Atenção! As informações do edital de residência médica do Sírio-Libanês 2024 já estão disponíveis no Medway Radar 🚀
Oba! Saiu o edital de residência médica do Sírio-Libanês 2023, uma instituição que costuma ser bem concorrida e que desperta o interesse de muitos que querem se tornar R1. E aqui estamos nós, como você sabe, pra te passar as principais novidades desta prova! Bora?
Agora, sem enrolação, já te adianto: o Sírio-Libanês não vai ter prova prática este ano, assim como em 2022! Segundo o edital de residência médica do Sírio-Libanês 2023, o processo seletivo deste ano vai ser composto apenas de uma prova teórica na primeira fase e de uma entrevista com análise e arguição do currículo na segunda fase.
Como a gente sempre fala, o ideal é que você leia o edital na íntegra, então é só clicar aqui pra baixar e ter acesso a ele por inteiro. Em todo caso, continua aqui com a gente pra saber as principais novidades do processo seletivo de residência médica do Sírio-LIbanês 2022!
Antes de continuarmos, tenho uma dica para você que quer ser R1 em alguma das principais instituições de SP em 2024: o Intensivo São Paulo, o ÚNICO totalmente direcionado para as instituições de SP, está com 7 dias totalmente gratuitos!
Lá você vai conferir aulas específicas para cada uma das principais instituições de SP, como USP, Unifesp, Unicamp, SUS-SP e outras, além de contar simulados autorais, questões inéditas comentadas, guias estatísticos e muito mais!
Lembrando que você ainda vai contar com o MedBrain, a inteligência artificial da Medway, para guiar seus estudos rumo à máxima performance, espelhando a trajetória daqueles que tiveram sucesso. Clique AQUI e teste!
Segundo o edital de residência médica do Sírio-Libanês, as inscrições vão ser feitas pela internet, exclusivamente por meio do site da Fundação Carlos Chagas, empresa que organiza o processo seletivo de residência médica da instituição. E olha só quanto tempo você vai ter para fazer isso, hein? É tempo de sobra para entrar lá no site, baixar o edital, ler todas as normas do processo seletivo e se ambientar com ele – afinal é por lá que vão sair todas as atualizações do concurso que você vai precisar durante as duas etapas do processo seletivo.
Depois de se inscrever, é só pagar o boleto bancário, que também fica disponível no site da FCC, pra confirmar sua inscrição. E fica atento à data máxima de pagamento, hein? Não vão ser consideradas as inscrições nas quais o pagamento do valor da inscrição seja feito no último dia de inscrição, após os horários limites das instituições financeiras. Você não estudou o ano todo pra dar uma bobeira dessas agora, não é?
De qualquer forma, a partir do dia 5 de setembro, você vai poder conferir no site da FCC se os dados da sua inscrição foram recebidos e se o valor foi mesmo pago.
Programa | Duração | Vagas previstas |
Anestesiologia | 3 anos | 08 (1 vaga retida) |
Clínica Médica | 2 anos | 06 |
Dermatologia | 3 anos | 03 |
Neurologia | 3 anos | 03 |
Pediatria | 3 anos | 06 |
Radiologia/Diagnóstico por Imagem | 3 anos | 06 |
Radioterapia | 4 anos | 02 (1 vaga retida) |
Medicina Intensiva | 3 anos | 06 |
Como já comentamos, o edital de residência médica do Sírio-Libanês 2023 trouxe que esse ano não vai ter prova prática, assim como em 2022. Mas antes, vamos falar da primeira fase.
O edital de residência médica do Sírio-Libanês 2023 confirma que a primeira fase continua praticamente com a mesma estrutura dos últimos anos: 100 questões de múltipla escolha com cinco opções de resposta. A prova teórica corresponde a 100% da nota da primeira fase e em 2022 vai ter peso 9, assim como foi no ano anterior.
Quer um spoilerzinho do que te aguarda? Sugiro dar uma olhada aqui no blog na prova e no gabarito do Sírio-Libanês 2022 para ver como foram as questões no ano passado, e também nas notas de corte de todas as especialidades de acesso no último ano.
