Sim, a gente sabe que pode ser difícil se concentrar na residência médica com tantas distrações. As notificações e as redes sociais não param, e qualquer pausa pode se tornar um motivo para procrastinar. Sem dizer a pressão ao pensar nas provas e na concorrência. Mas acredite, é possível driblar isso tudo com a técnica Mindfulness.
Também chamada de “atenção plena”, essa prática contribui para reforçar seu aprendizado e ainda ajuda nos cuidados com a saúde mental. No começo, pode ser um pouco difícil colocá-la em prática, mas é só pegar o jeito para começar a ver os resultados na preparação para a residência.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura para descobrir tudo sobre Mindfulness e entender mais profundamente os impactos em seu desempenho.
Mindfulness nada mais é do que uma meditação utilizada para treinar sua atenção e concentração mental. Seu principal objetivo é encontrar um estado pleno de calma, guiado por emoções positivas, e ter total foco naquele momento.
Em geral, você direciona toda a sua consciência para sua respiração, emoções e sensações, e deixa seu corpo experimentar essa consciência total. Ao desenvolver essa atenção, a resposta do corpo é um relaxamento que afasta o estresse e regula a frequência cardíaca e respiratória.
Além disso, é possível perceber também a tensão muscular indo embora e a regulação da pressão arterial. Ou seja, é uma forma de acalmar os ânimos quando a ansiedade bate, mas também de retomar o foco para os estudos diante de alguma distração, sem deixar de fazer bem para o corpo e a mente.
Na hora de estudar para a residência médica, sente-se em um ambiente calmo e organizado. Primeiro, tome consciência de tudo o que está ao seu redor: objetos, materiais, móveis. Respire, enquanto se concentra em inspirar e expirar.
Toda a sua atenção deve estar nesse movimento. Tente sentir seus pulmões se expandindo e relaxando e como você se sente a respeito disso.
Quando se sentir preparado para estudar, coloque um cronômetro de 20 ou 25 minutos. Se você se distrair dos estudos nesse tempo, refaça o processo de respiração e depois volte para os estudos.
É normal se distrair e quase impossível evitar essa ação por completo. No entanto, na medida em que você se adapta ao Mindfulness, a tendência é que os momentos de distração aconteçam com menos frequência.
Com isso, os estudos para a residência rendem mais. E você consegue, enfim, cumprir seu cronograma e se concentrar nos assuntos que são prioridade na preparação.
A gente sabe que a faculdade de Medicina não é fácil. A reta final, em especial, é bem pesada, principalmente se somada ao preparatório para a residência médica.
Por isso, o Mindfulness pode entrar em ação para garantir uma série de benefícios para os estudantes. Veja só!
A prática do Mindfulness ajuda a reduzir as chances de ansiedade, depressão e outras doenças psicológicas que acometem os estudantes. Na Medicina, com uma sobrecarga grande de responsabilidades, é essencial cuidar da mente para conseguir não apenas estudar, mas também cuidar dos pacientes com qualidade.
Há muito conteúdo para fixar na Medicina. São milhares de informações sobre patologias, medicamentos, sintomas e assim por diante, e em uma especialidade, o ideal é dominar o assunto ao máximo. Com a atenção plena, é possível ter uma melhor fixação do conteúdo e registrar as informações no cérebro mais rapidamente.
A rotina dos médicos e estudantes de Medicina é bastante agitada. E para conseguir trabalhar e estudar, somente uma boa noite de sono pode ajudar. Aplicar a técnica antes de dormir para se concentrar em sua necessidade de descanso e realmente repousar pelo tempo ideal é uma ótima estratégia.
Ainda é possível dizer que o Mindfulness permite ampliar o autoconhecimento, para que você entenda quais são suas qualidades e pontos fortes, e o que precisa melhorar. Assim, a tomada de decisões a respeito de sua vida se torna mais objetiva, assim como as decisões acerca de casos e pacientes.
Não há segredo para conciliar essa técnica com o seu preparatório para a residência médica. Você pode aplicá-la antes dos estudos que realiza em casa, por conta própria.
Ou então, antes de assistir a uma vídeo aula ou iniciar uma aula no cursinho. Vale a pena também voltar sua atenção plena para quando você estiver treinando para a prova prática, que exige tomadas de decisões inteligentes e respostas rápidas.
Sempre que tirar um intervalo nos estudos, seja para comer um lanche ou simplesmente ir ao banheiro ou tomar uma água, volte e repita o processo de respiração. Mesmo que você sinta que é capaz de voltar aos estudos sem muito esforço, é bom garantir o foco, inclusive em seus objetivos de passar na prova e conquistar sua vaga.
Afinal, o cansaço bate e tem hora que dá mesmo vontade de desistir. Está tudo bem respeitar seus limites diários de estudo, mas tente sempre cumprir as metas para não se sobrecarregar mais tarde.
E, é claro, se concentrar por meio dessa meditação no próprio dia do exame pode ser de grande ajuda para fazer tudo dentro do horário estipulado e conseguir revisitar o conteúdo fixado em sua mente. O importante é sempre recorrer a essa prática quando sentir que precisa para manter a calma e o foco e potencializar seus resultados.
E então, gostou de aprender mais sobre a técnica Mindfulness? Agora que você conhece todas as suas vantagens e como é o processo para aplicá-la nos estudos para a residência médica, pode começar a colocar o conceito em prática e otimizar seu desempenho.
Se quiser mais dicas como essa na jornada em busca da aprovação, conte conosco! Siga a Medway no Facebook, no Instagram e no YouTube e acompanhe nossas últimas atualizações sobre o assunto.
Fluminense, Nascido na cidade de Niterói-RJ em 1993. Formado também em Niterói na UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) com término em 2018. Posteriormente, realizei residência em Clínica Médica na USP-RP com conclusão em 2021. Existem 2 frases relacionadas a parte educacional: 1) Sem o esforço da busca é impossível a alegria do encontro; 2) Quem não sabe o que procura não encontra o que vê."