A revista Newsweek divulgou, em outubro de 2021, uma lista atualizada com os melhores hospitais do mundo por especialidade. E sim: temos hospitais de São Paulo nesse ranking! Isso mostra que nosso país desenvolve Medicina de qualidade e está em constante evolução. O ranking conta com dez especialidades: Cardiologia, Cirurgia Cardíaca, Endocrinologia, Gastroenterologia, Neurologia, Neurocirurgia, Oncologia, Ortopedia, Pediatria e Pneumologia.
Para coletar os dados, a agência Statista desenvolveu uma pesquisa em que participantes convidados (entre médicos e gestores, todos especialistas) classificaram os hospitais e especialidades de acordo com suas experiências.
Antes disso, sabemos que você está aqui porque está pensando na sua preparação para as provas de residência médica, então tenho uma sugestão:
Estou falando do Extensivo Medway, nosso curso que conta com mais de 2.950 questões autorais e 15 simulados ao longo do ano! Quer fazer parte da mesma preparação dos mais de 40% dos aprovados na USP-SP, Unifesp, Unicamp, USP-RP e Iamspe em 2023? Clique AQUI para conhecer mais!
E temos novidades para 2024: você pode adquirir o novo Extensivo São Paulo Presencial, que terá o bônus de uma aula presencial toda semana! Agora você tem diversas opções diferentes para se preparar para as provas de residência médica. Venha entender melhor AQUI!
Ainda não acabamos! Você vai poder ter acesso ao teste gratuito de 7 dias desse curso para descobrir! E de quebra poderá conhecer, na prática, os recursos como MedBrain, videoaulas completas e mais de 50 mil questões comentadas e simulados originais que fizeram parte da preparação de muitos candidatos aprovados. Tá esperando o que? Clique AQUI para começar agora!
Então, vamos lá! Para saber mais sobre os hospitais de São Paulo, do Brasil e do mundo que se destacam nessa lista, continue a leitura!
Mas quais são as instituições brasileiras que estão entre os melhores hospitais do mundo? Vale ressaltar que, embora a classificação da lista se refira aos serviços de determinadas especialidades e não ao serviço como um todo, isso não quer dizer que falte qualidade em outras áreas. Aqui estão elas!
Antes de continuarmos, tenho uma dica para você que quer ser R1 em alguma das principais instituições de SP em 2025: faça o teste do Intensivo R1 por 7 dias totalmente gratuitos e venha para a era do ultradirecionamento!
Conte com aulas direto ao ponto e ultradirecionadas para a instituição desejada, tecnologia de estudo personalizado pela nossa inteligência artificial, o MedBrain, um banco com mais de 70 mil questões comentadas por professores especialistas e simulados originais com gabarito inteligente!
Quer ser R1 em 2025? Clique aqui e comece já sua jornada ultradirecionada rumo à aprovação!
O InCor faz parte do Hospital das Clínicas e do campo de ensino e pesquisa da Faculdade de Medicina da USP. É especializado em cardiologia, pneumologia e cirurgias cardíaca e torácica, em atividade desde a década de 1970.
O Albert Einstein tem 60 anos de existência e está localizado em São Paulo. É referência em tratamentos com tecnologia de ponta e atendimento humanizado. Para completar, apoia atividades de ensino e pesquisa.
O Dante Pazzanese iniciou seu trabalho em 1958, em São Paulo. Presta serviços ambulatoriais, de emergência e internação voltada para a área cardiovascular. É reconhecido por suas pesquisas e investigações nessa área, o que inclui o desenvolvimento de novas tecnologias, equipamentos, procedimentos e medicamentos.
Com três unidades em bairros de São Paulo, o Sírio Libanês expandiu suas atividades também para Brasília. Atende, por ano, mais de 120 pacientes na rede privada, mas também apresenta projetos de apoio voltados para o Sistema Único de Saúde (SUS).
O Hcor nasceu em 1976 e, desde a década de 1980, já conta com um centro de diagnóstico de alto padrão em São Paulo. O hospital é totalmente equipado para realização de exames de diversas especialidades e níveis de complexidade.
A BP mantém 3 unidades de atendimento em São Paulo, construídas ao longo de seus 160 anos de existência. Ele conta com mais de mil leitos, sete mil colaboradores e três mil médicos, que atendem quase 2 milhões de pacientes por ano.
O Oswaldo Cruz está localizado na área nobre de São Paulo, perto da Avenida Paulista. Sua estrutura tem 350 leitos de internação e UTI, 22 salas cirúrgicas e 96 mil metros quadrados de área construída. É referência em atendimento assistencial.
O AC Camargo Cancer Center iniciou sua trajetória de combate ao câncer em 1953. Em 2019, o trabalho se tornou tão grandioso que foi preciso desenvolver um projeto de expansão de três novos prédios. Hoje conta com várias unidades em todos os pontos de São Paulo e o foco total do hospital é em pesquisa e tratamento oncológico.
A Unifesp é referência em educação em saúde no país, assim como seu Hospital de Ensino. Atende a mais de 200 mil pacientes em internações, cirurgias eletivas, pronto-socorro e pronto-atendimento.
