Não apenas pela característica genética de algumas doenças, mas também para entender as relações entre os membros da família e as possíveis redes de apoio, é necessário utilizar alguns meios práticos em um tratamento. Uma dessas ferramentas de abordagem familiar é o ecomapa.
Hoje em dia, ao falar de cuidado em saúde, é necessário levar em consideração o ambiente no qual o paciente está inserido. Não dá para discutir a saúde de um colaborador sem levar em conta o ambiente de trabalho dele, por exemplo.
Nesse contexto, também não dá para deixar de lado a estrutura familiar de uma pessoa. Afinal, ela é fundamental para o processo de desenvolvimento de saúde e de doenças.
Quer aprender mais sobre o que é ecomapa? Esse tópico é bastante importante nas ferramentas de abordagem familiar. Com a leitura deste texto, você vai entender tudo e se tornar um craque nesse assunto. Está preparado? Então, continue a leitura!
Tal como o genograma, o ecomapa faz parte do conjunto de instrumentos de avaliação familiar. Os dois podem aparecer em um prontuário familiar de forma complementar.
Enquanto o genograma identifica as relações e as ligações na família, o ecomapa identifica as relações e as ligações da família com o meio e a comunidade onde habita. Foi criado em 1975 para ajudar os assistentes sociais do serviço público dos Estados Unidos no trabalho com famílias.
A ferramenta é uma representação gráfica das ligações de uma família às pessoas e às estruturas sociais do meio onde vive ou convive (ambiente de trabalho, por exemplo), desenhando o “sistema ecológico”.
Identifica os padrões de organização da família e a natureza das relações com o meio ambiente, mostrando o equilíbrio entre os recursos (rede de apoio social, por exemplo) e as necessidades da família.
No ecomapa, a família apresenta-se em um círculo, enquanto os contatos com a comunidade ou as pessoas e os grupos importantes são representados em círculos externos.
Por ser um instrumento voltado à abordagem familiar, permite que a equipe de saúde acompanhe a família e os membros ao longo da vida, possibilitando a elaboração de ações preventivas capazes de atuarem em prol da saúde. Portanto, é importante incluir:
Por fim, os instrumentos de genograma e ecomapa são essenciais para compreender melhor o processo de adoecimento nas famílias, conhecer a situação dos membros e as relações não apenas internas, mas também com as demais famílias com quem convivem e estabelecem redes de apoio.
A utilização do ecomapa familiar como ferramenta de abordagem é muito benéfica na prática médica. Isso porque o instrumento mostra de maneira mais clara quais são os desafios encontrados ao longo da construção do cuidado com um indivíduo.
Além disso, a ferramenta capacita os profissionais de saúde para criação de vínculo com os pacientes, proporcionando maior efetividade na resolução dos casos. Por isso, saber como fazer um ecomapa é indispensável para melhorar a abordagem com os indivíduos.
É importante salientar a falta de preparo dos profissionais de saúde em conduzir situações difíceis e particulares, que pedem grande dedicação e persistência, sendo eficientes para perceber as fragilidades e as vulnerabilidades do grupo, mas que se mostraram pouco preparados durante o processo de resolução do problema.
A utilização das ferramentas de abordagem familiar permite a identificação de fragilidades, vulnerabilidade, patologias prevalentes, funcionalidades da família acompanhada, além de expor a identificação das causas que distanciam o paciente do cuidado oferecido pela unidade de saúde.
Essa aplicação e, principalmente, as ações realizadas após o diagnóstico situacional que essa ferramenta traz são importantes para restaurar a confiança do usuário e restabelecer o vínculo que pode ter sido quebrado em algum momento quebrado.
Agora, você sabe mais sobre o ecomapa! Então, confira outros artigos que publicamos aqui, no blog. Os conteúdos foram feitos especialmente para você mandar bem no seu plantão e ficar por dentro dos mais variados assuntos.
Além disso, se deseja conferir mais conteúdos de Medicina de Emergência, conheça a Academia Medway. Por lá, são disponibilizados diversos e-books e minicursos completamente gratuitos para auxiliar no aprendizado das práticas de emergência e outros temas.
Nascida em Ribeirão Preto, interior de São Paulo desde 1991. Formada pelo Centro Universitário Barão de Mauá (CBM). Residência em Medicina de Família e Comunidade na Faculdade Medicina de Ribeirão Preto (FMUSP-RP).