A pandemia do novo Coronaírus, declarada em março de 2020, pegou o mundo inteiro de surpresa. Na Medway, o que sabíamos era que o desafio a ser enfrentado pelas equipes de saúde seria como nenhum outro. Por isso, decidimos criar uma campanha de capacitação para profissionais sobre a COVID-19. No entanto, nossos objetivos foram superados pelos resultados alcançados. O que era uma ação de capacitação se tornou algo muito maior — inclusive, com a doação de um valor capaz de adquirir mais de 20 mil máscaras. Diante de uma movimentação tão intensa, viemos prestar contas sobre tudo o que aconteceu e como pretendemos seguir. Venha conhecer tudo sobre a ação da Medway contra a COVID-19!
Se você não ficou por dentro do que fizemos, vamos recapitular como foi aqui. Com a rápida expansão da COVID-19, fizemos uma ação específica de abril a maio. Nossa ideia foi criar um curso para capacitar todos os médios da linha de frente no combate à doença. Afinal, estamos diante de um quadro novo, sobre o qual ainda conhecemos pouco e aprendemos conforme tratamos. Sentimos que, mais do que nunca, os profissionais precisariam de um apoio especializado e focado na prática. Com o máximo de preparo, criamos a capacitação em uma semana e que, inicialmente, seria gratuito. Porém, percebemos que muitos recursos já estavam em falta ou logo se esgotariam em diversas instituições. Por causa da nossa história com o Hospital das Clínicas da USP, decidimos reverter a campanha para a arrecadação de valores para a doação. Então, ficou definido assim: para ter acesso ao curso, o comprador deveria fazer uma doação de R$ 10, R$ 25 ou R$ 50, de acordo com o que pudesse ou desejasse.
Com a ideia formatada, precisávamos tornar conhecida a nossa ação contra a COVID-19. Afinal, quanto mais gente ficasse por dentro, mais alcance teria os conhecimentos que apresentamos. Além disso, maior seria o volume de doações — e essa era a intenção. Ativamos a campanha com uma ação turbinada de divulgação. Envolvemos toda a nossa rede de contato de médicos e influenciadores para divulgá-la e maximizar a adesão. Também adotamos ferramentas de automação e caprichamos no marketing digital. Diante da necessidade de isolamento social, reforçamos o compromisso em usar a educação a distância como uma ferramenta potencializadora. Nossos outros cursos presenciais tiveram a dinâmica alterada e, no caso da ação contra a COVID-19, a internet foi a nossa única plataforma de ensino. No final, foram 2160 vendas de curso. Com o valor arrecadado, decidimos expandir o número de instituições que seriam beneficiadas.
A doação não foi o único fator de motivação para que pudéssemos conseguir mais alunos interessados. A iniciativa foi tão bem-recebida e sucedida que o índice de satisfação alcançou a marca de 78,3, em 100 possíveis. Isso indica que quem fez o curso reconheceu a qualidade e ficou satisfeito com a entrega, em termos práticos e de capacitação. Trata-se de um resultado essencial para demonstrar que fomos efetivos em preparar muitos profissionais que passaram a lidar, diretamente, com a COVID-19. O resultado ainda serve para mostrar que nosso comprometimento com a qualidade não ficou na promessa e realmente foi útil para desenvolver novos conhecimentos.
Para fortalecer a nossa cultura de transparência, queremos apresentar todos os valores relacionados à ação contra a COVID-19. Com as 2160 vendas de curso, conseguimos arrecadar R$ 43.790,00 em receita bruta. Na prática, a doação média foi de R$ 20,27. Ao total, quatro instituições foram beneficiadas. Veja quais foram os valores destinados a cada uma:
Você pode acessar todos os recibos das instituições acima, aqui no nosso relatório completo. Também foi nossa decisão doar o valor total arrecadado, em sua forma bruta. Não descontamos os impostos e nem a taxa de adquirência. O objetivo foi repassar, integralmente, os valores que os compradores desejaram doar e, assim, auxiliar as instituições a combater a doença. Como dissemos, o valor foi suficiente para adquirir mais de 20 mil máscaras. Principalmente em um cenário de apagão de diversos suprimentos, as compras de insumos ajudarão os profissionais a ajudarem os doentes de maneira segura e dentro das normas de saúde.
Até que possamos desenvolver uma cura ou vacina segura para a COVID-19, todo o sistema de saúde precisará lidar com a doença. Também não tem como sabermos se o quadro central da maior emergência sanitária do último século permanecerá ativo. Foi por isso que decidimos deixar o curso disponível de modo indefinido, em vez de limitá-lo ao período da ação. A partir de agora, ele se torna um módulo do PSMedway, o nosso curso de medicina de emergência. Como consequência, esperamos ajudar na formação de cada vez mais profissionais capacitados para essa situação. Também conseguimos, praticamente, dobrar a quantidade de oportunidades para os cursos que oferecemos. Isso não tem nada a ver com a prestação de contas para a doação, mas demonstra a efetividade de ações e abre novos caminhos para que possamos atuar de forma que fosse especialmente completa na educação e qualificação do mercado. Além de tudo, agora conhecemos melhor nossas oportunidades, por meio da qualificação dos contatos. Isso nos permite definir em quais pontos devemos trabalhar e como poderemos entregar um valor ainda maior e qualidade em relação à capacitação. A ação da Medway contra a COVID-19 durou 2 meses e foi um sucesso absoluto. O desempenho positivo culminou na doação de mais de R$ 43 mil reais para 4 instituições atuantes no combate à doença. Além disso, capacitamos 2160 profissionais da área de saúde, que, agora, estão mais preparados para enfrentarem os quadros de seus pacientes. Para lidar com segurança frente a essa e outras emergências durante o seu plantão, assista à nossa Semana da Emergência. São 3 aulas online e 100% gratuitas para que você não vacile no seu plantão.
Médico pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Fellow em Cirurgia da Coluna pelo IAMSPE e residência em Ortopedia e Traumatologia pela SCMRP.