O Hospital e Maternidade Sepaco é pioneiro no controle de infecção hospitalar. Localizado na Vila Mariana, em São Paulo, foi inaugurado em 1979 e hoje tem uma estrutura exemplar, com centro de oncologia próprio, área de hemodinâmica, ressonância magnética e outras de alto grau de complexidade.
Desde 1944 em atividade, o Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo é vinculado à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a USP. Tem mais de 60 laboratórios de investigação médica, e é considerado como um dos maiores complexos hospitalares da América Latina.
O CAISM da Santa Casa de SP pertence ao Governo do Estado de São Paulo. É responsável pelo atendimento de crianças, adolescentes, adultos e idosos, em especial com problemas psiquiátricos. Conta com ambulatório, unidade de internação e pronto-socorro.
Localizado na Zona Oeste de São Paulo, esse é um dos maiores hospitais de tratamento de câncer da América Latina. São mais de 25 mil consultas realizadas por mês, além de exames, sessões de radioterapia e quimioterapia, entre outros tratamentos.
O Hospital de Clínicas da Unicamp tem reconhecimento internacional em diversas especialidades médicas. É referência nos programas de residência médica e conta com centros cirúrgicos, UTIs, ambulatórios, laboratórios e mais de 400 leitos.
O Hospital Pró-Cardíaco está localizado no Rio de Janeiro e é referência em Medicina de alta complexidade. Fundado em 1959, é um hospital pioneiro no transplante de coração artificial.
Também no Rio de Janeiro, esse hospital iniciou suas atividades em 2000. Se tornou referência não apenas pela competência técnica, mas pelos investimentos frequentes em tecnologia, estrutura e tratamentos de última geração.
Localizado em Juiz de Fora, Minas Gerais, o Hospital Monte Sinai atende pelo menos 150 outros municípios do estado. Conta com conceito máximo em estrutura física e é pioneiro na área de diagnóstico e procedimentos médico-hospitalares.
O HCL está em Londrina, Paraná. Atende a população desde 1965 e inicialmente era voltado apenas para a prevenção de tumor de colo de útero feminino. Porém teve uma rápida expansão e em 1968 passou a cuidar de todas as outras doenças oncológicas.
Mais uma instituição no Rio de Janeiro, o Jamil Haddad é vinculado ao Ministério da Saúde do Brasil. Presta atendimento em Traumatologia e Ortopedia desde 1973, e conta com 15 centros de serviço.
Na capital do Paraná, Curitiba, o Hospital Infantil Pequeno Príncipe se destaca. Há mais de 100 anos de atividades, esse é o maior hospital pediátrico do Brasil, com tratamentos e diagnósticos modernos e ágeis.
Agora, você descobre um pouco mais sobre a colocação das instituições do estado entre as melhores do mundo, de acordo com as especialidades da pesquisa. Lembrando que, ao todo, são 250 hospitais para cardiologia e oncologia, 150 hospitais para cirurgia cardíaca e pediatria, e 125 hospitais para as demais especialidades.
E quais são as 5 instituições mais recorrentes nessa lista? Veja, a seguir, os melhores hospitais do mundo que apareceram mais vezes no ranking da Newsweek.
O americano Mayo Clinic Rochester aparece em todas, mas lidera quatro especialidades: Gastroenterologia, Endocrinologia, Neurologia e Pneumologia. Localizado em Minnesota, tem sede em dois outros estados e é especialista em serviços e pesquisas médico-hospitalares.
Sim, temos um brasileiro nesse top 5! Embora não em posição de liderança, o Albert Einstein está presente em 9 entre as 10 especialidades estudadas. Uma conquista e tanto, não é mesmo?
Localizado em Boston, o Massachusetts General Hospital aparece em todas as especialidades da pesquisa. Na maioria delas, entre os 15 primeiros lugares. É um dos maiores hospitais do mundo em termos de serviços e atendimento.
O Cleveland Clinic é um centro médico acadêmico que tem sua sede em Cleveland, Ohio, nos Estados Unidos, mas que possui centros de atendimento em outros estados americanos com unidades próprias que fazem parte da lista, como é o caso da Flórida.
Esse hospital está localizado em Nova York. É um dos maiores e mais antigos hospitais de ensino e treinamento dos Estados Unidos. Na lista, ele também é citado em todas as especialidades, mas é referência também em outras que não foram estudadas pela pesquisa.
E então, gostou de ficar por dentro do ranking de melhores hospitais do mundo? Pode dizer: dá muito orgulho ver o Brasil no meio de tantas instituições grandes, não é verdade?Quer acompanhar mais novidades como essa? Siga a gente no Facebook e no Instagram e continue de olho no que há de melhor no mundo da Medicina!
Ah, e se você quer turbinar os seus estudos para a prova da residência, fique sabendo que o nosso Extensivo São Paulo disponibiliza 7 dias de teste grátis. Isso mesmo: você poderá aproveitar todos os benefícios do extensivo por 7 dias de forma totalmente gratuita! Não vai perder essa chance, em? Inscreva-se!
Até a próxima!
Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração. Siga no Instagram: @alexandre.remor