Fala, galera! Como muitos de vocês devem saber, hoje, dia 8 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. E já que estamos em clima de comemoração, vamos falar sobre médicas brasileiras que fizeram história.
Temos certeza de que todos os médicos, ao decorrer de sua carreira, fizeram história e marcaram muitas vidas. Esse texto tem o intuito de falar de algumas trajetórias e ressaltar a importância da participação feminina na Medicina. E aí, bora falar mais sobre o assunto?
Que tal conferir alguns nomes que fizeram a diferença?
Carlota Pereira de Queirós foi a primeira médica eleita deputada federal no Brasil. Antes de exercer a Medicina, Carlota era professora e estava insatisfeita com a profissão. Por isso, optou pela carreira médica e se formou na Universidade de São Paulo em 1926.
Carlota era membro da Academia Nacional de Medicina. Ela também é a responsável pela fundação da Academia Brasileira de Mulheres Médicas.
Zilda criou uma mistura que parece simples, mas que foi capaz de salvar milhares de crianças da diarreia e desidratação: unindo água, açúcar e sal, a mulher desenvolveu o que chamamos de soro caseiro.
Além de ter inventado, a médica divulgou fortemente a importância do uso do soro, o que diminuiu as taxas de mortalidade infantil da época.
Zilda também fundou e coordenou a Pastoral da Criança, onde são fornecidas a milhares de mães informações sobre higiene, saúde e aleitamento. E não para por aí: a mulher foi, inclusive, indicada ao Prêmio Nobel da Paz por conta de seus feitos.
1909: momento em que a Lei Áurea completava 21 anos e Maria Odília Teixeira se formava na faculdade. Além de ter sido a primeira mulher negra a concluir a graduação na área médica, ela também foi a pioneira em se tratando de pessoas negras do gênero feminino lecionando Medicina. Suas aulas aconteciam na Faculdade de Medicina da Bahia.
A especialista em doenças infecciosas Celina Turchi liderou a pesquisa que descobriu a relação entre o vírus da zika e a microcefalia. Ela, inclusive, esteve entre os cientistas mais importantes do mundo de acordo com a revista Nature em 2016.
Formada pela Universidade Federal de Goiás, mestre em epidemiologia pela London School of Hygiene & Tropical Medicine e doutora pelo Departamento de Medicina Preventiva da Universidade de São Paulo, Celina teve apoio de pediatras, neurologistas, epidemiologistas e biólogos especialistas em reprodução.
Curtiu conhecer algumas médicas brasileiras que fizeram história? Tenho certeza de que cada médico faz história na vida das pessoas que atende e é capaz de salvar e transformar vidas.
Está a fim de ser residente no Brasil? Então, venha conhecer os nossos Extensivos, que darão todo suporte que você precisa para conseguir a tão sonhada aprovação. Teste o Extensivo Medway por 7 dias totalmente gratuitos e conheça todos os benefícios que vão fazer a diferença nos seus estudos!
Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina. Siga no Instagram: @jodamedway