Médico de plantão na eleição: como votar

Conteúdo / Residência Médica / Médico de plantão na eleição: como votar

Está quase na hora de votar! Mas para muitos médicos, rola aquela dúvida: quem faz plantão na eleição, como agir para não perder a chance de exercer um direito tão importante?

Parece meio complicado organizar tudo, porque a Medicina e o trabalho em hospitais não param nunca. Além disso, quem está encarando os primeiros plantões e ainda não precisou passar por um ano de eleições no hospital, pode ficar meio perdido.

Mas calma, que para tudo tem um jeito! A seguir, você tira suas dúvidas sobre o assunto e descobre de vez o que fazer nesse dia tão importante para o nosso país.

O médico pode votar mesmo em plantão?

Primeiro, o plantão na eleição impede o médico de votar? A resposta é não! É essencial ter em mente que o voto não é apenas um direito do cidadão, mas também obrigatório para a maior parte da população.

Ele é facultativo apenas para uma pequena parcela de pessoas, como analfabetos e adolescentes de 16 a 18 anos. Isso significa que você terá a oportunidade de votar e contribuir para o desenvolvimento político brasileiro, sem qualquer empecilho.

A mesma premissa vale para outros profissionais da área da saúde, que ajudam os hospitais a funcionar. E também demais serviços essenciais que nunca param, e que são importantes em dias tão movimentados quanto este.

Plantão na eleição: como o médico pode votar

Sendo assim, qual é a melhor solução para votar mesmo em plantão na eleição? Simples! O que normalmente acontece nos hospitais é uma escala de plantão, e a votação faz parte do cronograma.

Com isso, cada profissional terá seu horário definido para votar, sem prejudicar o andamento do trabalho e sem interferir no direito dos colegas. Vale destacar que o médico em plantão também pode solicitar um atestado a seu gestor.

Tendo esse documento em mãos, ele pode “cortar fila” para votar. Ou seja, ele não enfrenta uma espera longa, mesmo que tenha muita gente no local de votação, porque tem prioridade devido à urgência de seu trabalho.

É fundamental, no entanto, que esse documento seja devidamente assinado e redigido pelo responsável, certo? A informação de que você é um médico em plantão deve estar clara e ser incontestável.

Em caso de dúvidas, você pode procurar a orientação do departamento jurídico do hospital. Assim, será possível verificar se todas as informações estão presentes no atestado e realizar alguma correção pertinente para que você não tenha problemas ao chegar no ponto de votação.

Pronto! Agora você sabe como votar mesmo em plantão na eleição

Viu só como é simples? Mesmo se você estiver de plantão na eleição, você poderá exercer seu direito e votar. Verifique com antecedência o planejamento para escalas do hospital em que trabalha, para se preparar e não perder a hora. Quem sabe você não consegue até mesmo ajustar um horário que seja de sua preferência?

E aí, curtiu tirar suas dúvidas sobre esse assunto? Se sim, saiba que a gente pode te ajudar com muitas outras informações É só se cadastrar em nossa newsletter para receber várias novidades diretamente em seu e-mail!

JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina. Siga no Instagram: @jodamedway