Você sabe o que esperar da Medicina em 2023? Se você está na faculdade, na residência ou até mesmo no mercado de trabalho, precisa ficar por dentro das últimas tendências e novidades na área médica.
Afinal, manter-se atualizado é uma ótima forma de se diferenciar da concorrência. Além de descobrir novas oportunidades para sua carreira e continuar a oferecer sempre o melhor para seus pacientes.
Então, bora ao que interessa! A seguir, você descobre tudo o que vai rolar esse ano e pode se preparar melhor para o futuro.
A boa notícia é que dá para esperar muita coisa interessante da Medicina em 2023. Alguns desafios surgem pelo caminho, mas nada é motivo para desanimar, e sim para continuar a trabalhar bastante. Veja só!
Para começar, vamos falar de salários! Infelizmente, a previsão para os médicos generalistas não é muito animadora. Por causa da inflação, a tendência é que os valores caiam. O programa Mais Médicos também influencia nessa oscilação.
Portanto, vale a pena considerar ingressar em uma especialidade, se você ainda estiver prestes a se formar. De acordo com uma pesquisa recente do Research Center, ser especialista assegura uma estabilidade maior para o médico.
Apesar disso, são mais anos de estudo e um volume um pouco maior de trabalho. Nessa hora, é importante alinhar expectativas para a carreira médica para traçar o melhor caminho para seguir.
E por falar em especialidades médicas, algumas delas estarão em alta em 2023. Confira a lista e saiba o que cada uma delas tem a oferecer.
Essa é uma das especialidades mais concorridas, e esse ano não vai ser diferente. A rotina ambulatorial é bastante atrativa para o profissional, que tem horários de atendimento bem flexíveis e pode atuar em seu próprio consultório.
O médico cirurgião tem um campo de atuação bastante amplo. Pode trabalhar com cirurgia do trauma, cirurgia abdominal ou cirurgia videolaparoscópica, por exemplo. Além de trabalhar em ambulatórios, prontos-socorros, plantões e cirurgias eletivas.
A Psiquiatria é uma especialidade com alta demanda de profissionais. Em praticamente todo o país ainda há uma grande defasagem desse profissional, então continua a ser uma oportunidade interessante para quem quer desenvolver uma carreira de sucesso em 2023.
Uma área que nunca para de crescer é a Ginecologia e Obstetrícia. Essa especialidade clínico-cirúrgica permite um dia a dia bem-organizado e condições boas para atuar.
Nos últimos meses, os oftalmologistas também têm ganhado destaque no mercado de trabalho brasileiro. A demanda é alta tanto em clínicas particulares quanto em vagas para concursos públicos. Se uma dessas possibilidades é seu foco, invista!
Sim, a previsão é de que a Medicina em 2023 traga novas vagas para a graduação. O Ministério da Educação havia suspendido alguns editais públicos que autorizavam a abertura de novos cursos no país.
Entretanto, é provável que o novo governo recorra desta decisão. As expectativas são de que novas faculdades abram no interior, com o objetivo de solucionar a escassez de profissionais nessas regiões.
Contudo, é preciso ter atenção. Infelizmente, a expansão no ensino não é garantia de qualidade. Isso porque não há docentes qualificados suficientes para ministrar as aulas.
E as vagas de residência médica para os novos formandos são contadas. Inclusive, a concorrência permanece bem acirrada.
Portanto, vale muito a pena investir em cursos preparatórios, como é o caso do CRMedway. Por meio de um estudo direcionado, você entende melhor como funciona o esquema das provas de residência, se familiariza com as exigências dos exames práticos e teóricos, e consegue sair na frente dos concorrentes, que não se dedicaram de forma tão específica quanto você.
O programa Mais Médicos retorna com tudo em 2023. Seu principal objetivo é levar médicos para atuar em municípios menores e mais afastados das capitais.
Em 2013, quando o programa foi implementado, médicos de outros países foram contratados, em especial de Cuba. Em 2019, o Mais Médicos foi substituído pelo Médicos pelo Brasil, e os estrangeiros só poderiam atuar mediante validação do diploma.
Agora, conforme as informações que já saíram sobre essa nova versão do Mais Médicos, podem participar do programa:
Não há dúvidas de que a internet é uma grande aliada de qualquer profissional que queira se destacar no mercado de trabalho. Os médicos podem usá-la a seu favor ao investir nas redes sociais para conquistar mais pacientes.
Hoje, muita gente entra nessas páginas para conhecer um pouco mais sobre a reputação do médico e seu trabalho. Entender sobre a especialidade, tirar dúvidas e encontrar o contato para agendar uma consulta, de preferência online também.
Por isso, é muito importante que para 2023, você se prepare para oferecer esse tipo de experiência para seus pacientes. Desenvolva conteúdo relevante e explicativo, mostre seu rosto em vídeos e fotos e alimente sua imagem no ambiente virtual.
Vale a pena também pensar em manter um site ou um blog, para aparecer em páginas de buscas, com o Google. Quando o paciente digita seu nome, ou a sua especialidade, por exemplo, sua página fica entre os primeiros resultados encontrados pelo sistema.
Mas atenção! Não se esqueça de que é preciso seguir à risca o código de ética médica. O conteúdo disponibilizado em qualquer plataforma deve ser coerente, verdadeiro e não pode ser usado para orientar ou prescrever tratamento. A indicação é sempre agendar uma consulta para avaliação do caso, certo?
É isso aí! Agora você já sabe tudo o que vai rolar na Medicina em 2023. A partir dessas tendências e novidades, pode se preparar melhor para o futuro e se adaptar aos desafios que surgirem no mercado. Gostou do que viu por aqui? Aproveite para dar o próximo passo e começar a se preparar para encarar uma especialidade na residência médica. Conheça os Extensivos Medway e faça sua inscrição!
Maranhense, nascida em São Luís em 1991, médica desde 2016, formada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fez residência em Medicina Preventiva e Social na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisa e apreciação por Saúde Coletiva. Tem como maior objetivo ensinar a Medicina Preventiva de forma descomplicada. Siga no Instagram: @marina.ulp