O Ministério da Saúde ampliou a vacinação contra o HPV para o público que faz uso da profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV, com idades entre 15 e 45 anos.
De acordo com a nota técnica, publicada na última quarta-feira (3), esse público deve receber a vacina quadrivalente (HPV4) que protege contra os tipos 6, 11, 18 e 18 do vírus. O esquema indicado é de três doses, com intervalo de 2 meses após a primeira dose, e quatro meses após a segunda.
O papilomavírus humano (HPV) é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) associada a verrugas nos órgão genitais e ao desenvolvimento de câncer de colo do útero, vulva, anus, pênis e orofaringe. Além de ser transmitido sexualmente, o vírus também pode ser passado por contato direto com a pele ou mucosa infectada.
Uma forma de prevenção contra o HPV é a vacinação. O SUS disponibiliza o imunizante quadrivalente (HPV4) que protege contra as principais complicações da doença.
Até o momento, o público-alvo para a vacinação incluía:
A profilaxia pré-exposição (PrEP) é uma das formas de prevenir a infecção pelo HIV, caso ocorra a exposição ao vírus. Ela é indicada para pessoas a partir dos 15 anos, sexualmente ativas e que apresentam risco aumentado para infecção por HIV.
A nova medida da vacinação foi implementada pois os usuários da PrEP apresentam maior risco de aquisição pelo HPV. Assim, com essa mudança, será possível contribuir ainda mais para a prevenção e tratamento das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e cânceres causados pela doença.
Já estava sabendo dessa mudança? Não deixe de acompanhar mais informações no nosso blog. Por aqui, publicamos as principais notícias sobre a área médica, além das atualizações sobre as provas de residência médica!
Professor da Medway. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com Residência em Clínica Médica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Siga no Instagram: @djondamedway