O edital de residência médica do Sírio-Libanês 2022 não divulga o local nem horário da prova, então fica esperto para a divulgação dessas informações, que vai ser feita por meio da divulgação do Edital de Convocação para Provas, a ser publicado no site da FCC e no site do Hospital Sírio-Libanês.
A divulgação do gabarito e das questões da prova escrita acontece no dia 6 de dezembro, a partir das 17h. Já o resultado dessa etapa sai no dia 22 de dezembro.
Com peso 1 na classificação final, a etapa de entrevista e análise curricular, diferente do ano passado, vai acontecer presencialmente lá no Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa, que fica na Bela Vista, em São Paulo (o endereço certinho é esse que colocamos ali em cima).
As informações sobre horário vão ser divulgadas junto do resultado da primeira fase lá na área do candidato. As entrevistas devem ser realizadas no período no período da manhã, das 8h às 13h, e no período da tarde, das 14h às 19h. Segundo o edital de residência médica do Sírio-Libanês 2023, a duração de cada uma é de 20 minutos.
Todo candidato que passar pra segunda fase tem que ter enviado o CV previamente antes da entrevista, hein? Você vai ter do dia 2 ao dia 4 de janeiro de 2023 para fazer isso. Quem não tiver feito o upload do curriculum vitae acompanhado dos documentos comprobatórios no site da FCC dentro do período indicado vai ser considerado desistente e eliminado do processo seletivo!
Não vai deixar o currículo pra última hora, hein? Já comece a deixar tudo pronto seguindo nossas dicas para turbinar seu currículo. Aproveita para saber quanto vale o seu currículo fazendo o teste no nosso Simulador de nota do currículo! Ao final, você recebe a nota baseada nas bancas de São Paulo e em relação ao Brasil como um todo!
No edital de residência médica do Sírio-Libanês 2023 há uma série de itens relacionados às normas sanitárias que você não pode deixar de ler para não dar nenhuma bola fora nos dias da prova objetiva e da sua entrevista.
Lá eles fazem algumas recomendações em relação ao ingresso e à permanência nas dependências do local, como:
a) o distanciamento social;
b) as regras de higiene pessoal e etiqueta respiratória (cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar);
c) o uso de máscara individual, cirúrgica ou de tecido, de proteção de nariz e boca, não sendo permitido o acesso sem a utilização da mesma, será permitida a utilização de viseiras em complementação a máscara; não será permitido o acesso do candidato que estiver utilizando a viseira (escudo facial/face shield) sem a máscara;
d) a utilização de álcool em gel 70%;
e) a utilização de garrafa de água própria, para uso individual;
f) as orientações determinadas por coordenadores e fiscais da Fundação Carlos Chagas e do Hospital Sírio-Libanês
O edital também recomenda que você leve sua própria garrafa d’água para uso individual e diz que você pode levar o seu próprio recipiente de álcool em gel 70%, desde que esse recipiente seja em material transparente.
Para a entrevista presencial, você vai ter que atender os procedimentos adotados no Hospital Sírio-Libanês, que vai fornecer as máscaras de proteção se necessário. Retirar a máscara só é permitido nos momentos de identificação, para consumir água ou alimentos ou para substituí-la por uma nova máscara.
Lembrando que é muito importante que você leia o edital todo para ficar bem por dentro de todas essas normas, hein?
Tudo pronto? Nada de insegurança agora que estamos na reta final, hein?
Mas se tiver batido aquela ansiedade, calma, pois ainda dá tempo de sobra pra estudar do jeito certo e com direcionamento para ser aprovado na residência médica do Sírio-Libanês e outras instituições que prestar, chegando no dia 5 de dezembro com chances reais de mandar bem na prova teórica do Sírio-Libanês e passar pra segunda fase!
Está a fim de ser o novo residente? Então, venha conhecer os nossos Extensivos, que darão todo suporte que você precisa para conseguir a tão sonhada aprovação. Teste o Extensivo Medway por 7 dias totalmente gratuitos e conheça todos os benefícios e as ferramentas que vão fazer a diferença nos seus estudos!
Catarinense nascida em 1995, criada em Imbituba e apaixonada por uma praia. Formada pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2018, com residência em Clínica Médica pela Universidade de São Paulo (USP-SP 2019-2021) e professora de Clínica na Medway. "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender" - Paulo Freire. Siga no Instagram: @anakabittencourt