanhe este artigo até o final para ficar por dentro!
O Hospital das Clínicas recebe o nome de Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES) em homenagem ao reitor da UFBA, que inaugurou o centro de saúde em novembro de 1948.
Ao longo de 74 anos, o HUPES foi o primeiro hospital na Bahia a contar com lavanderia e cozinha industrial. Também realizou a primeira hemodiálise das regiões Norte-Nordeste e abrigou a primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do estado.
O Hospital Universitário Professor Edgard Santos tornou-se referência e vanguarda em pesquisa e tratamento de doenças Leishmaniose, doença de Chagas, hepatites virais, entre outras.
Com tanto destaque na saúde do Nordeste, o Hospital Universitário Professor Edgard Santos ampliou a atuação, dando origem ao Centro Pediátrico Professor Hosannah de Oliveira e ao Ambulatório Magalhães Neto.
O complexo Hospitalar do HUPES possui 42 mil m² de área construída. Abriga 277 leitos, atendendo 46 hospitalidades médicas e possuindo mais de 2 milhões de pacientes cadastrados.
Agora que você entendeu a grandeza e a importância do Hospital Universitário Professor Edgard Santos para a saúde pública, saiba que ser um médico residente em hospitais da Bahia é extremamente concorrido.
O acesso ao programa de residência da Universidade Federal da Bahia ocorre pelo Processo Seletivo Unificado do CEREM/BA, sendo o maior concurso da região Nordeste.
Para ingressar na residência médica da UFBA, o candidato precisa escolher a especialidade que deseja, tanto com acesso direto quanto com pré-requisito.
Especialização por acesso direto
Especialidade com pré-requisito
Lembrando que qualquer uma das opções com pré-requisito necessita de formação prévia. Para informações mais detalhadas sobre a formação aceita, indicamos ler o edital anterior na íntegra.
O último concurso para o programa de residência na UFBA foi realizado em 2021, com responsabilidade da Strix – Educação, Avaliação e Projetos Ltda em conjunto com a Comissão Estadual de Residência Médica da Bahia – CEREM/BA
O candidato aprovado nas duas etapas do exame foi considerado inserido em um dos programas de residência. A seguir, veja detalhadamente os processos do concurso.
Inscrição: de 02/09/2021 até 01/10/2021;
Aplicação da prova: 14/11/2021;
Matrícula: após publicação do resultado, o candidato teve 15 dias para se apresentar.
A fase única foi composta por uma prova de caráter eliminatório e classificatório, específica para os tipos de acesso. Ela continha questões de múltipla-escolha e respostas curtas.
Para os programas de especialidades de áreas básicas/acesso direto, foi aplicada uma prova com 25 questões, em que 15 eram de múltipla-escolha e 10 exigiam respostas curtas. As disciplinas cobradas foram: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina Preventiva e Social.
Já para os programas de especialidades com pré-requisito ou em áreas de atuação, foi aplicada uma prova com 15 questões, em que 3 questões eram de múltipla-escolha. Foi cobrado conteúdo específico de acordo com a especialidade.
Para concorrer a uma das 23 vagas ofertadas para residência na UFBA, o candidato precisou efetuar o pagamento da taxa no valor de R$724,80. A bolsa da residência foi no valor de R$3.330,43, podendo sofrer reajuste para mais ou para menos.
Agora que você leu até aqui, percebeu que é preciso uma preparação adequada para estar na lista de aprovados. Conhecer bem o cronograma da instituição e as disciplinas cobradas é o primeiro passo, mas também é preciso desenvolver um planejamento adequado.
Uma prática muito indicada é o estudo por questão, em que você soluciona questões que costumam ser cobradas no concurso ao qual irá concorrer. Assim, você elabora um método eficaz de aprendizado.
Catarinense nascida em 1995, criada em Imbituba e apaixonada por uma praia. Formada pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2018, com residência em Clínica Médica pela Universidade de São Paulo (USP-SP 2019-2021) e professora de Clínica na Medway. "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender" - Paulo Freire. Siga no Instagram: @anakabittencourt