Você já parou para pensar que se manter em constante atualização é tão importante quanto obter novos conhecimentos? Para isso, as revistas científicas de Medicina podem ser grandes aliadas.
Essa é uma área de avanços e rápidas evoluções, e sempre há novidades em protocolos, pesquisas e conteúdos. Isso exige dos profissionais uma dedicação intensa nos estudos. Por isso é tão necessário estar por dentro das principais inovações da área.
A busca pela informação e pelo conhecimento deve ser um hábito. Dessa forma, você vai garantir sempre um bom desempenho, seja nas provas de residência ou mesmo ao longo da sua jornada profissional.
E estudar uma grande quantidade de assuntos em pouco tempo é um grande desafio, não é mesmo? Nos dias atuais, são muitas as ferramentas que contribuem para que você mantenha o foco e aumente o rendimento. Para saber sobre o assunto, confira o nosso artigo com dicas de aplicativos para estudos.
Mas, se os aplicativos são uma fonte moderna de estudos, podemos dizer que as revistas científicas são velhas parceiras de quem está sempre em busca de atualização. Algumas delas existem há mais de um século? Curioso, não é? Então, vem com a gente, para não ficar por fora dessa informação.
Os periódicos científicos são fontes oficiais de conhecimento, o que os tornam confiáveis e relevantes. Há opções de destaque tanto no cenário nacional quanto no internacional.
Eles apresentam as novidades em pesquisa qualificada e revisada por pares, estatísticas atualizadas, além de conteúdo clínico para orientar a comunidade médica em todo o mundo.
Atualmente, existem muitas opções relevantes à disposição dos pesquisadores e profissionais de saúde. A seguir, vamos falar sobre algumas das principais revistas.
O NEJM é publicado semanalmente pela Massachusetts Medical Society há mais de 200 anos. Fundado em 1812 pelo médico John Collins Warren, é considerado um dos periódicos médicos mais influentes do mundo.
Mais de um milhão de pessoas de quase todos os países lêem o NEJM impresso e online a cada semana, segundo informações disponíveis no próprio site. E mais: “Todo o conteúdo original da pesquisa está disponível gratuitamente no NEJM.org seis meses após a data de publicação.
Além disso, os leitores de países de baixa renda qualificados têm acesso gratuito a todos os artigos no NEJM.org que datam de 1990”, conta por lá.
O BMJ é uma publicação periódica do Reino Unido, fundada em 1840. É uma das mais antigas e conceituadas publicações da área médica. Possui grande influência e prestígio na comunidade acadêmica em todo mundo.
Como consta no site, o BMJ começou há 180 anos como uma revista médica, publicando artigos sobre natimortos, amputação no ombro e o clima da Ilha de Wight.
Atualmente, o periódico traz desde publicações e conteúdo de educação médica até suporte a decisões clínicas. E, ainda, ações para aprimorar a tomada de decisões e prestação de serviços de saúde.
Não é uma revista científica, mas uma biblioteca acadêmica, mantida por uma organização sem fins lucrativos independente, da qual fazem parte mais de 28 mil voluntários em mais de cem países.
A Cochrane Library é dedicada a produzir revisões sistemáticas e metanálises, o maior nível de evidência científica que é usado hoje em Medicina.
A organização foi criada para responder à necessidade de organizar e divulgar os resultados de investigação em Medicina, de modo a facilitar a tomada de decisões médicas e a ajudar a compreender em que campo é necessária mais investigação.
É uma revista científica publicada pela Associação Americana para o Avanço da Ciência, em inglês American Association for the Advancement of Science — AAAS.
O seu foco principal é publicar importantes investigações científicas originais, mas a Science também publica notícias, opiniões sobre a política em torno da ciência e outros assuntos de interesse de pesquisadores.
Uma curiosidade: a Science foi fundada em Nova Iorque por John Michaels em 1880, com apoio financeiro de Thomas Edison e, também, de Alexander Graham Bell.
No periódico foram publicados artigos famosos, como a descrição da genética da mosca-do-vinagre, por Thomas Hunt Morgan, artigos de Albert Einstein sobre gravitação e sobre a nebulosa espiral, de Edwin Hubble.
Também não é um periódico, mas um buscador de artigos de diversas revistas científicas. A NLM começou em 1836 como uma pequena coleção de livros e revistas médicas no escritório do Cirurgião Geral do Exército dos Estados Unidos.
Considerada a maior biblioteca biomédica do mundo, inclui mais de sete milhões de livros, revistas, relatórios técnicos, manuscritos, microfilmes, fotografias e imagens sobre Medicina e ciências afins, incluindo algumas das mais antigas e raras obras do mundo.
A revista The Lancet começou como uma publicação médica semanal, independente e internacional, fundada no ano de 1823, por Thomas Wakley. De acordo com o site: “Publicamos artigos, revisão, seminário, política de saúde, terapêutica, comentário, quadro clínico, correspondência e relatório mundial.
Os periódicos Lancet têm amplo alcance global com mais de 42,5 milhões de visitas anuais no TheLancet.com e 268,7 milhões de artigos baixados no TheLancet.com e no ScienceDirect .
O The Journal of the American Medical Association, o Jama, foi fundado em 1883 pela American Medical Association. É o periódico médico mais divulgado no mundo, publicado pela American Medical Association.
Nele é possível encontrar pesquisas originais, revisões e editoriais cobrindo todos os aspectos da biomedicina. O conteúdo traz, ainda, políticas médicas, avanços e novidades na área, conteúdos indispensáveis para profissionais se manterem constantemente atualizados.
Que tal pensar na possibilidade de incluir as revistas científicas de Medicina, que são fontes de pesquisa e informação, no seu dia a dia? Lembrando que é sempre importante organizar os conteúdos em um plano de estudos, o que vai ajudar você a ter uma visão completa dos assuntos dessa área ampla que é a Medicina.
Aprenda aqui a criar um plano de estudos on-line. Aproveite, também, para saber o que considerar na hora de escolher uma plataforma on-line de estudos.
Está a fim de ser o novo residente? Então, venha conhecer os nossos Extensivos, que darão todo suporte que você precisa para conseguir a tão sonhada aprovação. Teste o Extensivo Medway por 7 dias totalmente gratuitos e conheça todos os benefícios e as ferramentas que vão fazer a diferença nos seus estudos!
Capixaba e flamenguista (praticante para ambos!). Nascido em 1991, formado em medicina pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória-ES. Especialista em medicina de família e comunidade pela USP-RP. Mestrado em políticas públicas e desenvolvimento local. Tentando salvar vidas, inclusive a própria, no consultório e nas salas de aula. Siga no Instagram: @pad.ilha