Fala, pessoal! Hoje quem fala com vocês é o Mica, Micael Hamra, formado em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).Mica é um dos fundadores da Medway. E é ele que vai tirar suas dúvidas sobre o estudo por questões.
Leia nosso conteúdo e prepare-se melhor para as provas de residência médica!
O estudo por questões realmente é eficaz? A resposta é sim: o estudo por questões é eficaz, mas depende de escolher as questões certas. Enfim, é necessário estudar da forma certa.
Em geral, estudar fazendo questões ajuda a fixar e a memorizar o conteúdo. O estudante ainda se familiariza com o modelo das provas, conhece os principais temas que caem e a forma como os temas são tratados. Consequentemente, o estudante evita surpresas desagradáveis na data do exame.
A princípio, não é necessário fazer uma quantidade de exercícios muito grande por dia nem se preocupar em abarcar todo o conteúdo de uma vez só. Vamos apresentar algumas dicas para fazer um eficiente estudo por questões:
Identifique as principais áreas de conhecimento que são abordadas na residência médica e determine quais são as disciplinas e tópicos prioritários para o seu estudo.
O ideal é selecionar questões feitas por especialistas, profissionais que conhecem as principais bancas e priorizam as instituições de maior importância.
Existem alguns modelos característicos de determinadas instituições. Por exemplo, o modelo “raciocínio clínico” é usado pela USP; já o modelo “direto ao ponto” é utilizado pelo SUS-SP; a UFRGS trabalha o modelo “com especificidades”.
Identifique os assuntos que mais caem nas provas de RM, dedicando mais atenção a eles. É um filtro que ajuda a priorizar o melhor conteúdo. Confira algumas estratégias nesse sentido:
Inicie seu estudo por questões com aquelas consideradas mais básicas e fundamentais para a sua área de residência médica. Isso ajudará a construir uma base sólida de conhecimento e compreensão.
Reserve um tempo para resolver questões regularmente, seja diariamente ou algumas vezes por semana. Isso ajudará a reforçar o conhecimento adquirido e identificar áreas em que você ainda precisa melhorar.
Ao adotar o estudo por questões, você poderá fazer uma autoavaliação e identificar aquelas em que tem mais dificuldades.
Nas questões mais complicadas, o ideal é você voltar ao assunto e estudar novamente. Dessa forma, é possível ganhar tempo. Você vai rever somente os temas em que realmente sente dificuldades, evitando revisar conteúdo sobre o qual já tem significativo domínio.
Defina um cronograma de estudo que inclua sessões regulares de resolução de questões. Reserve um tempo dedicado exclusivamente para essa atividade e estabeleça metas realistas de quantas questões você pretende resolver por dia ou por semana.
O cronograma é um aliado para otimizar o tempo, aproveitando-o de forma estratégica. Ele também ajuda a organizar sua rotina de estudos.
Enquanto estiver resolvendo as questões, faça anotações sobre os conceitos-chave, as estratégias de solução e os erros cometidos. Essas anotações servirão como um registro útil para revisões futuras.
Utilize as questões como base para criar resumos e mapas mentais dos principais conceitos e temas abordados. Essas representações visuais ajudarão a consolidar o conhecimento e facilitarão uma possível revisão futuramente.
Um diferencial no estudo por questões é aproveitar as questões comentadas. Essas questões fornecem as informações necessárias sobre o assunto explorado.
É uma forma de acessar o conteúdo de forma resumida e objetiva, esclarecendo o motivo pelo qual determinada resposta é a correta e porque as demais são incorretas.
Em vez de ler o conteúdo para fazer as questões, você pode resolver algumas questões antes da leitura (considerando que você já teve acesso a esse conteúdo, é claro).
Essa inversão não tem como objetivo gabaritar todas as questões, mas saber o que é cobrado e de que forma essa cobrança é realizada.
Quando o tempo é curto, o estudo por questões é uma solução para revisar diferentes assuntos de forma objetiva e prática.
Essa atitude ajudará a identificar os pontos em que você tem mais dificuldades. Assim, você vai direto ao ponto, relendo apenas o conteúdo complicado, difícil de entender.
Junte-se a grupos de estudo com outros estudantes ou profissionais da área. Discutir as questões em grupo pode ajudar a fortalecer a compreensão e promover a troca de conhecimentos.
Por isso, uma boa dica é participar de intensivos e extensivos presenciais, onde você terá todo o suporte de profissionais capacitados e, ao mesmo tempo, poderá compartilhar dúvidas e soluções com outros estudantes.
Periodicamente, faça avaliações para verificar seu progresso e identificar áreas que precisam de mais atenção. Utilize simulados ou provas anteriores para simular o ambiente real de exame da residência médica.
À medida que conseguir acertar questões que anteriormente você errava, isso será um indicador de que seu plano de estudos está dando certo e você está evoluindo.
As questões antigas ajudam o estudante, mas você não pode se limitar a elas. Procure por livros, aplicativos ou plataformas online que ofereçam questões específicas para residência médica.
Certifique-se de escolher uma fonte que seja atualizada e tenha um bom histórico de avaliações positivas. Diversificando as questões, mesmo que sejam de uma única instituição, você não ficará “acomodado” em uma amostra única de questões.
Combine as provas mais antigas com aquelas mais recentes para obter um cenário mais confiável sobre as potenciais questões que cairão nas provas.
O tempo necessário para corrigir uma prova antiga após fazê-la pode variar dependendo de vários fatores, como o número de questões na prova, a complexidade das questões e a sua disponibilidade de tempo.
No entanto, é recomendável corrigir a prova o mais rápido possível, idealmente dentro de alguns dias, para que você possa revisar e aprender com os erros enquanto ainda está fresco em sua mente. Isso permitirá que você identifique pontos fracos e foque seus esforços de estudo em tópicos nos quais você teve um desempenho inferior.
Além disso, ao corrigir a prova rapidamente, você poderá aproveitar o momento para esclarecer qualquer dúvida ou confusão que surja durante o processo de correção.
Nascido em 1991, médico desde 2015, formado pela Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA) e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) finalizada em 2018. "Nunca quis seguir o fluxo. Sempre acreditei que existe uma fórmula do sucesso para cada um de nós. Se puder conquistar sua mente, poderá conquistar o mundo." Siga no Instagram: @mica.medway