Fala, pessoal! No post de hoje falaremos sobre os distúrbios de puberdade. Esse é um assunto que já foi abordado no nosso canal no Youtube. Por lá estamos postando vídeos de revisão dos conteúdos que mais caem nas principais instituições de São Paulo, como essa revisão de pediatria para prova de residência médica.
Nesse vídeo revelamos os principais assuntos cobrados dessa área nas provas de SP enquanto revisamos os distúrbios que podem ocorrem na puberdade. Esse você não pode perder! Falamos especificamente de baixa estatura e puberdade precoce, que são os assuntos principais dentro dos distúrbios puberais.
Então depois de ler este post, corre lá e aproveita para ter uma revisão completa sobre o assunto. Combinado?
A puberdade é um período de transição entre a infância e a vida adulta. É nessa fase que ocorre o aparecimento de características sexuais secundárias, maturação gonodal, isto é, testículos no sexo masculino e ovários no sexo feminino, e aceleração do crescimento linear.
Um dos primeiros sinais que observamos nas meninas é a telarca. Nos meninos há o aumento do volume dos testículos, também ocasionado pelo surgimento da função reprodutiva.
Mas para entendermos os distúrbios estatais puberais é importante compreender o que é o desenvolvimento normal da puberdade. Veja a seguir quais são os eventos desse processo!
Durante o estirão puberal a criança tem uma velocidade de crescimento mais alta, com uma aceleração e depois desaceleração até o final da fase de crescimento.
O crescimento não é uniforme, seguindo geralmente a ordem do crescimento dos pés e mãos para logo após o crescimento das pernas e membros superiores. Isso leva ao adolescente a ter um corpo mais desproporcional, que no futuro voltará ao normal após o crescimento do tronco.
Outro processo que ocorre na puberdade é o da alteração da forma e composição corporal. No início dessa fase, há um aumento do depósito de gordura nas meninas — principalmente nas parte das mamas e quadris — e o crescimento do diâmetro biacromial nos meninos.
Além disso, nas meninas, a idade da menarca coincide com o início da desaceleração do crescimento no final do estirão puberal. Já nos meninos, o pico de crescimento acontece com a fase do desenvolvimento dos genitais e pilosidade pubiana.
Outra fase da puberdade é o desenvolvimento dos órgãos e sistemas, principalmente o cardiocirculatório e o respiratório. Apenas o tecido linfóide e o tecido nervoso — que já está praticamente com o crescimento estabelecido — não fazem parte desse crescimento.
Agora que você entendeu como é o desenvolvimento normal da puberdade, vamos descobrir quais são os distúrbios que podem ocorrer durante esse período. Veja só!
O retardo puberal ocorre quando há a ausência dos sinais do início da puberdade — como aumento das mamas em meninas e dos testículos nos meninos — em idade cronológica padrão da média populacional: 14 anos em meninos e 13 em meninas.
As principais causas do atraso da puberdade são:
A puberdade precoce é definida como o aparecimento precoce de caracteres secundários antes dos 9 anos de idade para os meninos e 8 anos para as meninas. Além disso, há a aceleração do crescimento e da idade óssea, o que pode trazer prejuízos para a estatura final do adolescente.
A puberdade precoce pode ser causada tanto pelo aumento antecipado dos hormônios sexuais no sangue quanto porque as glândulas pituitárias começaram a produzir os hormônios precocemente.
Algumas causas para investigar a puberdade precoce é a idiopática, nas meninas, e as lesões no sistema nervoso central nos meninos. Além disso, é importante observar tumores (gonadais ou adrenais) e hiperplasia adrenal congênita.
Outro distúrbio de puberdade é o da baixa estatura. Para conseguir identificar a causa da baixa estatura o pediatra deve fazer as 4 seguintes perguntas:
O sinal de alerta para baixa estatura, no que diz respeito à velocidade de crescimento, é se a criança tem uma velocidade de crescimento abaixo de 5cm por ano.
Para reconhecer a baixa estatura é possível observar se há distúrbios dos eixos hormonais ou se existe alguma causa endócrina como hipotireoidismo ou deficiência de GH.
Para diagnosticar distúrbios de puberdade, nas meninas, devem ser realizadas avaliações sobre aspectos que possam indicar síndrome de Turner.
Nas crianças com puberdade ausente, atrasada ou paralisada é importante determinar a idade óssea. Além disso, nos casos de puberdade tardia devem ser avaliadas possibilidades de: doença celíaca; distúrbios nutricionais e doenças crônicas ocultas que afetem a secreção hipotalâmica de GnRH.
Curtiu entender mais sobre os distúrbios de puberdade? Então continue aprendendo na Academia Medway! Por lá disponibilizamos diversos e-books e minicursos completamente gratuitos! Por exemplo, o nosso e-book Guia Definitivo do SUS-SP mostra por completo a residência dessa instituição que é uma das maiores do país!
E, se o seu sonho é entrar na residência médica este ano, venha com a gente para o Intensivo SP! A partir dele, você pode dar um gás final na jornada de estudos e fazer a sua prova de residência bem preparado, com foco total na instituição dos seus sonhos em São Paulo. Que tal? Então bora lá!
Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina. Siga no Instagram: @jodamedway