Edital de residência médica da Unesp 2022: tudo que você precisa saber

Conteúdo / Residência Médica / Edital de residência médica da Unesp 2022: tudo que você precisa saber

O edital de residência médica da Unesp 2023 já está disponível! Acesse clicando AQUI.

Demorou, mas chegou! O edital de residência médica da Unesp 2022 finalmente foi divulgado hoje (09/11) no Diário Oficial de São Paulo e, como de costume, estamos aqui para te contar as novidades sobre a prova deste ano.

De cara, já te adianto que não vai ter prova prática e nem entrevista. O processo seletivo de residência médica da Unesp 2022 vai ser composto de duas fases: a primeira, com uma prova escrita objetiva, e a segunda, com análise curricular – “só”!

Pronto para saber tudo sobre como vai ser a prova de residência da Unesp este ano? Por enquanto, a Vunesp, empresa responsável pelos processos seletivos da Unesp, ainda não publicou o edital no site, mas, assim que estiver no ar, você vai poder acessá-lo aqui no blog. Enquanto isso, você pode conferir o edital completo no Diário Oficial mesmo, clicando aqui. Seja no site da Vunesp ou no Diário Oficial, lembre-se de que é fundamental ler o edital na íntegra, hein?

E não deixe de acompanhar aqui no blog a cobertura completa das provas de residência 2022, incluindo as apostas dos nossos professores, dicas de última hora, lives de correção, relação candidato/vaga, entre outros! Clica AQUI e já coloca nos seus favoritos!

Agora bora para as novidades?

Inscrições para a residência médica na Unesp 2022

  • Quando: De 22 de novembro, a partir das 10h, até 1º de dezembro às 16h
  • Taxa de inscrição: R$ 590,00
  • Onde: via internet, por meio do site da Vunesp

As inscrições devem ser realizadas pelo site da Vunesp e o pagamento deve ser realizado em qualquer agência bancária até 1º de dezembro. Dois dias úteis depois do pagamento, é possível acessar o site e verificar se a inscrição foi efetivada no link “status das inscrições”. Se aparecer qualquer problema, corre pra entrar em contato e ver o que ocorreu!

Vagas das especialidades de acesso direto

ProgramaDuraçãoVagas previstas
Anestesiologia3 anos7
Cirurgia Cardiovascular5 anos1
Cirurgia Geral3 anos7
Clínica Médica2 anos30
Dermatologia3 anos6
Ginecologia e Obstetrícia3 anos8
Infectologia3 anos3
Medicia de Família e Comunidade2 anos1
Medicina Esportiva3 anos1
Medicina Intensiva3 anos1
Neurocirurgia5 anos2
Neurologia3 anos6
Oftalmologia3 anos7
Ortopedia e Traumatologia3 anos5
Otorrinolaringologia3 anos3
Patologia3 anos3
Pediatria3 anos16
Psiquiatria3 anos6
Radiologia e Diagnóstico por Imagem3 anos6

Prova de residência médica da Unesp 2022: o que muda

Assim como em 2020, segundo o edital de residência médica da Unesp 2022, o processo seletivo este ano vai contar apenas com uma prova escrita objetiva na primeira fase e análise curricular na segunda fase. Vamos dar uma olhada em como vai ser a primeira fase:

Primeira fase: Prova escrita objetiva

  • Quando: 9 de janeiro de de 2022 (domingo), às 14h
  • Onde: Botucatu e São Paulo, em locais a serem divulgados
  • Duração: 4 horas

Sem prova prática e entrevista na segunda fase, a prova objetiva ganha uma importância maior. E não é pra menos: ela tem peso 9 na nota final. É composta por 100 questões de múltipla escolha com 4 alternativas cada. O conteúdo são as 5 grandes áreas da Medicina.

O local da prova ainda não foi divulgado, mas os candidatos poderão consultar essa informação no site do processo seletivo a partir de 3 de janeiro. É necessário chegar com uma hora de antecedência. No dia, levar lápis preto, borracha e caneta esferográfica de corpo transparente e com tinta preta, além de documento de identidade.

Tanto o gabarito quanto o caderno de questões da prova estarão disponíveis no dia 10 de janeiro de 2022, no site da Vunesp. Os recursos podem ser enviados entre 11 e 12 de janeiro, às 16h. Agora, pra saber se você realmente passou pra segunda fase, só no dia 19 de janeiro, depois das 14h, também no site do processo seletivo.

Segunda fase: Análise curricular

Pois bem, vamos ao currículo! Engana-se quem pensa que não precisa dar atenção porque essa etapa só tem peso 1. Tem gente que vai bem na primeira fase e roda na segunda só por causa de currículo, hein! Por outro lado, você pode aumentar uns pontinhos da sua nota final. Ou seja, atenção total na hora de montar o seu!

Cada especialidade tem a própria banca que será responsável pela avaliação dos currículos. O currículo vai valer de 0 a 10 e os critérios que serão observados constam no edital, então precisa dar aquela lida. E se você ainda tem dúvidas sobre como preparar seu currículo como “um mestre”, dá uma olhada aqui no nosso e-book Como ter um currículo padrão-ouro.

Pra fazer o upload, o arquivo precisa ser um PDF e ter até 5 MB. O site é esse aqui. A inovação está em um vídeo que você vai ter que gravar. Isso mesmo! Você deverá gravar um vídeo de até 2 minutos se apresentando e explicando sua escolha. É necessário fazer o upload do vídeo no Youtube com o link “não listado” e enviá-lo com o arquivo em PDF do seu currículo.

E o resultado final? Anota aí: 3 de fevereiro! Caso algo dê errado, você pode entrar com recurso nos dias 4 e 7 de fevereiro, mas só pessoalmente na Faculdade de Medicina de Botucatu.

Atenção aos protocolos de segurança para a prova

Como ainda estamos vivendo a pandemia e suas consequências, a prova estabelece alguns cuidados com a covid-19. Se você apresentar sintomas da doença, a recomendação é não comparecer. Para quem estiver em condições de fazer a prova, é necessário permanecer o tempo todo de máscara. Lembre também de levar um vidro de álcool em gel e uma garrafa de água, pois não é permitido beber direto dos bebedouros.

Prepare-se para a prova de residência médica da Unesp!

Está a fim de ser o novo residente? Então, venha conhecer os nossos Extensivos, que darão todo suporte que você precisa para conseguir a tão sonhada aprovação. Teste o Extensivo Medway por 7 dias totalmente gratuitos e conheça todos os benefícios e as ferramentas que vão fazer a diferença nos seus estudos!

AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração. Siga no Instagram: @alexandre.remor