Enamed: conheça o novo Exame Nacional para avaliar formação médica e acesso à residência

Conteúdo / Residência Médica / Enamed: conheça o novo Exame Nacional para avaliar formação médica e acesso à residência

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quarta-feira (23) o lançamento do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). A prova, que será aplicada anualmente a partir de 2025, tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes de Medicina, além de poder ser utilizada como critério de seleção para programas de residência médica de acesso direto. 

O que é o Enamed?

O Enamed é uma iniciativa do MEC, conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). 

Ele vai substituir o Enade, utilizado para avaliar a formação médica no Brasil, e poderá ter seus resultados utilizados para acesso à programas de residência médica de acesso direto ofertados pelas instituições participantes do Exame Nacional de Residência Médica (ENARE).

A expectativa é que cerca de 42 mil estudantes concluintes do curso de Medicina participem, assim como médicos já formados que queiram utilizar suas notas no processo seletivo do Enare para programas de residência médica, abrangendo aproximadamente 300 cursos de Medicina em 200 municípios.

Enamed e Enare

O Enamed terá um papel significativo no processo seletivo para a residência médica. As notas obtidas no exame poderão ser utilizadas como critério de seleção para programas de acesso no Enare, desde que o candidato se inscreva no processo seletivo e pague a taxa de inscrição. 

Para os estudantes que realizarem o Enamed apenas como parte da avaliação de seus cursos e não quiserem concorrer a nenhuma vaga de residência médica, não será necessário pagar a taxa.

Base legal e regulamentação

O Enare e Enamed estão oficialmente regulamentados pelas Portarias MEC nº 329 e nº 330, de 23 de abril de 2025, publicadas no Diário Oficial da União. Esses documentos estabelecem as diretrizes, objetivos, critérios de aplicação e uso dos resultados dos exames.

  • A Portaria nº 329/2025 trata da criação e regulamentação do Enare.
  • Já a Portaria nº 330/2025 define o Enamed como exame de avaliação da formação médica e estabelece que os resultados da prova servirão como critério de seleção para os programas de acesso direto residência médica.

Objetivos do Enamed

Com o lançamento do Enamed, o Ministério da Educação busca alcançar os seguintes objetivos, como: 

  • Avaliação da formação médica, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Medicina;
  • Apoio à melhoria dos cursos;
  • Aprimoramento da seleção para residência médica;
  • Fortalecimento do SUS;
  • Unificação e transparência no ingresso de programas de Residência Médica de acesso direto.

Quem deve fazer o Enamed? 

O Enamed será um exame “guarda-chuva”, tendo como base a aplicação do Enade. Ele será destinado aos seguintes grupos:

  • Estudantes concluintes do curso de Medicina, isto é, que estão no último ano da graduação (que vão poder utilizar a nota para ingressar na residência médica ou não); e 
  • Médicos interessados em participar do processo seletivo dos programas de residência médica de acesso direto do Enare. 

Como será a prova do Enamed?

A prova do Enamed será composta por 100 questões objetivas de múltipla escolha, abordando conteúdos relacionados às competências e habilidades previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Medicina. As áreas contempladas incluem:​

  • Clínica médica; 
  • Cirurgia Geral; 
  • Ginecologia e Obstetrícia;
  • Pediatria;
  • Medicina de Família e Comunidade
  • Saúde Mental; e 
  • Saúde Coletiva. 

Cronograma previsto do Enamed 2025

  • Inscrições no Enade pelas IES: maio a junho de 2025
  • Inscrições individuais no Enamed e indicação de interesse em participar do Enare: julho de 2025
  • Aplicação da prova: outubro de 2025
  • Divulgação dos resultados individuais: dezembro de 2025

Adesão do SUS-SP ao Enare

Outro ponto relevante sobre o lançamento do Enamed é a possível adesão da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP) e da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo ao Enare, mencionada por Arthur Chioro, presidente da Ebserh, durante a live de apresentação. Vale lembrar que a SMS-SP passou a integrar o processo seletivo do SUS-SP na edição 2024/2025.

Apesar do presidente ter manifestado interesse nessa inclusão, ainda não há confirmação oficial. Dessa forma, é preciso aguardar a publicação do edital para verificar as informações.

Principais dúvidas sobre o Enamed

Quem vai aplicar? 

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). 

Quem deve fazer? 

  • Concluintes de medicina inscritos no ENADE.
  • Médicos interessados em concorrer às vagas de residência médica de acesso direto oferecidas no Enare.

Quando vai acontecer? 

  • Inscrições: julho/2025.
  • Prova: outubro/2025.
  • Resultados: dezembro/2025.

Confira como foi o Enare 2024/2025

Na edição de 2024/2025, o Exame Nacional de Residência Médica (ENARE) ofereceu mais de 4 mil vagas, atraindo a inscrição de 53.171 candidatos interessados em concorrer às oportunidades de residência médica.

O processo seletivo foi dividido em duas etapas principais: prova objetiva e análise curricular.

Inscrições

As inscrições ocorreram de 7 de agosto a 09 de setembro de 2024, com taxa de R$ 330,00. O cadastro foi feito pelo site oficial do Enare (enare.ebserh.gov.br), onde os candidatos preencheram o formulário online e realizaram o pagamento.

Cronograma

Inscrições07/08 a 09/09 de 2024
Envio da documentação para análise curricular07/08 a 09/09 de 2024
Prova objetiva20/10/2024
Divulgação do gabarito preliminar e caderno de questões22/10/2024
Recurso contra o gabarito preliminar 23 a 24/10/2024
Resultado preliminar da 1ª fase 28/11/2024
Período de recursos29/11 a 02/12/2024
Resultado final da 1ª fase20/12/2024
Resultado preliminar da 2ª fase 14/01/2025
Recurso contra o resultado da 2ª fase15 a 16/01/2025
Resultado da 2ª fase pós-recurso21/01/2025
Resultado da nota final 21/01/2025
Recurso contra o resultado da nota final 22 a 23/01/2025
Divulgação do resultado final pós-recurso27/01/2025
Escolha para admissão – 1ª oportunidade28 a 29/01/2025
Resultado da 1ª oportunidade30/01/2025

Etapas do processo seletivo

  • 1ª fase – Prova objetiva: responsável por 90% da nota final, cobrou temas como Clínica Médica, Cirurgia, Pediatria, Ginecologia e Medicina de Família.
  • 2ª fase – Análise curricular: com peso de 10%, considerou atividades acadêmicas, experiências profissionais e publicações. O envio foi feito exclusivamente online, conforme orientações do edital.

Escolha das instituições

Após a divulgação dos resultados, os candidatos classificados puderam escolher as instituições conforme a ordem de classificação final, democratizando o acesso a programas de excelência em todo o país.

Essas são as principais atualizações sobre o Enamed. Para se manter informado sobre o exame e as mudanças no cenário da residência médica acesse o nosso blog e acompanhe conteúdos atualizados que vão te ajudar em cada etapa da sua jornada médica! 

Djon Machado

Djon Machado

Professor da Medway. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com Residência em Clínica Médica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Siga no Instagram: @djondamedway