E aí, pessoal, como estão? Já ouviram falar sobre o mnemônico CIRCO? Vamos juntos entender como ele pode te ajudar a memorizar as contraindicações da VNI e na preparação para a prova de residência!
Os mnemônicos são técnicas de memorização em que nos valemos da associação para absorver melhor as informações, criando gatilhos mentais para trazer à mente aquele conhecimento com mais facilidade.
No nosso caso, vamos usar a palavra CIRCO para nos ajudar a lembrar das principais contraindicações ao uso da Ventilação Não Invasiva (VNI).
Se você é estudante de medicina ou médico, provavelmente já ouviu falar sobre nossa querida VNI. A Ventilação Não Invasiva é a administração de suporte ventilatório mecânico assistido, sem a necessidade de intubação orotraqueal (IOT), evitando assim os riscos e complicações associados a ela.
A VNI pode ser usada no modo CPAP, em que há o fornecimento de uma pressão contínua nas vias aéreas, e no modo BIPAP, no qual há o fornecimento de dois níveis de pressão, a expiratória e a inspiratória.
As indicações clássicas de VNI são edema agudo de pulmão cardiogênico e DPOC exacerbado com acidose respiratória (pH < 7,3 e PaCO2 > 45 mmHg), pois estes são os cenários em que se tem o maior benefício comprovado com essa terapia.
Para os pacientes portadores de DPOC, é preciso um cuidado especial: sempre que for feito o fornecimento de oxigênio, não podemos perder de vista os mecanismos compensatórios a que são submetidos por serem retentores crônicos de CO2 e o risco de carbonarcose associado. O que se espera nos pacientes com DPOC ao submetê-los à VNI é minimizar o trabalho respiratório e aumentar a ventilação alveolar, reduzindo a pCO2. Nesse caso, é utilizado o modo BIPAP.
No caso do EAP cardiogênico, com o qual o objetivo é aumentar a oxigenação arterial, reduzir o trabalho respiratório e, consequentemente, aumentar o débito cardíaco, é possível usar tanto o modo CPAP quanto o BIPAP.
Maravilhoso, né? E essa perfeição tem contraindicações?
Tem sim, pessoal. Temos que manter em mente que, apesar de evitar a intubação em algumas situações, a VNI não substitui a IOT quando ela está indicada. Ou seja, ela não deve ser encarada como uma substituta para o suporte ventilatório invasivo
Como pudemos observar nas imagens, pessoal, são muitas as contraindicações, e decorar todas elas seria uma tarefa árdua. É por isso que estamos aqui! Vamos sintetizar as contraindicações em cinco grupos:
“Nossa, mas mesmo agrupando, ainda fica difícil de guardar tudo isso. E agora? Quem poderá nos ajudar?”
O CIRCO!!
CIRCO foi o mnemônico criado pela professora Ana Alcântara para te ajudar a lembrar mais facilmente das principais contraindicações ao uso da VNI:
Já façam seus post-is, pessoal! Usem e abusem dessa dica valiosa nas questões das provas e na vida profissional. Um abraço e até a próxima!